Este post faz parte da blogagem coletiva que começou a ser coordenada semanas atrás, numa conversa pelo twitter entre a Cláudia, a Natalie, a Carina, a Patricia, a Carmem e a Marcie, quando surgiu a idéia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva for fun.

E eu, como adoro uma lista de farra, não podia ficar de fora, né?

Então aí vão minhas respostas.

1) Cidades para onde não pretendo voltar

Sendo extremamente pragmática, inclui praticamente todas que eu já conheço do planeta. Por um motivo simples: eu sofro da síndrome do “eu-nunca-fui-quero-conhecer-pelo-menos-uma-vez-na-vida”, que é esta ansiedade enorme de desbravar os milhões de recantos e esquinas do nosso planetinha azul (em terra e mar, o que é pior). Pra amenizar um pouco essa ânsia, só viajando sempre pra um lugar onde nunca fui antes. Portanto, no geral, um destino vai me interessar se eu nunca fui nele, a priori.

Mas é claro, tem aquelas cidades pra onde eu realmente não penso em voltar mesmo. Dentro dessa lista, duas se destacam:

Caxambu: eu adoro Minas Gerais, de paixão. Morei por 5 anos na Zona da Mata mineira, e curti cada segundo que lá vivi. Entretanto, fui pelo menos 5 vezes a Caxambu – sempre a trabalho, nos inúmeros congressos de genética e bioquímica que aconteciam por lá (felizmente as Sociedades Brasileiras de ambas as disciplinas acordaram pra realidade resolveram compartilhar os congressos com outras cidades brasileiras – e os cientistas agradecem até hoje!). Da primeira vez que fui, animada com a novidade, fiquei um dia a mais para curtir a cidade. Curtir o quê mesmo? Porque em todas as vezes que por lá passei, fui mal recebida em hotéis e restaurantes. Atendimento péssimo – e olha que minha flexibilidade e paciência são históricas. E por causa disso, não penso em voltar lá. Nem de passagem – se estiver de passagem, prefiro viajar mais um cadiquim de nada e parar em Cambuquira ou São Lourenço, que são pertinho e bem mais interessantes.

Muralha: vista

Muralha: vista.

Beijing: Imagino que em algum momento da minha vida terei que voltar lá, provavelmente a trabalho ou em conexão, mas não será por escolha pessoal. Veja bem, eu adorei a China. Mesmo. Mas, ao mesmo tempo que adorei conhecer, percebi que ali, uma vez só já me bastava. A Muralha é linda, a Praça da Paz Celestial é monumental, a Cidade Proibida mais monumental ainda. Mas tá visto. Se tiver que voltar a China, prefiro ir para Hainan Island ou encarar logo uma viagem até o Tibet. Ou voltar a Hong Kong, que é muito legal.

 

2) Cidades onde eu voltaria sempre

Apesar da síndrome citada acima, há diversos – e põe diversos nisso! – lugares do mundo que eu simplesmente amo de paixão e para os quais voltaria a qualquer momento, se oportunidade tivesse. Entretanto, há 3 cidades (excluindo a que moro, muito adorada e pra onde já voltei) que eu voltaria sempre que possível, por diferentes razões. São elas:

Sempre Vila Velha

Convento da Penha em Vila Velha.

- Vila Velha (ES): porque é a minha cidade, onde fica a minha praia, onde estão as minhas raízes. Há uma conexão emocional muito mais forte com o local que a torna infinita em minha memória. E sempre passível de revisita. Cheia de nostalgia, mas ainda assim, revisita.

Berlim: é a cidade mais incrível da Europa, em minha opinião. Também cheia de laços afetivos comigo, pois morei ali do lado, em Potsdam, por um período da minha juventude. Berlim é onde há espaço para todo tipo de personalidade. Onde se respira dicotomia – e se aprende ao vivo e a cores a lidar com esta dualidade, digerindo cada faceta com um molho diferente. Cidade non-stop, cheia de vida e animação. E único lugar do mundo onde se vende Berliner Weisse Bier, a melhor cerveja do planeta.

- Nova Iorque: precisa explicar? A capital do mundo é simplesmente a cidade número 1 da minha lista de visitas sempre! Sabe a síndrome que contei lá em cima? Pois em NY ela se revigora a cada segundo de maneira mais intensa ainda, e em vez de ânsia, essa eterna corrida maluca vira uma diversão e tanto. Porque em cada esquina de NY acontece algo unbelievable a todo momento. E é sempre algo que vai te fazer pensar, rir, pirar, interagir, reagir ou amar. I <3 NY.

