Então que eu caí de paraquedas num post do Quatro Cantos do Mundo via o blog da Sut-Mie, de uma blogagem coletiva estilo lista – que eu adoro – organizada pelo grupo de Viagem em Família do Facebook. Eu não faço parte desse grupo, mas resolvi lustrar minha cara de pau e me auto-convidar, participando da blogagem. Afinal, fazer lista de viagem é comigo mesma!!! 😀

(A Patrícia já tinha publicado uma lista dessas com as minhas vontades viajantes, replicada daqui. Apesar de ainda querer ir para alguns dos pontos citados à época, as paixões mudam – ou se reforçam, como o <3 Kamchatka <3. Percebi também que nenhuma das viagens que listei em 2005 se realizou ainda – e talvez eu já previsse isso com o título do post… E a lista só cresce…)

Minha lista de hoje, para quem me conhece, é super-previsível. Reflete minha paixão pelo ambiente, minha urgência em tempos de aquecimento global e minha curiosidade de bióloga. E ilhas tropicais, né?

Vapt-vupt, meus top 5 destinos mais desejados do momento.

1) Península do Kamchatka

No extremo leste da Rússia, fica essa península cheia de vulcões ativos, ursos e um costão de cinema. Não consigo pensar em outra viagem que desejo mais que essa no momento. Mas tem que ser no verão, quando a temperatura permite que se façam caminhadas, que se mergulhe no mar e quando os animais não estão hibernando.

Kamchatka - Igor Shpilenok 2

Kamchatka - Igor Shpilenok

Fotos do premiado fotógrafo de natureza Igor Shpilenok, que mora no Kamchatka.

2) Namíbia

66
A Costa do Esqueleto, em foto de Andy Biggs, vencedora da categoria “Wild Places” do Wildlife Photographer of the Year 2008.

Eternamente quero conhecer a Namíbia. Um velho sonho de adolescência, que ainda está lá, na categoria “a ser realizado”. Mas não quero que seja uma viagem de poucos dias – quero passar pelo menos um mês por lá. Andar pelas dunas vermelhas, pela Costa do Esqueleto, ver todas as tribos e a vegetação característica: me dá arrepio de felicidade só de pensar!

3) Ilha de Socotra

Esta ilha do Iêmen tem rondado meus sonhos nos últimos meses. E a razão é simples: as bizarrices biológicas únicas que existem por lá. Mergulhar em Socotra deve ser lindo, andar pelas trilhas de lá mais lindo ainda, e ver todas aquelas plantas estranhas… aaaaaaaahhhh!!!

Socotra - November 08

Foto de Anna Pchelintseva, no Socotra Island.

4) Tuvalu

Ainda não consegui ir a Tuvalu, uma das ilhas que mais me atrai no Pacífico. Um atol fadado ao desaparecimento, infelizmente, o que torna a ida até lá mais crucial ainda. Será um dos primeiros pontos do mundo a ser drasticamente afetado pelo aumento do nível dos mares. Sinto um aperto no coração só de pensar nisso… :/

Tuvalu
Foto de Shuuichi Endou.

5) Parque Nacional Marinho de Papahanaumokuakea

Papahanaumokuakea14
Foto da foca-monge havaiana embaixo d’água por James Watt, super-fotógrafo que faleceu em 2007.

É “pertinho” de onde moro – são a continuação à noroeste das ilhas havaianas. Quero ir para ver as colônias de filhotes de focas-monge havaianas, para mergulhar com os inúmeros tubarões, e ver alguns dos vários naufrágios esquecidos por ali – incluindo um reportado num documentário que vi recentemente super-interessante, “Lightining strikes twice”, sobre a descoberta sub do segundo naufrágio causado pelo mesmo capitão inspirador da história do “Moby Dick”. Entretanto, por ser uma reserva marinha federal super-protegida, o acesso a Papahanaumokuakea é apenas para pesquisadores e militares. Ou seja, a probabilidade de eu ir é muito baixa. Mas… sonhar não custa nada, né? Quem sabe…

**********************

Tudo de sonhos sempre. 🙂

**********************

UPDATE: Lista dos blogs que participaram desta brincadeira:

1 – Quatro Cantos do Mundo (Eder Rezende)

2 – Diário de Viagem (Adriana Pasello)

3 – Viajando com Pimpolhos (Sut-Mie Guibert)

4 – Para a Disney e Além (Carlos Augusto Monteiro)

5 – Os Caminhantes (Márcia Tanikawa)

6 – Viajar hei (Patricia Longo Tayão)

7 – Trilhas e Cantos (Liliane Inglez)

8 – Viagens que Sonhamos (Francine Agnoletto)

9 – Viagem Massa (Elaine Castro)

10 – Fomos Juntos: De Malas Prontas! (Cássia Virgens)

11 – Dicas da Rege (Regeane Nicaretta)

12 – Dias Viajando por Aí (Cristiane Martins)

13 – Do RS para o Mundo (Andrea Barros)

14 – Viajar é tudo de bom (Flávia Peixoto)

15 – Colagem (Luciana Misura)

16 – Mosaicos do Sul (Claudia Bins)

17 – Mando um Postal (Camila Marquim)

18 – Viagem com Gêmeos (Erica Piros Kovacs)

19 – Andreza Dica e Indica Disney (Andreza Trivillin)

20 – Our Whole Village (Patricia Monahan)

21 – Malas e Panelas (Andrea e Luciano)

22 – Viajando em Família (Débora Galizia)

23 – MãeMimi (Bella Gonzaga)

24 – Oxente Menina (Ana Luiza Fragoso)

25 – Coisas de Mãe (Patricia Papp)

26 – Uma Malla Pelo Mundo (Lucia Malla)

27 – Matheus Viajando (Matheus)