Semana passada, o Trip Advisor publicou duas listas estilo “top 25” de praias – as melhores praias do mundo e as melhores praias dos EUA. A melhor praia do mundo, de acordo com essa votação popular deles, foi uma brasileira, a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha – merecidíssima colocação, por sinal. (Mas fico imaginando se os coreanos tivessem entrado na votação do jeito que fazem normalmente se não veríamos uma praia de Jeju também na lista…)

Bom, eu adoro listas. E acho que a maioria das listas – pelo menos essas de top 10, top 25 ou top raiz quadrada de 19748,  – não são feitas para serem “racionalizadas”, e sim vistas com leveza, como se fosse uma grande brincadeira pessoal, e discutidas num ritmo de tranquilidade. Então decidi brincar também e dar minha opinião sobre estas listas do Trip Advisor. Como este blog respira Havaí e eu já estava planejando a um tempo refazer minha jurássica lista de 2009 de top 10 praias do Havaívoilá! Chegou a hora.

Primeiro, preciso dizer que o Havaí teve duas praias que entraram na lista de top 25 praias do mundo: Lanikai Beach (em Oahu) e Ka’anapali Beach (em Maui). Concordo muito com a menção a Lanikai, que acho mesmo uma das praias mais lindas do mundo. Mas discordo da menção a Ka’anapali nessa lista. Como foi votação popular, e Ka’anapali/Lahaina é onde a maior parte das pessoas se hospeda em Maui, acho que a votação foi mais “praia mais representativa de Maui” – e mais vista. Ou pelo menos quero acreditar que tenha sido por isso, porque Ka’anapali não entra nem no meu top 10 de praias do Havaí, que dirá do mundo.

(E lembra quando Waimanalo Beach, em Oahu, foi eleita uma das 10 praias mais bonitas dos EUA? Ainda acho que merece muito, mais que Ka’anapali…)

Já na lista top 25 praias dos EUA, o Havaí emplacou 10 praias – o que por si só já formaria um “TOP 10  PRAIAS DO HAVAÍ – versão Trip Advisor” bem interessante:

– Lanikai Beach (Oahu/ 1º lugar)

Eu também amo Lanikai. Entre as melhores praias para relaxar em Oahu, quiçá do mundo mesmo.

– Ka’anapali  Beach (Maui/ 2º lugar)

Nem o efeito HDR na foto salva essa praia. Segunda melhor do Havaí? Simplesmente NÃO.

– Hanalei Beach (Kauai/ 4º lugar)

Hanalei tem mesmo muita personalidade, e a cada estação está de um jeito. No inverno, é point de surfe certeiro. No verão, mansinha e para amantes do SUP. O píer lá no fundo só aumenta o charme.

– Wai’anapanapa (Maui/ 5º lugar)

Ainda não fui nessa praia, então não posso comentar sobre ela. #ficadicaparamim

– Wailea Beach (Maui/ 6º lugar)

Acho que não, hem… Se você se lembrar que Ahihi Bay, Makena e outras praias muito mais lindas estão ali do lado… vale andar um pouquinho a mais, e aproveitar um cenário beeeem mais bonito. Acho que Wailea padece do mesmo problema de Ka’anapali: é uma área de resorts de luxo, então muita gente fica ali, e resume “praia em Maui” a ela.

– Kua Bay (Big Island/ 8º lugar)

Fica perto do aeroporto de Kona, e deve ser bem bonita mesmo, já que aquela costa toda é um desbunde. Mas nunca parei ali para vê-la. #ficadicaparamim

Compre sua passagem aérea para o Havaí pela Viajanet.

Faça sua reserva de hotel no Havaí pelo Booking.

Reserve seu carro alugado no Havaí pela RentCars. Pagamento sem IOF. 😉

 

 

– Hanauma Bay (Oahu/ 10º lugar)

Lei e corolário do bom senso:

“Fica determinado por lei universal que qualquer lista digna de respeito das melhores praias do Havaí TEM que constar Hanauma Bay.”

– Poipu Beach (Kauai, 12º lugar)

Poipu é fofa. Ótima para crianças, muito calma e cheia de peixinhos coloridos já na beirada. E com boa infra-estrutura, já que um monte de resorts estão ali. A foto aí de cima foi num dia meio nublado, e mesmo assim a praia insiste em ser bonita… uma audácia!

– Ko ‘Olina Lagoons (Oahu/13º lugar)

Seriously?

– Kapalua Beach (Maui/ 24º lugar)

É bem bonita. Mas ali, na costa oeste de Maui, prefiro as vizinhas Oneloa Bay e Honolua. (Eu tirei umas fotos lá, mas quem disse que eu encontro na bagunça do meu HD pra postar aqui?)

A lista do Trip Advisor consolida Maui como a ilha havaiana das praias mais bonitas – e eu até concordo com isso, pero no mucho. 😀 Ainda não estive nas praias de Moloka’i, Ni’ihau ou Kaho’olawe – portanto, mais uma vez, minha lista continua um pouco deficitária.

Não curto muito praia retona de areia muito batida, que a gente tem que andar um quilômetro para chegar a uma profundidade decente, portanto elas não aparecem aqui. Evitei também praias que já constam na lista acima, para a gente ter a possiblidade de admirar mais ainda esse estado minúsculo que pode gerar top 50 ou top 100 praias – e não se esgotar. 

