Listas. Aquela coletânea que amamos odiar ou odiamos amar, a ordem dos fatores não altera o produto que é: vamos pitacar sobre.

E todo ano, o Dr. Beach, um expert (de verdade!) em praias, lista suas praias prediletas dos EUA – e o faz de uma maneira bastante científica até, afinal ele é um professor-pesquisador de Regiões Costeiras da Universidade Internacional da Flórida. Em geral, em sua lista anual aparece pelo menos uma praia do Havaí, uma honraria que o turismo do estado agradece e divulga.

Costumo comentar aqui no blog sobre a praia havaiana citada nesta lista do Dr. Beach – ano passado foi Hanauma Bay, e em 2013 foi Waimanalo, por exemplo. Ambas em Oahu.

A lista de melhores praias de 2017 by Dr. Beach saiu na semana passada e nela constam na lista duas praias havaianas: Kapalua Beach, em Maui (2º lugar) e Hapuna Beach, na Big Island (8º lugar). merecidas, pois são lindas mesmo. Mas, para a brincadeira ficar interessante, eis meus pitacos sobre elas. Já aviso de antemão: concordo com Kapalua, discordo de Hapuna – sim, sou #malla. 😀

Kapalua Bay Beach fica na costa oeste de Maui, uma das costas mais incríveis do Havaí. Neste lado da ilha, estão outras praias sensacionais como Napili e Kahakuloa. A praia de Kapalua é rodeada por condomínios de temporada e ali perto, fica o Ritz Carlton, um dos melhores hotéis de Maui. Kapalua Bay é uma opção menos óbvia de praia naquela costa, ótimo lugar para fazer um snorkel ou realmente relaxar e esquecer da vida. A praia é mesmo das mais lindas de Maui e só é acessível depois de uma caminhadinha pela trilha que beira a costa – talvez esta seja a cereja no topo desta praia para não ficar muvucada.

Praia do Ritz, ao lado de Kapalua.

Dica malla: vá para ver o pôr-do-sol no Merriman’s, que fica no canto esquerdo de Kapalua Bay e tem um dos melhores happy hours do estado.

**********************

Hapuna Beach

Hapuna Beach é uma praia de areia branca-amarelada na Big Island – e isso em si já é uma raridade. Talvez este seja motivo para que Hapuna entre nesta lista num honroso oitavo lugar.

Veja bem, a Big Island tem inúmeras praias, mas ou elas têm areia de cores incomuns, como Punaluu ou Papakolea, ou as praias são pedregosas, como em Kealakekua – ou não há extensão decente de praia, como em Honaunau, ou pior ainda, a praia tem tanto pedaço de coral que não dá nem pra esticar uma canga direito, como a praia do Hilton Waikoloa Village na costa de Kohala. Com tanta praia diferente, claro que uma praia “normal” com cara de praia de foto de instagram, com areia clara e mar azul, vai se destacar, mesmo que não seja uma brastemp.

A grande questão é: quem vai a Big Island quer mais é pra aproveitar o mar (mergulhar, snorkelar, surfar, etc.) ou fazer atividades terrestres (ver o vulcão, as cachoeiras, tomar bons cafés, etc.). Não acho que a Big Island seja uma ilha para se esticar na areia e tomar sol – é uma ilha exatamente para explorar esse monte de praia diferente, muitas que você não verá igual em lugar nenhum do planeta.

Mas, se você quer se esticar na areia, principalmente do lado de Kona, sobram: Hapuna, Mauna Kea Beach e Mauna Lani, todas ao norte de Kona, em Waikoloa. E dentre elas, Hapuna é a maior. Ou seja. Não é maravilhoooosa, mas é uma praia bonita, digamos assim. E ótima pra tomar sol e esquecer da vida – no conceito de praia mais tradicional que temos.

Vale lembrar que Hapuna agora tem um sistema de cobrança do estacionamento – US$5,00 por veículo. A praia costuma lotar aos fins de semana, portanto chegue cedo. Em geral é uma praia mansinha, mas de vez em quando o swell bate – e aí ela pode ficar bem perigosa.

Mas, o melhor de tudo mesmo: venha ao Havaí, veja o máximo de praias possíveis e decida você mesmo por suas melhores. Quem topa esta ideia? 😉

Tudo de pitaco em lista sempre.

********************

  • Eis minhas listas de melhores praias do Havaí: em 2009 e em 2014 – daqui a pouco preciso atualizar de novo minha listinha também… 😀