E eu passo a bola da pergunta para os demais amigos: que cidades vocês voltariam e quais cidades não valem a volta?

O pessoal viajante dos blogs aí abaixo se comprometeu a responder também:

Abrindo o bico

Agora vai

Aprendiz de viajante

Área de jogos da Adri

Básico e necessário

Bigtrip

Boa viagem!!

Caderninho da Tia Helô

CarlinhaZ

Carpe diem

Colagem

Croissant-land

De uns tempos pra cá

De volta outra vez

Dicas e roteiros de viagens

Dondeando por aí

Dri Everywhere

Flashes de viagem

Guardando memórias

Inquietos

JR viajando

Lady Rasta

Lena

Filigrana

Liliane Ferrari

Mala de rodinha e nécessaire

Mariana Merel

MauOscar

MiKix

Nhatinha

- O descobrimento da América+

Olhando o mundo

O que eu fiz nas férias

Pela estrada afora

Pelo mundo

Psiulândia

Rezinha por aí

Rosmarino e outros temperos

Sambalelê

Senzatia

Sundaycooks – cozinheiros de 1a viagem (Natalie)

Sundaycooks – cozinheiros de 1a viagem (Fred)

@SylviaTravel

Turomaquia

Uno en cada lugar

Viagem e viagens

Viagem pelo mundo

Viaggiando

Viajar e pensar

Vida de turista

VnV do super-Riq

 

  • http://www.ducsamsterdam.net Daniel Duclos

    Excelente idéia a blogagem coletiva, to curioso pra ler os artigos nos outros blogs participantes :)
    Eu tenho uma síndrome diferente: sempre que vou prum lugar, eu quero voltar… Não sei, fico sempre com vontade de conhecer mais, de explorar tudinho… tenho dificuldades de identificar uma cidade que digo “não volto, mesmo!”. Em princípio não voltaria pra Viena, acho. Pelo mesmo motivo que você não voltaria pra Pequim, não proque seja ruim, ams porque tá visto. Se eu voltar pra Austria tem muitos outras cidades/lugares que eu iria querer ver.
    Outra coisa em que concordo com você: Berlim! Que cidade sensacional! Voltaria fácil. Aliás, voltarei!
    Barcelona também está nas minhas “altamente voltáveis”.
    Beijos
    Daniel

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Daniel, Barcelona tb está na minha lista de “altamente voltáveis”, junto com Veneza. Sem dúvida, Barcelona é a cidade mais colorida que já vi. Adorei muito – fui no meu mochilão pra ficar 3 dias, terminei ficando 8 e só fui embora porque o dinheiro acabou, literalmente! :D

  • http://profile.typepad.com/leleiz Leleiz

    Opa, primeiro que não bateu nadica.. no post! Discordei do comentário! Veneza foi linda, mas acho que voltar quebraria o encanto, a viagem foi tão perfeita!!! Mas guardo as dicas das voltáveis, sempre ajuda a decidir pra onde ir na próxima! =)

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Leleiz, a lista de voltáveis só cresce… nunca diminui, hahahahaha!!

  • Alline

    Eu nao voltaria a Porto Seguro…nem a Parauapebas (interior do Para), ahahahaha (apesar que ja voltei depois que sai de la, pra batizar meu afilhado).
    Voltaria sempre, ever and ever again pro Rio. Porque o Rio de Janeiro continua lindo, continua sendo…E também pra Roma, todas as vezes que puder voltar. E volto também a San Francisco (EUA), fiquei com gostinho de quero mais. Ai, Lu, acho que sou que nem o Daniel, eu volto pra quase todos os lugares que ja fui!

  • Helder

    Cidades que eu não faço questão de voltar:
    Acapulco, Atlanta e Los Angeles
    Cidades que voltaria sem pensar 2 vezes:
    San Francisco, New York, Boston, Cusco e Lhasa,

  • Lena

    Taí uma angústia na minha vida… Adoraria conhecer muitos lugares novos e a lista é enorme, mas voltaria mil vezes a vários lugares e sempre saio de um lugar achando que vou voltar :roll:
    Dei risada com Caxambu! Não conheço, mas tenho amigas que chegaram em Genebra e falaram: “Ok, Caxambu? Podemos ir embora!”
    E aqui nos comentários apareceu uma onde só passei porque o avião teve que pousar ali e para onde não teria nenhuma intenção de voltar: Acapulco!

