A Fernanda deixou um comentário outro dia aqui no blog pedindo dicas de MAUI. Estive na ilha no final de dezembro, e desde então planejo escrever sobre o passeio. O comentário da Fernanda foi o empurrão que faltava. Complementando a série “4 dias” (que já tem Oahu e Big Island), agora ficam aqui minhas dicas para 4 dias em Maui.

  

Windsurf em Ho’okipa, North Shore de Maui.

Antes de tudo, um porém: Maui é a ilha mais cara do Havaí. Prepare seu bolso para gastos e para se assustar com os preços. A gasolina mais cara dos EUA é vendida em Maui – e o preço da gasolina puxa todo o resto. Além disso, muitos milionários (e bilionários…) têm casa e/ou passam férias em Maui (ex.: Paris Hilton estava por lá quando fomos em dezembro), o que puxa os preços de tudo ainda mais para cima. Mas Maui foi “escolhida” pelo jet set famoso exatamente pelo que tem de mais interessante: sua natureza. As paisagens são impressionantes, suas praias estão entre as mais espetaculares do planeta e a vibe da ilha é totalmente relax. Para 4 dias por lá, atividades não faltam. E, como todo lugar onde o jet set frequenta, há style de sobra: excelentes restaurantes, hotéis e passeios. É impossível não se divertir em Maui, seja lá qual for seu estilo de viagem. Vamos ao guia.

(Mapa tirado daqui.)  

Chegada e acomodações:

Chega-se em Maui de 2 maneiras: cruzeiros que aportam em Kahului, cidade mais desenvolvida da ilha, ou de avião – há 3 aeroportos, um maior em Kahului, onde Hawaiian Airlines, Go! Mokulele e outras empresas maiores param, e 2 menores, um em Kapalua na costa oeste, que é basicamente só uma pista de pouso e onde só param a Island Air e jatinhos particulares; e um em Hana, que também é só uma pista de pouso para táxi aéreo e afins.

Em Maui, alugue um carro, pois o serviço de transporte público da ilha é razoável, mas não cobre toda a ilha, e deixa de fora locais-chaves de passeio. Se quiser se aventurar de busão, o passe de um dia de ônibus custa 2 dólares. Mas acho que você terá mais flexibilidade e aproveitará mais a ilha de carro.

*Para sugestões de acomodação, leia meu guia completo de hotéis em Maui.

Kaanapali, na costa oeste, foi a primeira área a se desenvolver em Maui, ainda em décadas passadas, então os resorts e hotéis ali refletem mais essa tradição. Os resorts mais novos estão em Wailea, que fica na costa sul e onde estão algumas praias e recantos mais “selvagens”. Para hospedagem, há inúmeras opções, mas não para todos os orçamentos – Maui é cara, lembra? Em dezembro, nós ficamos num hotel em Kaanapali, o Aston Kaanapali Shores, que tinha desconto ótimo para kama’aina (residentes do Havaí). Não-residentes penarão para pagar menos de 150 dólares por um hotel nesta área, mas podem encontrar se procurarem com afinco pelas promoções na internet. Em Wailea, no sul da ilha, espere pagar mais ainda como preço mínimo. Há pousadas interessantes em Lahaina, cidade de arquitetura pitoresca fofíssima que fica a uns 15 minutos de carro de Kaanapali. Eu achei o Best Western de Lahaina com uma arquitetura engraçadinha, cara de saloon de filme de faroeste, só que na beira da praia. Diferente. Ficar em Kihei é outra opção, um pouco mais barata, mas não menos interessante. Kihei está a meio caminho de quase tudo em Maui, então a localização é boa pra quem quer rodar a ilha toda. Da primeira vez que estive em Maui, ficamos em Kihei, na casa de uma amiga, e achei bem mão-na-roda a localização. As praias de Kihei são uma delícia e os parques à beira-mar ideais para um piquenique.

Uma das diversas praias em Wailea, a costa dos resorts.

