Num arquipélago isolado rodeado de praia por todos os lados, já é dificílimo escolher qual delas é a melhor. (A gente tenta, tenta… mas nunca se satisfaz 100% com a lista, como sempre.) Pois para escolher os melhores points de snorkel, a escolha fica ainda mais complexa. Porque vai ter sempre aquele point que é simplesmente maravilhoso, mas que você não se lembrou enquanto fazia a lista e/ou quando visitou o mar estava de ressaca (mas todo mundo que você conhece diz que é excelente). E há ainda os pontos que você ainda não visitou e não pode colocar na sua lista.

Enfim, toda lista tem dessas idiossincrasias deliciosas.

Mas, mesmo assim, decidi me arriscar e montar aqui uma lista vapt-vupt dos meus top 10 points de snorkel no Havaí – e por que em poucas palavras os considero assim. Espero que gostem.

********************

10) Shark Bay, Lana’i


A geografia do fundo é bastante interessante, com pedaços do penhasco que “despencaram” ali e se tornaram substratos ideais para agregação de peixes e corais. À direita, há uma caverninha interessante, que dá um ar mais “mistério” ao local.

9) Na Pali Coast, Kauai

Com esse visú, como não ser bom?

Em termos de vida sub, é um snorkel okzinho. Dá pra ver uns peixinhos ali outros acolá. A visibilidade da água não é perfeita, por conta da geografia local e das ondas que estão sempre batendo com uma certa força por toda a Na Pali. Mas lembre-se que você estará nadando à sombra de alguns dos mais altos penhascos do mundo. Amigos e amigas, é inesquecível: tirar a cabeça da água, olhar pra cima e se deparar com um paredão natural enorme e lindo. A experiência não tem preço.

8) Waimea Bay, North Shore de Oahu


Waimea é famosa pelas ondas de surfe no inverno, quando o mar fica inacessível a nós, reles mortais não-dotados de pranchas e parafina. Entretanto, no verão, quando o mar por ali se acalma, a baía de Waimea é visitada por golfinhos, tubarões, tartarugas e fica agradabilíssima para um snorkel de manhã cedinho. O canto da praia à esquerda da  pedra maior marca registrada de Waimea é o point ideal de entrada.

7) Ko’olina, Oahu


Chamo de Ko’olina a prainha escondida à direita do Four Seasons. Chega-se até ela por dentro Four Seasons, mas como as praias do estado são públicas, você não precisa se acanhar de passar pelo hotel. O fundo é bastante rochoso, o que o torna toquinha ideal para diversos invertebrados e filhotes de peixe. As tartarugas verdes adoram passear na parte de fora da mini-baía. Há diversas piscininhas naturais na beiradinha, ótimas para crianças se divertirem.

6) Noturno no Manta Paradise Campfire, Big Island


Ok, não é um point necessariamente de snorkel, mas sim uma experiência. Melhor feita com mergulho autônomo, que fique claro. Mas, se você não mergulha com tanque e quer se mesmerizar com o balé que as raias jamantas fazem à noite, não perca esse snorkel – mesmo porque a profundidade é de apenas 11 metros e as jamantas muitas vezes chegam próximas da superfície. Ou seja, mesmo snorkelando, você poderá vê-las sem maiores dificuldades. E elas são lindas, em sua majestade. De chorar de emoção.

5) Hanauma Bay, Oahu


Snorkel mais famoso e admirado de Oahu. É um dos locais mais visitados pelos turistas que vêm ao Havaí. A facilidade de acesso e a quantidade de peixes é impressionante. Merece cada linha escrita de elogios já feitos – e muitos mais, já que também possui um dos projetos de educação ambiental mais bacana das ilhas.

Para um parque estadual que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano (haja impacto!), até que o recife de coral ali está em boas condições. Mas, se você quer ver mais corais saudáveis e o mar estiver tranquilo, se aventure um pouco depois da barreira principal: é onde as tartarugas gostam de ficar, onde os peixes nadam em cardumes enormes e onde o coral é simplesmente deslumbrante.

4) Ahihi Bay, Maui


Uma minúscula baía na costa sudoeste de Maui, com quase nada de faixa de areia, apenas rochas. À primeira vista, parece apenas “mais uma” praia – e com a sensação de sem grandes atrativos a serem descobertos. Não se engane, caro sherlock. O coral ali, desde os primeiros momentos em que você põe a máscara no rosto, é dos mais saudáveis de todo o Havaí. Haja peixinho colorido para apontar, contar e lembrar. Além de tudo, a saída da areia é super-fácil – ou seja, snorkel ideal para principiantes.

3) Molokini, Maui

A 4 quilômetros da costa sudoeste de Maui, está Molokini, uma cratera vulcânica em formato de lua crescente que hoje é um santuário estadual para pássaros. Abriga uma das maiores biodiversidades subaquáticas do estado, com 260 espécies de peixe e 38 de coral duro registradas. É necessário barco para chegar até lá, e o tour vale cada centavo que lhe cobrarem. Snorkel mais que fundamental durante sua passagem pelas ilhas.

