Antes de ir pro Vietnã, coincidentemente assisti a um programa na BBC sobre os melhores cafés “escondidos” de Hanoi. Neste programa, foi mencionado o egg coffee (café com ovo! na xícara!), uma preparação do tradicional café vietnamita bem peculiar, que chamava a atenção pela raridade: só um café em Hanoi fazia – e o sucesso era absoluto.

Egg coffee

Egg coffee: uma xícara para enlouquecer os amantes de café.

Cafeinômana que sou, meus olhos brilharam ao ouvir tal informação: um novo tipo de café! E anotei imediatamente na minha lista de viagem ao Vietnã: tomar um egg coffee.

No programa de TV, eles não deixavam claro onde ficava este café, mas nada que uma pesquisa básica no google não resolvesse: Café Pho Co, na Hang Gai st., pertinho de uma rotatória enorme na beira do lago Hoan Kiem, no centro nevrálgico de Hanoi. Mas aí fui prestar atenção em como chegar neste café, e a aventura começa aí: a entrada pro café fica dentro de uma lavanderia/loja de roupas, e você facilmente passa batido sem perceber. Um verdadeiro egg coffee hunt. 😀

Assim que cheguei em Hanoi comecei minha busca pelo egg coffee. Subi e desci a Hang Gai algumas vezes, até que vi a placa minguada do Café Pho Co, facilmente imperceptível com tantas placas ao redor. A entrada era mesmo pela loja de roupas, e você segue num beco estreito até um pátio interno, onde fica o caixa para fazer o pedido. Detalhe: você não pode esquecer de fazer o pedido aqui, pois as mesas do café ficam no 3º e 4º andar, e não tem ninguém para pegar os pedidos lá em cima. Delícias do Vietnã…

Subida para o terraço.

O ambiente do café é Vietnã na veia, muito legal. Parece saído de um filme. As escadas estreitas, com um pequeno templinho budista no segundo andar, super zen. No terceiro andar, algumas mesas voltadas para o pátio com plantas, e no quarto andar (o último), mais mesas, desta vez com uma pequena vista para o lago.

A garçonete anda pra cima e pra baixo levando os pedidos feitos lá embaixo para os clientes nos andares de cima – haja exercício. Sentamos numa mesa no quarto andar, para tomar o famoso café com ovo.

E que café! Delicioso! Super-cremoso. Jamais imaginei que a mistura de café com ovo fosse ficar tão gostosa. É quase uma gemada, mas como o gosto do café vietnamita é bem diferente do nosso, a mistura fica com um quê mais exótico. US$2,00 muito bem empregados.

Gostei tanto, que antes de ir embora de Hanoi voltei para tomar outro. Só de escrever este post, já fiquei com vontade de voltar lá.

O templinho no segundo andar.

E aconselho aos amigos: não saia de Hanoi sem provar o egg coffee.

Tudo de bom sempre.

  • E nem pra dar a receita, haha!
    Se você diz que é bom, acredito. Novidades e sabores exóticos são sua especialidade.
    Achei uma receita no Google. Leva leite condensado. Fiquei com água na boca; mas, com esses cafés brasileiros, não deve dar certo mesmo. 🙁
    Post delícia! Adorei.
    Beijo, menina

    • Dê, quando eu vi a mulher preparando, parecia mais uma gemada o que ela colocava dentro do café. Os vietnamitas têm um café com leite condensado que é super-famoso, mas o egg coffee é outra coisa… (O café com leite condensado deles é ótimo, aliás! Faço em casa, com pó diferente mesmo!) 😀 Bjs!