Agora, se você quer curtir a Maui roots, do surfe e das galerias de arte mais alternativas, dos hippies e da natureza exuberante, aconselho a ficar pela costa norte. De Pa’ia a Hana, todo o litoral é recortado por baías lindíssimas. Pa’ia é uma cidade de artes, também cheia de pequens prédios históricos e com um movimento separatista havaiano forte, e se você quer experienciar a cultura do verdadeiro Hawaii (e não o dos folhetos de turismo), Pa’ia é uma boa opção de estadia. Eu não ficaria em Hana, por mais que adore lá. Talvez uma noite apenas, para não fazer aquela estrada perigosa ida e volta no mesmo dia. É muito contramão ficar em Hana, e só funciona como opção de hospedagem se você não quer sair de Hana pra nada, quer apenas aproveitar aquele pedaço da ilha.

Dia 1

Depois de chegar e se alojar, em geral com jet lag ainda, aproveite para descansar. Maui foi feita para relaxar, então nada melhor que uma caminhada light pelas ruas de Lahaina, para curtir o clima pitoresco local e se deixar levar por uma boa culinária. Há inúmeros cafés e restaurantes ótimos por ali. Se você chegou já de tardinha, escolha um local privilegiado à beira-mar para ver o pôr-do-sol na praia. Bares e restaurantes em Kaanapali ou em Lahaina soam como uma ótima opção. Entre eles destaco o restaurante I’o, que fica na beira da praia e tem um cardápio que valoriza os alimentos produzidos localmente – as beterrabas o’o cozidas com macadâmia, queijo feta e pesto são divinas e me levaram de volta às memórias de infância, da minha mãe fazendo suco de beterraba antes da praia. (Cheguei ao I’o via este blog só de restaurantes em Maui.)

Cafés e restaurantes aconchegantes não faltam em Lahaina.

 Agora, se você chegou cedo de manhã e está no pique total, aproveite o dia para conhecer as praias do sul. Dirija até o La Perouse Bay, bem ao sul, onde grupos de golfinhos rotadores costumam se agregar. A estrada até lá é bem asfaltada até Makena, onde ficam diversos resorts, mas depois estreita e piora, passando pelo meio de um campo de lava. É proibido se aventurar andando por esse campo de lava, porque o terreno é instável e afiado – e afinal, se você vai a Maui para ver lava… melhor repensar sua escolha e visitar a Big Island, né? Este caminho até o La Perouse Bay tem diversas reentrâncias de praia, e dá pra parar e curtir cada uma delas sem pressa. Na maior parte, a visibilidade é incrível e a fauna não decepciona. Nós paramos em Ahihi Bay e fizemos um snorkel sensacional – e olha que no dia em que fomos estava meio nublado… Mas tinha peixe à beça, e logo na beiradinha corais saudáveis, muito bonito. Se você tem certificação de mergulho autônomo, um(a) companheiro(a) de mergulho e uma bandeira, pode alugar tanques apenas e cair na água pra fazer scuba por ali mesmo. Vimos diversas pessoas em Ahihi se preparando pra cair mais fundo na água. É um ótimo point de shore dive.

Aproveite que já está no sul mesmo para comer em um dos ótimos restaurantes da área de Wailea, boa parte deles dentro de resorts. Prepare-se para pagar mais caro por um almoço ou janta aqui, mas para ter uma experiência mais inesquecível ainda.

Parceria Malla: Faça sua reserva de hotel em Maui pelo Booking.

Parceria Malla: Reserve seu carro alugado em Maui pela RentCars.

Dia 2

Comece o dia muito cedo – mas muito cedo MESMO, entre 3 e 4 da manhã! – e faça a subida até a cratera do Haleakala para ver o nascer do sol. É dos passeios mais famosos para quem está em Maui, no top da lista de qualquer guia que se preze. De carro, gasta-se pelo menos 1h subindo, por isso precisa sair cedo se quiser chegar à tempo de ver o nascer do sol. Mais: se quiser ir para o por-do-sol especificamente, precisa reservar online com antecedência, caso contrário não entra no parque até às 7 da manhã. O valor da entrada é de US$1,50 por carro.