2) Baía de Kealakekua, Big Island

É de manhãzinha cedo que o melhor do snorkel acontece em Kealakekua: é quando os golfinhos rotadores vêm visitar a baía em busca de descanso. Os mais jovens brincam, os mais velhos dormem e/ou se divertem, enquanto os turistas na água se encantam e se emocionam. “Ah, mas e se eles não aparecerem no dia em que eu estiver lá?” (Pode acontecer, de vez em quando eles dão uma sumida.)

A alternativa aos golfinhos.

Então, alugue um caiaque e vá até o canto direito, perto do monumento ao Captain Cook, e faça seu snorkel por ali mesmo. Porque se não houvesse golfinho algum, a vida submersa daquele canto já seria o suficiente para manter esta baía no top 2 do mesmo jeito. Portanto, não perca.

1) Baía de Honaunau, Big Island


Melhor snorkel EVER. Facílimo de entrar e sair, é uma baía enorme onde em cada recanto você verá algo diferente. Do lado esquerdo, um sítio arqueológico havaiano onde as tartarugas adoram ficar; do lado direito, cânions de corais que mais parecem uma pintura; na frente, uma das surpresas mais “aloha” que o estado oferece. Você lembrará desse snorkel pro resto da sua vida, te garanto.

****************

Tudo de mar e Havaí sempre.

  • Eee.. Mal posso esperar para conhecer um pouco desse paraíso…
    Bjs e nos vemos em breve 😀
    Aloha

  • Daniel Vilela

    Muito jóia Lucia! Excelentes como sempre os seus posts!! Graças também ao seu site e dicas anteriores, está tudo planejado para conhecer o Hawaii com a família: vamos ficar 6 dias em Oahu e 5 em Big Island em maio – se der tudo certo, quero bater ponto em todos os locais acima que estão nas duas ilhas (vai depender bastante de conciliar levar a minha filha de 3 anos junto, nem que seja pra ela curtir o rasinho enquanto eu me divirto mais pro fundo). Um detalhe que você pode dar uma sugestão: eu só tenho uma máscara simples de snorkel com pé-de-pato e pensei em aproveitar para comprar outra nesta visita (simples também, mais para poder ter duas mesmo depois). Na prática, vou ter um dia e meio em San Diego antes de partir pra Honolulu – entre a California e o Hawaii, onde consideraria melhor pra comprar este tipo de equipamento? (o meu hoje eu comprei numa Sports Authority em algum lugar da Flórida em 2010… como disse, nada sofisticado, mas já rendeu bastante diversão desde então)
    Até mais,
    Daniel

  • Oi, Lucia! Acabo de voltar de viagem e fiz muito snorkel e scuba. Molokini é sensacional né? Depois fui para Fiji e amei tudo. 8 mergulhos, inclusive o Skark Dive. Acompanhe minhas histórias no meu blog Mulheres Com Asas, para mulheres que viajam sozinha! Grande beijo! Viviane :-)) http://mulherescomasas.blogspot.com/

  • Oscar, o maitai já está sendo preparado! 😀
    Daniel, muito obrigada pelas palavras gentis. Pra comprar equipamento: na California deve ser mais barato. Mas, se vc não quiser viajar com esse peso a mais na mala, acho q dá pra comprar tranquilamente no Sports Authority (ou até mesmo no Wal-Mart, há equipamento razoável por um preço camarada…) aqui em Honolulu, sem problema algum. A diferença de preço não é tããão grande assim.
    Em Honaunau com certeza dá pra vc curtir com seu filho. Pq há umas piscininhas naturais, onde as crianças podem ficar. Acho q vais curtir MUITO. 🙂
    Viviane, que bacana! Fiji é demais, não? Eu adorei. Em que região do país vc ficou?
    Beijos, pessoal!

  • Guilherme – Viajando com Eles

    Galera,
    Podem confiar nas dicas…a Lucia me indicou varios lugares para mergulhar e fazer snorkel…foi sensacional.
    Abracos

  • Oi, Lu! Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
    Até mais,
    Bóia Paulista

  • Grande Guilherme, valeu pelas palavras! 🙂
    Bóia Paulista, muitíssimo obrigada! É uma delícia quando a gente ganha estrelinha VnV!! 🙂
    Beijão pros 2!

  • Um dia vou conhecer pessoalmente toda esta beleza… 🙂

  • Venha mesmo, Chris! 🙂

  • Pingback: Feedback de viagem: o Havaí da Lucia e sua família - Uma Malla Pelo Mundo()

  • Pingback: 59º Domingão de Twittadas | Hawaii | Domingão de Twittadas()

  • Pingback: Sexta Sub: snorkel na Na Pali Coast - Uma Malla Pelo Mundo()

  • Pingback: Hawaii com crianças: o passeio de submarino em Lahaina, Maui. | Viajando com Pimpolhos()

  • Pingback: Napali Coast em Kauai: Um daqueles lugares que te fazem perder o fôlego - MauOscar Blog de Viagens()

  • Azariel

    É possível uma pessoa que não sabe nadar fazer snorkel?

    • Sim, é possível, Azariel. Mas requer mais cuidado.

  • Pingback: 8 anos de uma Malla pelo mundo - Uma Malla Pelo Mundo()

  • Pingback: Havaí by Malla - Uma Malla Pelo Mundo()