Há tempos eu venho “remoendo” uma lista dos meus 10 restaurantes de Honolulu prediletos. A cidade, por causa do intenso turismo, tem opções pra todos os gostos e bolsos.

A peculiaridade da minha lista é que todos os restaurantes são fora de Waikiki, o bairro turístico mais visitado da cidade. Ironicamente e por razões diversas, Waikiki é uma área da cidade a qual vamos pouquíssimas vezes. Além disso, não comi em tooooodos os restaurantes da cidade, portanto a lista carece de estatística. 😛

Mas eis que vapt-vupt, para eu ter como referência futura para mim mesma, aí está a minha lista de prediletos de Honolulu (hoje…) e um pouco do que me atrai a eles.

10) Little Village – melhor restaurante chinês da cidade. Preços ótimos e comida de qualidade. Sempre peço o crispy won ton, que é na fritura certa. O Little Village fica na 1113 Smith st., em Chinatown (onde mais…).

9) Café Maharani – ótimas samosas. A comida é apimentada demais pro meu gosto, mas só as samosas e o naan de alho já valem a visita. Se você gosta de pimenta, entretanto, é uma excelente pedida. Endereço: 2509 King st. (que estamos descobrindo ser uma preciosidade de rua em termos de restaurantes…)

8) Shokudo – lugar perfeito para happy hour. É um suposto sushi bar, mas vai bem além do sushi. Os drinks são ótimos, além de criativos e coloridos. A sushi pizza é famosa, mas o hamachi carpaccio e os tempurás são geralmente meus pedidos. Endereço: 1585 Kapiolani Boulevard, ao lado do Ala Moana Mall. É quase Waikiki, mas ainda não é. 😛

7) Pineapple Room – Alan Wong é o chef mais badalado do Havaí – e com razão. Ele faz um fusion da comida havaiana com toques bem modernosos que literalmente dão água na boca. O Pineapple Room é um restaurante spin-off da “marca” Alan Wong, já que é chefiado por um de seus “estudantes”. É também mais em conta e tem um brunch aos domingos concorrido. Fica dentro da Macy’s do Ala Moana.

ATUALIZAÇÃO DA MALLA: O Pineapple Room fechou em 2017. 🙁

6) The Counter – quando tudo que eu quero é um bom hambúrguer, o The Counter é minha primeira opção. Lá você monta seu próprio hambúrguer, e eu geralmente incluo cerejas, passas, abacaxi e mais um monte de frutas – sim, eu curto misturar salgado com doce. O ambiente tem uma vibe bem surfista, embora fique dentro do Kahala Mall, no bairro de Kahala.

5) Café Sistina – cozinha do norte da Itália. Os afrescos na parede foram pintados pelo dono, que tem um currículo extremamente eclético – antes de ser dono de restaurante, foi mergulhador e dono de loja de roupas. As massas são deliciosas, algumas com toques havaianos. Também fica na King st., no número 1314. Peça qualquer coisa, é tudo bom. 😀

4) Le Bistro – comida francesa cheia de frescurinhas gostosas. Não tem website e fica num shopppingzinho bem mequetrefe. Mas a comida… ah! de sonhar. O cordeiro é sensacional. Fica na Kalanianiole Highway, 5730, indo pro bairro de Hawaii Kai.

Top 10 restaurantes em Honolulu

Interior do Tango.

3) Tango Café – Atualmente, o melhor brunch a preço camarada da cidade. Especialista em eggs benedict, é um bistrô fofinho da cidade. Meu pedido de sempre é o pato com hash brown. O Tango fica escondido num canto do Ward Center, mas dá pra chegar pela Ala Moana Boulevard. Na altura do 1288, vire a esquina e ande um pouquinho.

2) Ichiriki – restaurante japonês tradicional que não tem sushi – porque é especializado em nabe. O Ichiriki não é só um restaurante, é toda uma experiência. Fundamental pedir um Kami nabe – é cozido num papel feito de arroz que vai ao fogo diretamente mas não pega fogo! Super-lúdico. O Ichiriki fica numa portinha da Piikoi st., número 510, perto do Ala Moana.

(Foto no Ichiriki by meu amigo Robsan)

1) Alan Wong – Comida espetacular. Chef espetacular. Lotado todas as noites (sem reservas, você não consegue comer lá). Criatividade e qualidade como marcas registradas. Restaurante predileto do Obama. Há vários anos consecutivos listado como melhor restaurante do Havaí. Precisa de mais credenciais que isso? O mais interessante: fica no terraço de um prédio bizarro da King st. (ela de novo!), que mais parece um amontoado de escritórios.

BÔNUS: Helena’s – comida havaiana totalmente roots. O restaurante é pequeno, muito barato e a clientela majoritária são os próprios havaianos. Se for seu primeiro contato com a comida havaiana, vá com calma no poe, uma massa de inhame de gosto bastante peculiar. Eu gosto da cebola com sal grosso, e da haupia (uma espécie de pudim de côco). O Helena’s fica na 1240 School st., bairro Kalihi. (Se você quer algo havaiano roots, um pouco mais perto de Waikiki, vá ao Ono’s, que fica na Kapahulu Av. e também é bem gostosinho.) Em ambos, o traje básico é chinelo. 😛

Tudo de comida boa sempre.

***************

– Se você quiser uma lista “oficial” dos melhores restaurantes do Havaí, a mais badalada e comentada aqui é a Hale ‘Aina, da Honolulu Magazine.