 

Nascer do sol na cratera do Haleakala.

O Haleakala é um vulcão dormente cuja área virou parque nacional e fica aberto 24h por dia, todos os dias do ano. Lá em cima no topo há diversos observatórios e telescópios da Universidade do Havaí e uma vista das mais espetaculares do mundo, do sol nascendo no Oceano Pacífico e da cratera mais pirante do planeta – a cratera é pra lá de lunar, com um terreno árido, aparentemente “sem vida” e com solos nos mais diversos tons de vermelho, sépia e marrom. É indiscritivelmente sensacional. Mas há um porém: o cume do Haleakala é dos lugares mais frios do Havaí e às 6 da matina pode se tornar gélido (nevou recentemente lá, pra vocês terem uma idéia), portanto leve um casaco grosso. Quando eu fui, não acreditei que fazia tanto frio e fui só com um casaco de moleton. Ainda bem que minha amiga conhecia bem o lugar e levou um edredon no carro, just in case. Resultado: paguei mico. Fiquei andando enrolada no edredon o tempo todo.

Silversword, a planta que só existe no Haleakala. Na foto, florida. 🙂

Depois do sol nascido, aproveite que está lá em cima e curta um pouco o parque. Se for entre junho e setembro, aproveite a oportunidade única de ver as flores da silversword, planta que só existe na cratera do Haleakala e que nesse período mostra sua super-exótica florada. Aliás, o ecossistema do parque é todo único, e lá também dá pra ver o nene bird, ave havaiana endêmica ameaçadíssima de extinção. Dá pra fazer trilhas pelo parque, dentro da cratera. Outra opção também bacana é este tour: subir o Haleakala de madrugada em van, passear no cume, e lá em cima alugar uma bicicleta para descer todo o rampão vulcânico de bike. São 28 milhas, e pra baixo todo santo ajuda…

É possível passar o dia inteiro visitando este parque, e eu faria isso. Mas se só o nascer do sol é suficiente pra você, aproveite a tarde para visitar alguma das fazendas da encosta do Haleakala. A mais diferentona é a Ali’i Kula, uma fazenda de lavanda, que oferece tours temáticos. Mas há também fazendas de café, abacaxi, etc. Há tours guiados em boa parte delas.

Dia 3

Mas você veio a Maui para curtir o mar, certo? Então hoje é dia de cair na água. Comece o dia fazendo um tour até Molokini, uma cratera submersa que fica a 4 km da costa sul, entre Maui e a ilha de Kaho’olawe. No trajeto até Molokini, você estará navegando num santuário de baleias jubartes e entre dezembro e abril, é quase certo que você verá uma jubarte pelo caminho, já que ali é um dos pontos de maior agregação de baleias de todo o Havaí.

Algumas maravilhas que você vê snorkelando em Molokini…

Molokini é um verdadeiro aquário natural, repleto de corais saudáveis, visibilidade assustadora e dá pra ver todos os peixes representativos da fauna havaiana. É perfeito para snorkel, considerado um dos melhores points de todo o Havaí, e se você for de mergulhar, pode cair com tanque no “backdoor”, que é na parte de trás do arco da cratera. Os tours para Molokini saem de manhãzinha de Kihei, de Makena ou do píer de Ma’alaea. Nós fomos com a Pacific Whale Foundation, uma ONG que cuida das baleias jubarte. Eu gostei. Eles têm um barco enorme para mais de 100 pessoas – apesar da multidão, o tour é tão bem organizadinho que nos locais de parada você nem percebe que tem um monte de gente com você. Dá pra ir só a Molokini ou combinar o passeio com outros tours offshore – nós fomos a Molokini e depois snorkelar na ilha de Lanai, que fica pertinho de Maui, e eu recomendo esse passeio se você é “da água”, porque o visual da costa de Lanai visto do mar vale a pena, além da Shark Bay, onde o snorkel foi feito – com esse nome, dá pra imaginar por que eu escolhi fazer esse passeio, né? 😀

Cenas do costão de Lanai, onde a gente fez um snorkel excelente.

