Melhores vôos para o Havaí

Na semana passada, recebi um comentário da Silvia Ungefehr, lá no post 4 dias no Kauai. A dúvida dela é, no fundo, a dúvida de muitos que me escrevem: quais os melhores vôos para o Havaí. O comentário:

“Pretendemos ficar uns 16 dias no Hawaii – acha que dá para fazer as 4 ilhas Maui, Oahu, Kauai e Big Island ? Minha pergunta é: qual a sequência das ilhas que você aconselha ? Existe a possibilidade de chegar via Los Angeles por uma ilha e sair por outra? Super-obrigada!”

Quase sempre, a pergunta da sequência de ilhas vem acompanhada do plano de vôo do leitor. Faz muito sentido: o Havaí é longe, ninguém quer perder tempo de traslado entre ilhas quando poderia já estar aproveitando um outro lugar. Neste post, entretanto, resolvi focar nos vôos para o Havaí – num próximo post, comento sobre a sequência de ilhas que prefiro, ok?

VÔOS DIRETOS SAINDO DO MAINLAND

O Havaí é longe – realidade geográfica. Estamos isolados no meio do oceano Pacífico, o maior do planeta. Não dá pra fazer um vôo non-stop do Brasil até o Havaí, então uma parada nos EUA continental – o mainland, como chamamos aqui – ou uma parada no Canadá é obrigatória.

Todas as principais empresas aéreas americanas voam para Honolulu (HNL), em Oahu, o principal aeroporto do Havaí, diversas vezes por dia saindo de diferentes cidades americanas. (A minha predileta é a Hawaiian Airlines, já digo logo – o serviço é excepcional, comparado às demais americanas.) Tirando Honolulu, há vôos diretos esporádicos de cidades no mainland EUA para outras ilhas havaianas, para os aeroportos de Kahului (OGG) em Maui, de Lihue (LIH) no Kauai, de Hilo (ITO) e Kona (KOA) na Big Island – requerem um pouco mais de ginástica do planejamento. Portanto, respondendo a pergunta da Silvia: há jeito, sim, de chegar por um ponto e sair por outro. Talvez o preço não valha a pena, e depende também da empresa aérea que você escolhe. Mas que dá, dá.

A forma mais rápida de viajar saindo do Brasil é via Los Angeles, mas os vôos que param em Houston (hub da United Airlines) ou Dallas (hub da American Airlines) também funcionam bem. Eu particularmente evito com unhas e dentes vôos que parem na costa leste americana, seja Nova Iorque, Miami ou Washington DC, apenas por causa do tempo de duração da viagem – de NY a Honolulu são quase 10 horas de vôo. O vôo da United Airlines de Chicago a Honolulu também é ruim: são 9 horas de vôo durante o dia, o que faz parecer que estas 9 horas são na verdade 19h. Eu particularmente detesto esse vôo e fujo dele sempre que possível. Os vôos saindo de Atlanta são neutros, em minha opinião.

Para entender os dados aéreos de viagem para o Havaí, montei tabelinhas para ajudar. As tabelas abaixo têm a lista das principais companhias aéreas que servem as ilhas, saindo de alguns dos principais aeroportos que funcionam como boas escalas, tanto direto do Brasil quanto de algumas cidades do continente mais conectadas ao Havaí. Longe de serem a totalidade de possibilidades de vôos para o Havaí, mas acho que já ajudam. Considerei apenas vôos non-stop para qualquer um dos principais aeroportos havaianos. Se está “checado” em verde, é porque esse vôo existe, pelo menos uma vez por semana!

Agora é só planejar direitinho e vir, né não? 😀

Aloha e bons vôos!



Booking.com

  • Silvia Ungefehr

    Lucia , muito obrigada pela ajuda ! Agora , posso estudar todas as possibilidades e tentar otimizar os deslocamentos . Ajudou muito seu blog e você são demais !!!
    Aloha

    • Obrigada! Mas ainda falta o post da sequência… 😉

      • Silvia Ungefehr

        Vou esperar …. Muito obrigada ! Enquanto isso vou estudar as ilhas . Bjs