Haja diversidade de praias!!! E tenho uma queda absurda por praias em baías, principalmente se forem repletas de peixes e corais…  Minha lista, portanto, é bem a minha cara, e reflete um pouco das emoções que passei em cada uma delas.  <3

Mas chega de lero-lero, e vamos lá. Depois de 5 anos de volta ao Havaí, eis…

MINHAS TOP 10 PRAIAS DO HAVAÍ – VERSÃO 2014

10) Ho’okipa Beach (Maui)

Minhas top 10 praias do Havaí versão 2014

Sabe aquela história que no Rio as pessoas não se “afetam” quando vêem celebridades? Pois em Ho’okipa as pessoas nem se “afetam” quando vêem… tartarugas marinhas – a tartaruga da foto aí em cima é mera coadjuvante da cena da galera, veja só. Esse clima de tanta harmonia com a natureza é o que torna Ho’okipa uma das minhas paradas favoritas no North Shore de Maui. A praia em si também é excelente para a prática de surfe e windsurfe, e nos meses de inverno, as ondas não perdoam.

9) Sandy’s beach (Oahu)

Esqueça Waikiki e Ala Moana. Se tem uma praia onde as coisas “acontecem” para a moçadinha da ilha, essa praia é Sandy’s. As condições são ótimas para o bodyboard, e predominam na praia a juventude local, com direito a muita azaração. De vez em quando, uma foca havaiana dorme por ali.

8) Koki Beach (Maui)

Essa praia foi, para mim, paixão à primeira vista. Fica um pouco depois de Hana, em Maui. A foto não mostra, mas do lado direito ainda tem uma ilhota de tirar o fôlego. O vermelho do solo e a cor da água são de arrepiar. Pra voltar muitas vezes.

7) Secret Beach (Oahu, lado oeste)

Esta praia lindinha fica AO LADO das lagunas de Ko ‘Olina. E ainda tem gente que prefere as lagunas… Ainda bem, né, porque assim Secret Beach continua vazia, charmosa e perfeita para um snorkel sossegado das multidões. Na água muitas tartarugas e, de vez em quando, uma foca havaiana resolve descansar nas areias dali.

(OBS.: Tem uma praia chamada também Secret Beach no lado leste de Oahu, que também merecia entrar se essa lista fosse expandida. Atenção só para não confundir os nomes e as direções.)

6) Hulopo’e Beach (Lanai)

Mais especificamente a prainha que fica em frente ao Sweetheart Rock, esse rochedo-ilhota com tem esses tons de vermelho impressionantes ao entardecer. Sério: quando você chega nessa praia, a vontade é de nunca mais ir embora.

5) Hapuna Beach (Big Island)

Fica depois de Puako, bem ao norte da Big Island, e perto de outra praia que também merecia entrar aqui, Mauna Kea Beach – então vamos fazer de conta que Hapuna e Mauna Kea estão juntas nesta lista, ok? Ambas são de água transparente linda, com boa infra-estrutura, e perfeitas para esquecer do mundo.

Compre sua passagem aérea para o Havaí pela Viajanet.

Faça sua reserva de hotel no Havaí pelo Booking.

Reserve seu carro alugado no Havaí pela RentCars. Pagamento sem IOF. 😉

 

4) Sunset Beach (Oahu)

Além do óbvio do nome – é um dos melhores pontos para se apreciar o pôr-do-sol no Hawaii – o canto direito de Sunset Beach guarda surpresas deliciosas: diversas piscininhas naturais, que no verão são ótimas para nadar. No inverno, o swell toma conta e a praia fica só para profissionais, mas não tira nada da beleza da paisagem, que continua incrível.

Leia meu guia prático do North Shore de Oahu.

3) Haena Beach (Kauai)

minhas top 10 praias do Havaí

Confesso que gosto muito de Hanalei, mas naquela área do north shore do Kauai, para mim não tem praia mais gostosa que Haena, lá no iníciozinho da Na Pali Coast – e da trilha de Hanakapiai. No canto direito de Haena fica Tunnels, trecho com um recife de coral maravilhoso perfeito para snorkelar, e milhares de peixes – no inverno, o coral “ameniza” as ondas que costumam bater daquele lado da ilha, mantendo a praia nadável praticamente o ano todo. O visual atrás, com o penhasco enorme já indício da costa da Na Pali, é de arrepiar. Lindíssima.

2) Kahakuloa Beach (Maui)

Eu simplesmente AMO esse lugar. A praia é de pedrinhas e brava, portanto nadar aqui exige muita cautela. Mas esse pedaço do paraíso está no fim de um vale super-verde magnífico, e com esse rochedo imponente do lado direito, é uma paisagem para fotografar na memória e nunca mais esquecer.

1) Shipwreck Beach (Kauai)

Única praia que se repete na minha lista de 2009 e 2014. E vai se repetir eternamente. <3

BÔNUS: Hanauma Bay. Sempre MARAVILHOSA.

(Ver acima o corolário sobre Hanauma: toda lista digna de respeito etc. e tal) 😀

***********************

E qual a SUA PRAIA PREDILETA NO HAVAÍ?  Tudo de praias sempre.

***********************

P.S.: Claro, meu coração até dói porque não deu espaço para Eternity Beach nessa lista… ai gisuis, é muita praia pra amar! #grandesproblemasdahumanidade

Booking.com