O ponto “negativo” (se é que você acha negativo nadar entre peixes coloridos, ver baleias etc.) é que esse tour que inclui Lanai leva quase o dia todo. Se você tem poucos dias, talvez seja o caso de só fazer o passeio até Molokini (que é FUNDAMENTAL) e voltar antes do meio-dia, para poder aproveitar outra praia/costão à tarde. Neste caso, eu sugiro dirigir na direção noroeste, passando Kaanapali.

Depois de Kapalua, o costão se torna espetacular, com paisagens dramáticas de penhascos, muitas ondas e um mar de azul intenso incomparável. Destaque para as baías de Napili, Oneloa e Honolua. Esta costa é bastante desenvolvida, há pousadas e bed & breakfasts (a preços de Maui, entenda-se) e em Kapalua você encontrará um mega-resort de golf à beira-mar lindíssimo, com um sítio arqueológico havaiano em frente. Nestas baías todas dá pra mergulhar e/ou surfar, dependendo da época do ano que você vá e das condições do tempo.

Um dos muitos vales da estrada da costa oeste de Maui.

Se você for do tipo mais aventureiro ainda (e estiver num carro com tração nas 4 rodas e com combustível extra), vale a pena continuar na estrada depois de Honolua até Kahului do outro lado da cadeia montanhosa. A estrada vai pela beira da praia, tem uma vegetação muito exuberante, paisagens lindíssimas e inspiradoras, mas é muito perigosa, de pista única em boa parte e escorregadia. No dia que fomos, choveu, e as condições ficaram mais perigosas ainda. Mas o visual compensa DEMAIS. No meio da estrada, entravada em uma das encostas, fica o vilarejo de Kahukuloa, que me lembrou um pouco a paisagem do Cinque Terre (é, eu viajo na maionese às vezes…). Ali não tem posto de gasolina nem restaurante, só uma igrejinha pitoresca no fundo do vale e um trailler vendendo shave ice e refrigerante. Mas vale a parada, porque a vista é espetacular.

Dia 4

É dia de conhecer o North Shore de Maui. Assim como em Oahu, é ali que se concentra a galera do surfe. Mas aqui há outra dimensão para “o surfe”, já que é neste pedaço de ilha que está Jaws (ou Pe’ahi, o nome local do point). Se você é surfista de qualquer ponto do planeta, já ouviu com certeza falar de Jaws, a praia com as ondas mais monstruosas do mundo – o nome vem dessa monstruosidade toda.

Jaws quando o bicho pega.

Em dias que o swell bate de verdade, Jaws pode ter ondas de até 120 pés. Pra cair na água ali, tem que ser Surfista com S maiúsculo, com coragem de sobra. O vídeo abaixo, de um dia com ondas de aproximadamente 50 pés, mostra um pouco do que estou falando:

Chega-se até o point do surfe com jetski ou helicóptero (em caso de resgate), porque o costão é de pedra. Aos não-surfistas, o espetáculo também é bonito: lá de cima dá pra ficar admirando esses filhos de Netuno enfrentarem as ondas. Para chegar até o costão de Jaws, pega-se uma estradinha de terra que sai da Hana Road. Não há sinal algum indicando o local – precisa se informar localmente como chegar, por incrível que pareça, ou seguir por GPS (coordenadas 20°56′36″N 156°17′52″W). É um desses segredos mal-guardados que todo mundo conhece e os havaianos insistem em deixar com esse clima de “escondidinho”.

Antes de Jaws, você pode visitar Pa’ia, o distrito de arte. É área mais hippie e roots de Maui, e tem várias galerias de arte.

