Três anos atrás, Hanalei foi eleita a praia mais bonita dos EUA pelo “Dr. Beach” – cujo nome real é Dr. Stephen Leatherman, um cientista especialista em erosão costeira da Florida International University e fanático por praias. Ele tem uma metodologia toda peculiar para escolher todo ano quais praias são as mais bonitas dos EUA. Naquele momento em 2009, quando Hanalei liderou o ranking, escrevi um post, comentando o quanto Hanalei é realmente linda, mas não estava nem entre as 10 praias havaianas mais bonitas na minha parca opinião.

Fato é que o Havaí continua campeão de primeiros lugares na lista do Dr. Beach. A lista de 2012 saiu por esses dias (soube por um tweet do Bruce Fisher), e em primeiro lugar, aparece Coronado Beach, em San Diego – praia que não conheço, então não tenho como emitir opinião. Entretanto, representando o estado do Havaí na lista das 10 praias mais bonitas dos EUA em 2012, estão 3 praias:

Kahanamoku Beach, em Waikiki, Oahu (2º lugar)

Hamoa Beach, em Hana, Maui (5º lugar)

Waimanalo Beach, no lado leste de Oahu (7º lugar)

Waimanalo beach.

Das 3, a minha predileta é sem dúvida alguma Waimanalo. Acho uma das praias mais lindas de Oahu, pouquíssimo frequentada e na maior parte das vezes bem calma. O mar tem uma cor deslumbrante naquele pedaço de areia fofa. A presença de diversas árvores permite que você faça um piquenique à sombra e coloque sua rede ali, pro cochilo fundamental pós-churrasco, ao som das ondinhas mansas quebrando. É uma tranquilidade só.

(Muita gente se assusta com a presença casual de alguns homeless na área. Aos assustados: eles não estão sempre por lá. Mas se você não quer interagir com eles em hipótese alguma, basta andar um pouco pro lado esquerdo da praia.)

Um dia de praia “cheia” em Waimanalo…

Waimanalo fica depois de Makapu’u, a praia com o farol no penhasco. Está no bairro de mesmo nome, e é notoriamente uma área super-havaiana, mais humilde, sem tanta infra-estrutura turística, onde pouquíssimos visitantes se aventuram. Foi onde eu vi a cerimônia do imu, no ano passado. Waimanalo é também onde está o trailler de hulihuli chicken mais famoso da ilha, o Koala Moa (que era frequentado/adorado pelo Josh Holloway, de Lost) e o plate lunch mais tradicional de Oahu, no Keneke’s.

Eu vou muito menos que gostaria a Waimanalo. Principalmente porque as condições de snorkel ali são bem complexas. Embora eu já tenha visto tartaruga no mar de Waimanalo, ainda assim, a visibilidade não é tão boa quanto em outras áreas da ilha, o que inibe o snorkel. Waimanalo vira então passagem para outros points. Mas em termos de beleza natural acima da linha d’água, é das praias havaianas mais lindas mesmo. Se eu fosse uma turista no Hawaii, separaria umas horinhas pelo menos para ir a Waimanalo comprovar. 😉

Tudo de Havaí sempre.

***********************

P.S.: Outras praias havaianas que já foram eleitas melhores praias dos EUA em anos anteriores:

– Kapalua Bay (1991), Kaanapali (2003) e Wailea (1999), em Maui;

– Hulopoe Bay (1997), em Lana’i;

– Hapuna (1993) e Kaunaoa (2000), na Big Island;

– Hanauma Bay (2004), Lanikai (1996) e Kailua (1998), em Oahu;

– Hanalei (2009) e Poipu (2001), no Kauai. 

Só dá Havaí nessa lista do Dr. Beach! \o/