1) O meu blog agora tem uma página no Facebook. Acho que facilita pros que gostam de acompanhar a vida virtual por lá. Curtam à vontade, sem moderação. :D

2) Um vídeo muito interessante sobre a história do CO2 atmosférico, que dá uma ótima perspectiva da sinuca de bico em que estamos nos metendo com as mudanças climáticas:


(Este post antigo discute um pouco as consequências desses números para a vida na Terra.)

Via Clastic Detritus no twitter.

3) 38 fotos de diferentes tipos de câncer de pele. Bem educativo. (Disclaimer: pessoas de estômago fraco, evitem clicar no link. Algumas imagens são meio… nojentas.)

4) Foi o Oscar quem me deu um toque: a Adriana vem postando sobre seu cruzeiro a Galápagos, viagem-sonho de muitos biólogos (eu inclusa). Já contou da Ilha Santa Cruz (os dois lados), das tartarugas gigantes de San Cristobal, dos leões marinhos da Ilha Espanhola, da Ilha Floreana, da Ilha Seymour Norte e da Ilha de Baltra (ou Seymour Sul). Se apaixonou pelo arquipélago. E me fez reforçar ainda mais minha vontade de visitá-lo um dia. Quem sabe…

5) Outra narrativa de viagem imperdível é a do Hélio, que está a bordo do veleiro Fraternidade, em velejada pelo Mar Vermelho. As primeiras impressões do Sudão já dão o tom geral de (re)descoberta da viagem, e seu diário de bordo é tão bacana que parece que a gente está lá, na proa do barco com ele. Eu, pelo menos, viajei junto.

6) Como sempre, o Obesity Panacea faz uma excelente análise. Bola da vez: como a obesidade, maior problema de saúde do Canadá, não vem sendo discutida na plataforma de nenhum dos candidatos à eleição por lá. As reflexões do Travis, embora sobre o Canadá, podem em sua maioria, ser extrapoladas para muitos outros países do mundo, infelizmente. Pros curiosos de plantão, eis o que a presidenta Dilma comentou sobre o tema em entrevista à ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

7) Um senhor nepalês de 82 anos, sem experiência em montanhismo, pretende ser nesta temporada a pessoa mais velha a alcançar o cume do Everest. Sério, para quem tem 30 anos esse é um feito incrível, que exige muita forma física, imagine no caso dele. Se conseguir, será algo para entrar não só no Guinness, mas para a história do montanhismo. Vamos torcer.

8) Fizemos sexta passada uma festinha aqui em casa pro pessoal do lab e de sobremesa, servimos um mousse de limão, cuja receita peguei lá no Homem na Cozinha. Foi um sucesso. Obrigada, Cobra, por compartilhar a receita com a gente!

9)

“As pessoas mudam os lugares e estes mudam as pessoas.”

PelamordeLeCorbusier, vão lá ler as reflexões da Ana Paula sobre cidades. É de uma beleza, lucidez e otimismo emocionantes. 

10) O que pode acontecer com um container quando ele é perdido do seu navio.

11) A fotografia sub começou aqui, em 1926, nas mãos de Charles Martin e William Longley. Com uma foto de um budião. Que ainda é, aos meus olhos, bastante artística. :)

(Aliás, aproveitem o passeio no site e vejam as outras fotos históricas sub da NatGeo. Ou a engenhoca para ativar um flash de magnésio na água. )

12) Tudo de bom sempre.