Depois de Jaws, tome um remédio contra enjôo e faça a estrada pra Hana. É uma estrada super-curva, que segue pela linha costeira até a cidade de Hana, onde mais praias lindíssimas te esperam, reentrâncias rochosas de tirar o fôlego, assim como cachoeiras fenomenais. É para mim o passeio por costa mais lindo do planeta, suplantando inclusive o Big Sur californiano. A cada recanto, uma visão diferente, mais deslumbrante que a anterior. Faça uma parada nas Seven Sacred Pools, um sítio arqueológico havaiano, e caminhe pelas cachoeirinhas, o visual é imperdível de lindo.  UPDATE 2017: Esta área do Sacred Pools está fechada a visitação por tempo indeterminado.

4 dias em Maui

Seven Sacred Pools encontram o mar, na costa de Hana.

Hana é um must-go de Maui, e se você quer aproveitar direito, como o local merece, precisa de pelo menos um dia inteiro. Reserve tempo para esse passeio inesquecível. Eu acho que Hana fecha com chave de ouro uma visita a Maui. Deixa aquele gostinho de paraíso na boca, que é o que a maioria que vem ao Havaí quer ter, né?

Cratera de Molokini vista do ar.

**************

E aos que se animaram com este guia… Aloha Maui! 🙂

Tudo de bom sempre.

**************

P.S.: Infelizmente por uma falha técnica no cartão de memória da nossa máquina, nós perdemos quase todas as fotos da nossa viagem a Maui em dezembro passado, incluindo aí as fotos da costa oeste (lindíssima!) e da área do La Perouse Bay – ainda bem que pelo menos sobraram as mais importantes, as fotos sub de Molokini e Lanai, pra contar um pouco da história! Tive que improvisar boa parte deste post com fotos da nossa primeira viagem a Maui em 2003 e com minhas fotos meio capengas tiradas com a (argh!) câmera do iPhone. Nada como ter uma boa desculpa para voltar a Maui: refotografar os locais prediletos e adicionar no futuro a este post! 😀 Fica a promessa. 😉

UPDATE 2017: Muitas viagens a Maui depois… algumas fotos da costa oeste (e de outros lugares) inseridas no post. 🙂

P.S.2: Se este post lhe ajudou no planejamento da sua viagem ao Havaí e você gostaria de contribuir para a manutenção deste site, use este link ou reserve seu hotel usando este link do booking (recebo uma microcomissão a partir dele). A blogueira agradece seu interesse e colaboração! 🙂


Booking.com

  • Mari Campos

    Tá lindo o post! Aliás, excelente toda a série dos “4 dias”. E eis aí o “problema”: já vi que não posso emendar o Havaí com uma viagem aos States – preciso de uns 15 dias SÓ de Havaí! 😉

  • 15 dias no mínimo! Mas amigas têm desconto especialíssimo no “albergue Malla”, então dá pra economizar em Oahu… 😉

  • Maryanne

    Ainda bem que o Hawai nao é tao longe assim. Mas vou precisar muito mais tempo do que esperava. Lindo post, super util tb. bj

  • Edu Kopernick

    Sensacional! Post perfeito, cheio de dicas para quem se programa pra viajar! inveja e sonho puros para quem não tem… tipo eu!

  • Lena

    Se perdendo as fotos a gente já baba, imagine se elas estivessem todas aí?? Muuuuita vontade 🙂
    Agora conta: depois de descer as 28 milhas do vulcão, de bike, com ajuda do Santo, como sobe? 😉

  • Oscar

    Nossa que paraiso hein!!
    O Hawaii é muito lindo.. O Post esta extraordinario..
    Bjs

  • Lucia Malla

    Maryanne, e eu estou te esperando aqui qqer dia desses… 🙂
    Maninho, vc tb é convidado de honra, sabes disso há décadas!
    Lena, sobe de van (o tour engloba a van até o topo, felizmente, hehehehe!). Assim é só curtição…
    Oscar, 🙂 🙂 🙂
    Beijos a todos!

