Polinésia

Sexta Sub: Parte 6 – snorkel em Nukuatea, Wallis & Futuna

Um dos dias mais incríveis e relax da minha vida. Foi assim que rankeei minha experiência de snorkel em Nukuatea, em Wallis & Futuna, no último dia do ano de 2011. A ilhota ou motu, que fica ao sul da ilha de Wallis, foi o nosso destino do dia para piquenique. Era sábado e uma “viagem” […]

As Igrejas da Ilha de Wallis

Talvez uma das características mais inesperadas que percebemos ao visitar da ilha de Wallis no sul do Pacífico foi a quantidade enorme de igrejas. E, mais relevante ainda, sua bizarra arquitetura. Já sabíamos que Wallis e Futuna era fervorosamente católico, das ilhas mais religiosas do Pacífico. Mas confesso que não esperava ver tantas igrejas suntuosas […]

Na curiosa Wallis & Futuna – parte 4: observações finais de uma Malla

Nossa visita a Wallis Island foi em 2011. Desde então, tenho acompanhado a página do jornal deles no facebook e me interessado quando uma notícia sobre o país aparece nos jornais. O que é raro, entenda-se. E quando enfim uma notícia aparece, não são das mais animadoras… Mas, para além disso, quero também deixar aqui no […]

Sexta Sub: Parte 3 – O mergulho em Wallis & Futuna

Nestes dias que meu blog está ~wallisiano, não é nenhuma surpresa que decidi trazer pra Sexta Sub como é a experiência do mergulho em Wallis e Futuna, né? Então vamos lá. Como disse no post anterior, só há uma operadora de mergulho em Wallis, a Évasion Bleue. Esta operadora funciona numa casa tradicional wallisiana na […]

Na curiosa Wallis & Futuna – parte 2: atrações

A vida cotidiana em Mata Utu, na capital de Wallis & Futuna é bastante peculiar. Talvez por termos visitado o país na semana entre Natal e Ano Novo – quando normalmente o comércio fica mais devagar – o comércio e repartições abriram por poucas horas. Por isso também, a pausa de almoço era sagrada. Muitos […]

Na curiosa Wallis & Futuna – parte 1: chegada e informações gerais

No Natal de 2011, André e eu fizemos uma viagem de uma semana para a ilha de Wallis, no país chamado Wallis & Futuna. Mexendo nos meus arquivos antigos no computador por estes dias, reencontrei um artigo enorme sobre esta viagem. Nenhum veículo de comunicação nacional teve interesse em publicar estas informações. Afinal, who cares about Wallis […]

Sexta Sub: os lobos marinhos de Kaikoura depois do terremoto

Estou para comentar sobre os lobos marinhos de Kaikoura, na Nova Zelândia, já há algum tempo. Mas só nesta semana finalmente sentei para escrevê-lo aqui. Em novembro do ano passado, Kaikoura, uma das minhas cidadezinhas pequenas favoritas no mundo foi destruída por um terremoto de 7.8 na escala Richter, um dos mais devastadores e complexos […]

Hōkūle’a de volta ao lar

17 de junho de 2017. Um dia histórico para a cultura havaiana. Neste dia, a tradicionalíssima canoa Hōkūle’a atracou de volta à marina em Honolulu, vinda de uma expedição de 3 anos navegando ao redor do mundo sem o auxílio de instrumentos, apenas lendo as estrelas, o mar e os pássaros. Parando em 23 países pr […]

Dia do Lei

Primeiro de maio nos EUA é May Day – nosso dia do trabalho. E no Havaí, a sonoridade do May Day logo o transformou em… Lei Day, ou seja o Dia Do Lei. O que é o lei? Leis são os colares de flores tipicamente havaianos, com os quais as pessoas celebram tudo nas ilhas. Quando […]

Nova Zelândia em 12 dias – Parte 4: Hobbiton, Auckland e Poor Knights

Última atualização do roteiro pela Ilha Norte “Nova Zelândia em 12 dias – Hobbiton, Auckland e Poor Knights”: 08/dezembro/2019 Roteiro Nova Zelândia em 12 dias – Dia 10 Era de manhã cedo quando nos encaminhamos para a vila maori de Whakarewarewa, ao lado do nosso hotel. Era a vila que avistávamos da janela. Visita à […]

Nova Zelândia em 12 dias – Parte 2: das Geleiras até Kaikoura

Última atualização do roteiro “Nova Zelândia em 12 dias – Das geleiras até Kaikoura”: 08/dezembro/2019 Roteiro Nova Zelândia em 12 dias – Dia 4 André e eu madrugamos para fotografar o nascer do sol, com a vista lindíssima do lago de Wanaka. Além dos inúmeros patos selvagens que ficam pelo lago, incluindo o pato-mergulhador (Aythya […]

In’gill, yeah!

Invercargill. Quando montamos nosso roteiro ano passado para a ilha sul da Nova Zelândia, esta cidade foi incluída como uma serendipidade. Porque, afinal, estava a meio caminho de carro entre os fiordes da ilha sul e a baía de Curio, no extremo sul da ilha sul. Era o sul do sul, como eu ficava repetindo […]

Hokulea – O mundo em uma canoa havaiana

Hoje é o Dia Mundial dos Oceanos, e como já é de praxe, gostaria de deixar aqui algumas reflexões pessoais sobre os problemas que os mares do planeta vêm enfrentando. Tanto o tema da ONU (“Oceanos & Pessoas”) quanto da World Ocean Network ( “Juntos nós temos o poder para proteger o oceano”) incitam as pessoas […]

Sexta Sub: peixe maori

Estamos de saída hoje para uma semana de descanso viajante. O que significa principalmente olhar para paisagens nunca dantes avistadas. Vamos visitar amigos na ilha maori down under mais cheia de aventuras do planeta. Já estive na ilha norte em 2004. Mas dessa vez o foco da viagem é a ilha sul. Estamos animados também para ver as paisagens maravilhosas […]

Roteiro Por Tutuila

Além do recife de coral que mostrei ontem na Sexta Sub, viajar para Samoa Americana também foi uma experiência bacana e curiosa de acordo com André, que visitou o país em novembro passado a trabalho. Deixo aqui uma singela dica de pequeno roteiro por Tutuila sugerido por ele, afinal. Viagem no tempo A curiosidade mais interessante […]

Sexta Sub: coral de Samoa

Em novembro passado, André esteve em Pago Pago, capital da Samoa Americana. (Aliás, fala-se PaNgo PaNgo.). Mais expecificamente, na ilha de Tutuila. Tirou algumas fotos da ilha – e se encantou por esse recife de coral à beira da estrada (!!!) na baía de Fagaalu. Diz que não é inegavelmente de cair o queixo? Tudo de […]

Bula, 2012!*

Bula, 2012! Estou de volta. Em casa, após uma viagem que foi uma verdadeira jornada, por três países ilhéus do sul do Pacífico. Muitos momentos, experiências, aventuras, sorrisos. Férias no sul do Pacífico Começamos em Fiji, onde fiz o melhor mergulho com tubarões EVER. De lá, fomos visitar nossa amiga Silvia na Nova Caledônia. E […]