Mala Píer. Com um nome sugestivo desse, é claro que esse point de mergulho em Maui não podia passar batido no nosso roteiro. Então que, depois de ler bastante sobre ele e todas as maravilhas animais possíveis de serem vistas nele, não tínhamos dúvida que na nossa próxima ida a Maui iríamos incluí-lo nas nossas aventuras.

Em termos de mergulho, além de considerado o melhor mergulho de shore de Maui, é também favoritado por ser super-fácil, pra iniciantes mesmo, tanto que é utilizado para treinamento de mergulho pelas operadoras. A saída é da praia, talvez a parte mais “difícil” do mergulho. Você nada até a ponta do píer – aproveita e já começa a observar os corais do local – até o local onde queira submergir (a parte norte do píer é a mais indicada pro mergulho). O píer em si está condenado, sua estrutura foi gravemente atingida pelo furacão Iniki em 1992, quando este passou pelo Havaí. Vários pilares e partes do píer colapsaram e foram parar no fundo do mar. Combinada à corrosão visível, o resultado é que desde então, o píer está abandonado, e um portão de ferro impede qualquer pessoa de andar sobre ele.

O que não impede que se mergulhe sob ele. Alugamos tanques de mergulho na Lahaina Divers e caímos na água à tarde. O mergulho é bem raso, na maior parte do tempo você não passa de 10m da superfície. A visibilidade é impressionante, coisa de 20m no mínimo. Assim que submergimos, a tartaruga sonolenta da foto acima passava pelo local. Muito vagarosa, nitidamente procurava um cantinho entre os escombros no fundo do mar para descansar.

E por conta dos escombros, que formam um recife artificial, várias “toquinhas” são povoadas por inúmeros pequenos invertebrados, o que torna o point ideal para fotografia macro. Peixes abundam, quantidade impressionante mesmo. Vimos os ovos vermelhos de um nudibrânquio dançarino-espanhol (Hexabranchus sanguineus) da foto aí em cima em um desses recantos que os pedaços de concreto colapsado formaram e que o coral tomou conta. Lindo, lindo.

O melhor de tudo: o Mala Píer, também chamado de Mala Ramp, fica pertíssimo de Lahaina. Para quem se hospeda na região Lahaina/Kanapali, é uma excelente pedida de mergulho fácil e maravilhoso, sem precisar se deslocar muito. Eu recomendo, e quero muito voltar lá em breve.

Tudo de Havaí sempre.

Uma Malla no Mala Píer - Maui

Uma Malla no Mala Píer, Maui.

P.S.: A poucos passos do píer fica o Mala Ocean Tavern, uma boa pedida pra happy hour… pós-mergulho, claro. 😀

  • Allan Robert

    Malla Inc.
    Malla Beach
    Malla Style

    🙂

    • luciamalla

      Já já, planos de dominação mundial, Allan… 😛

  • Drang48

    Ê, vidão! Chego a perder o fôlego mergulhando contigo, hehehe.
    beijo, menina

    • luciamalla

      Dê, sua presença é sempre um presente especial neste blog, saiba disso. 🙂

  • Pingback: 9 anos de viagens com a Malla pelo mundo - Uma Malla Pelo Mundo()