  • Allan

    Dava pra escrever um livro. Mas eu discordo que seriam necessários 15 dias para conhecer o Hawai: precisaria de uns dois, três anos. 🙂
    Pecado pelas fotos, mas como vc prometeu, vai ter que voltar.
    Beijocas

  • Cynthia

    Que saudade! Adorei o post… vc está se superando como guia 😉

  • Guta

    Faz um tempo que ajudei um amigo a planejar uma viagem pelo Havai e Maui foi um dos lugares que mais me surpreendeu pela natureza e lado mais intocado da natureza do Havai! Ou seja, lindo e obrigatorio!! rs
    Na volta, as fotos do observatorio me surpreenderam muito ( e pelo frio que ninguem imagina que faça no Havai.Casacão e luvas no minimo!
    Agora só fico na dúvida (não tendo 15 dias pelos menos para ficar no Havai, infelizmente), qual das ilhas é melhor desbravar, em 1 semana? Fico na duvida entre Oahu e Big Island! O q vc acha?
    bjus

  • marketing digital

    Que lugar dos sonhos!!!!

  • Oi Lucia, parabéns pelo blog!
    Irei passar 14 dias no Hawaii e estou em dúvida entre Maui e Big Island? Qual das duas você acha mais legal? Pretendo passar 3 ou 4 noites em uma delas.
    O restante irei ficar em Kauai e Oahu.

  • Lucia Malla

    Oi Juliano, depende muito do seu estilo de viagem. A Big Island é mais “selvagem”, com o vulcão ativo onde vc pode ver lava (se no dia houver lava escorrendo). Maui já é mais relax, estilosa. Ambas têm paisagens lindíssimas, tanto em terra quanto embaixo d’água. Se vc quer curtir bons hotéis e restaurantes, acho Maui mais adequada – embora tb tenha passeios espetaculares, como Hana, Haleakala, costa oeste etc. Mas se vc quer curtir passeios inusitados (vulcão ativo, cachoeiras enormes, praia de areia verde, mergulho perto de um sítio arqueológico, ver golfinhos e baleias, subir no observatório astronômico no topo do Mauna Kea, etc.), acho q o ideal seria a Big Island.

  • http://www.camposdojordao.inf.br Pousadas em Campos do Jordão, neste inverno traga sua familia e venha passear em uma das cidades mais bonitas do brasil, venha para campos do jordão

  • Oi Lucia,
    Em Maui tem algum point para ir a noite, como uma rua de restaurantes e lojas?

  • Oi Juliano, em Lahaina vc acha mais restaurantes e lojas. É o melhor point para passear à noite, em minha opinião. Há bons restaurantes em outras áreas da ilha, mas à noite acho q é mais gostoso andar por Lahaina mesmo.

  • Cicinha

    Comecei lendo sobre Maui, duas horas depois já li tudo sobre o Havaí, parece uma amiga íntima narrando histórias recheadas de paisagens, emoções que penetram nos olhos e tocam fundo no coração.
    Amei seu blog, suas viagens e a narrativa cativante e espontânea que envolve o leitor como se ele ouvisse os próprios pensamentos.
    Vc adorava Criminal Minds? Eu traduzia a série até a 4ª temporada, bons tempos do hobby anônimo e o agradecimento sincero.
    Vc conquistou mais uma leitora ávida de relatos emocionados e cheios de detalhes.
    Aloha!
    Cicinha

  • Oi Cicinha! Muito obrigada pelas palavras! Sim, eu AMO Criminal Minds, sou fã de carteirinha mesmo, e que legal saber q vc traduzia a série! Fique à vontade para viajar quando e o quanto quiser por aqui, a casa está sempre de portas abertas aos amigos e bons de coração! 🙂
    Aloha!

