Nesta semana, comentei aqui no blog sobre a foca-monge havaiana Rocky, que decidiu ter sua cria em plena Waikiki, sem dar a mínima bola pros turistas de plantão ali.

Embora a mais famosa, esta felizmente não é a única foca-monge do Havaí.

Foca-monge de Niihau

Apresento pra vocês na Sexta Sub uma outra foca-monge havaiana (Neomonachus schauinslandi) que é das minhas prediletas entre as que já vi, e que faz sucesso na ilha de Niihau, perto do Kauai. Niihau é bem menos visitada que todas as demais ilhas havaianas – na realidade, a gente não pode atracar lá porque a ilha é particular e só se permitem passeios por sua costa.

Entretanto, no passeio de barco que existe para visitar Niihau, a gente faz snorkel ou mergulho em Lehua, uma ilhota próxima de Niihau que tem um paredão subaquático dos mais fenomenais do Havaí. A visibilidade na água é mais que sensacional, de muitas dezenas de metros. Várias focas costumam fazer de Lehua sua base, como a da foto acima.

Quando fomos a Lehua, esta foca ficou o tempo todo por perto enquanto snorkelávamos. Não  de forma ameaçadora, pelo contrário; parecia um misto de curiosa e na dela. Enfim, foi a primeira vez que vi uma foca-monge havaiana, animal criticamente ameaçado de extinção, embaixo d’água. Um momento especial, sem dúvida.

Tudo de bom sempre.

Postado em 04/08/2017 por em Havaí, Kauai, Niihau