Hoje se comemora o Ano Novo Chinês e como aqui no Havaí está um dos Chinatowns mais antigos dos Estados Unidos – o mais antigo é definitivamente o de San Francisco – decidi postar algumas fotos mostrando um pouco como é a festa por aqui.

Chinatown fica praticamente dentro do downtown Honolulu, e diferente da Chinatown de San Fran, não é uma área turística per se. Ali está o coração da comunidade chinesa do Havaí, com restaurantes bons (o Little Village é facilmente o melhor chinês da ilha) e mercados onde você encontra de tudo um pouco, bares descoladíssimos e muitas galerias de arte, mas, talvez pelo foco central do turismo do estado ser outro (praia-golfe-praia-Pearl Harbor-praia), o Chinatown fica esquecido nos roteiros, o que eu particularmente acho uma pena. O bairro tem recantos interessantes e fascinantes, basta ter paciência e vontade para procurar entre as barracas de verdura e legumes.

Os chineses chegaram no Havaí ainda no século XIX, para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Vieram em números tão grandes que se tornaram parte importante da população do estado e hoje há muita influência da cultura chinesa no Havaí.

Durante os festejos do Ano Novo Chinês (que duram uma semana), há diversos eventos, mas o mais aguardado deles, além dos fogos na noite de Ano Novo, é a Parada do Ano Novo. A comunidade do Chinatown é bem organizada e influente, e a Parada é a oportunidade para mostrar ao resto da população do Havaí um pouco desse lado chinês-havaiano.

A prefeitura fecha as principais ruas do Chinatown, monta diversos stands e a festa rola solta, em geral num fim de semana inteiro.

Como em todo festejo de Ano Novo Chinês, o mais marcante é a presença intensa do vermelho e dos dragões. A dança do dragão é o ponto alto da festa, e os dragões soltam fumaça e tudo.

Para dar sorte financeira, a tradição é colocar dinheiro na boca do dragão – e diz a lenda que se uma criança o faz, a sorte é melhor ainda. Então o que mais vemos são crianças oferecendo dinheiro ao dragão. É uma diversão.

(Algumas “crionças” também o fazem, just in case… 😀 )

Acredito que o dinheiro arrecadado pelos “dragões” seja convertido para os diversos projetos que a comunidade do Chinatown realiza. Ou melhor, espero. #polianafeelings.

Na Parada do Ano Novo Chinês, desfilam as personalidades mais conhecidas e/ou influentes do bairro, como empresários importantes ou a Miss Chinatown.

Muitos em trajes típicos, o que dá um teor folclórico extremamente legal à festa. Fora o colorido, que é um show à parte.

Como o Chinatown hoje em dia se tornou um ponto de encontro na realidade para todas as comunidades asiáticas do Havaí, esta diversidade cultural também aparece na Parada.

É claro, a Parada também é uma oportunidade de ouro para os políticos locais fazerem o seu comercial. A foto abaixo é do Prefeito de Honolulu, um figuraça super-energético e animado que está sempre inventando moda.

E esta é a Senadora que representa o estado em Washington.

A participação das crianças também é maciça, muito além do “pôr dinheiro na boca do dragão”.

Elas tocam, desfilam, se vestem a caráter e se concentram na bagunça…

Enfim, é uma festa de rua muito bacana e animada, com vários quitutes típicos e uma variedade enorme de apresentações. Se você curte esse tipo de passeio e interação, não pode perder.

E Aloha Ano do Dragão para todos! 🙂

Ano Novo Chinês em Honolulu

Tudo de bom sempre.

***********

P.S.: As fotos deste post foram tiradas no Ano Novo Chinês de 2011, ano passado. Este ano, estávamos em Maui quando a famosa Parada aconteceu.