  • http://www.abrindoobico.com Marcie

    Taí: Berlim entra naquela lista do fui, mas preciso voltar, pra rever minha opinião. Tive uma experiência ruím lá e isso estragou bastante pra mim. Mas voltarei, sim.
    Beijing: estou contando os minutos que faltam para eu conhecer.
    Mas, de uma maneira geral essa blogagem está sendo boa para aumentar a lista dos lugares para onde quero ir…

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Alline, o Rio é a cidade maravilhosa por excelência. Altamente voltável!
    Helder, sabe q eu curto LA? Apesar dos carros.
    Lena, Caxambu é hors concours. :P
    Marcie, acho q vc vai curtir Beijing uma vez. É bacana, mas uma vez tá visto.
    Beijos a todos!

  • http://www.rotascapixabas.com Tiago dos Reis

    O que? Lucia Malla? De Vila Velha? Por opção??!! Que honra!!
    Onde estavam esses posts que você citou que eu não tinha lido antes!!!
    Uma capixaba ilustre na blogosfera!!
    Meu lado bairrista me fez eleger esse o melhor post da série #blogagem coletiva!! rsrs

  • http://www.ducsamsterdam.net Daniel Duclos

    Olha a reunião de capixabas aqui :D
    (Eu nasci em Vitória)

  • http://www.senzatia.com Carina-Senzatia

    Berlin e a melhor cidade alema na minha opiniao! Como nao conheco Caxambu e nem Beijing, vou ter de pagar pra ver. Beijos!!

  • http://scienceblogs.com.br/xisxis/ Isis

    Eu sofro da mesma síndrome! Quando volto de uma viagem, já planejo outra!

  • http://www.viaggiando.com.br/ Camila Navarro

    Nunca imaginei encontrar Caxambu nessas listas! hehe Estive lá há pouco mais de um ano e fui super bem atendida! Mas foi só um dia, então não visitei muitos lugares. Ainda assim eu não voltaria, por falta de atrações mesmo. Uma vez só já foi bom!

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Hahahaha, Tiago!! Obrigada pela “eleição bairrista”! :D
    Capixabas, unidos, jamais serão vencidos! :D
    Ih, ah lá, o Daniel tb chegou pra se juntar a turma da muqueca capixaba! \o/
    Carina, Beijing até vale pagar pra ver. Caxambu… sei não… :P
    Isis, essa síndrome é incurável, lamento informar. :)
    Camila, é como eu disse, se vai passar pela região, melhor ficar por Cambuquira ou São Lourenço… não perder tempo com Caxambu.
    Beijos a todos.

  • http://www.viagempelomundo.com Deise de Oliveira

    NY está na lista de todos! :) Nem precisa explicar! :)

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Deise, NY realmente dispensa explicações… :)

  • http://viajarepensar.blogspot.com/ Gustavo – Viajar e Pensar

    Oi Luciana,
    Legal achei que seria uma lista de super ilhas e praias para retornos eternos, rsrsr
    Tenho uma trava com China, desde meu voo com a Air China, o que deixa a China também bem atrás em meus planos.
    Mas Berlim na lista da turma está me deixando Curioso!
    E NY sem comentários.
    Beijão e muitas viagens para nós todos!!!

  • CarlaZ

    Não parava de rir com Caxambu! Não imaginava que alguém lembraria!
    Fui varias vezes na minha infância. Mas não pretendo voltar.

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Gustavo, há pontos na China q devem ser interessantíssimos, principalmente mais no interior, alguns parques naturais, por ex. O problema, em minha opinião, é Beijing. Fora a poluição abusiva da cidade.
    CarlaZ, alguém tinha q lembrar dessa hors concours do serviço turístico de qualidade duvidosa, né? :D

  • http://www.mikix.com Mirella

    Temos opinião diferente em relação a Beijing :) … eu gostaria de voltar sim e conhecer lugares que passei rápido demais, voltar a outro lugar da Grande Muralha, desbravar outros restaurantes e afins… Apesar da poluição (que odiei), a cidade deixou sua marquinha e esta na listinha do “quero voltar” :)
    AMEI você ter colocado Vila Velha, pois também coloquei Sao Carlos!!!
    bjs

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Mirella, a China é bacana. Apesar de Beijing. :D