  • Priscila

    Olá lucia, estou lendo seus posts sobre o Hawaii e estou adorando suas dicas…
    Eu e meu namorado estamos planejando de ir em abril.. Temos 12 dias e estamos pensando em fazer Oahu – 3 dias, Kauai – 4 dias e Maui 5 dias… Vc acha que está bacana?
    Trocamos Big Island por kauai, acha uma boa escolha?
    se puder nos dar dicas eu super agradeço!!!
    Obrigada
    bjs
    Pri

  • Oi Priscila, acho q está de bom tamanho, sim. O Hawaii tem coisa pra fazer por meses e meses, mas uma visita de 12 dias já será super-aproveitada, fique tranquila. Trocar a Big Island pelo Kauai significa basicamente trocar o vulcão pela Na Pali Coast. Eu sou suspeita, pq adoro vulcões, mas tb amo a Na Pali, então se vc curte penhascos, fez uma boa opção, sim.
    As dicas que tenho estão neste post e espalhadas pelo blog. Se vc for mais específica, posso te ajudar mais. 🙂
    Bjs.

  • Priscila

    Oi Lucia, já praticamente decorei todas as suas dicas!!! Meu guia ja está cheio de post its com as suas dicas…
    vamos ser mais especifica, eu adoro praias mais desertas e menos turisticas;; vc conhece algumas nesses ilhas que eu vou?!
    outra coisa, vc conhece o AirBNB, site de acomodações?? Acha uma boa idéia alugar uma casa ou hotel é mais interessante?
    Obrigada novamente.
    bjs
    pri

  • Praias mais “desertas”:
    Oahu -> Waimanalo Beach (lado leste) ou Yokohama Bay (lado oeste).
    Maui -> praias depois de Wailea
    Kauai -> Polihale e as prainhas da Na Pali Coast
    Conheço o AirBnB, mas nunca usei, então não posso avaliar na prática se é bom ou ruim. Alugar casa em geral compensa se vc vai ficar mais de 5 dias num lugar, em minha opinião. Com uma estadia tão curta, acho que um hotel é mais tranquilo…

  • Márjore Cabral

    Olá Lucia… gostaria muito de saber como voi pr lá… tipo, saindo de sao paulo, qual o voo, e em que cidade eu desço. Em muai tem aeroporto? ou eu preciso de outro meio pra chegar lá… toh precisando tando dessas informaçoes… meio com urgencia… muito obrigada!!!

  • Márjore, de São Paulo pra algum ponto nos EUA (Houston, NY, Los Angeles, Dallas, Atlanta, Miami…) e de lá pra Kahului, que é o aeroporto de Maui.

  • Lucia Chaves Haracemiv

    Lucia, adorei seu blog, com detalhes sobre medida para quem está indo para o Havaí. Eu, meu marido e nossos 3 filhos (6, 15 e 17 anos) chegaremos em Kahului Maui no dia 10/07 e partiremos por Honolulu no dia 25/07. Só estamos com essas passagens compradas, pois não decidimos o tempo entre ilhas ainda, nem mesmo os hotéis e carro.
    Lucia você sugere que façamos 3 ou 4 ilhas. Maui, Big Island e Oahu ou devemos incluir Kauai?
    Ao mesmo tempo em que não queremos perder tempo em aeroportos para deslocamento entre ilhas, não queremos deixar de conhecer o que é imperdível.

  • Lucia Chaves, com 15 dias daria tecnicamente pra visitar as 4 ilhas (3-4 dias por ilha). Mas se vc não quer correria, escolha 3 ilhas e curta bastante.

  • Silvia Girolami

    Cara Lucia Parabèns pelo blog, sou Silvia de São Paulo e estou indo para Maui dia 12 maio e gostaria de saber uma indicação de agencia de aluguel de carro e tb aonde deixar a mala grande pois depois vou seguir para Honolulu e etc etc . Grata Aguardo

  • Oi Silvia, há 2 aeroportos em Maui, ambos bem pequenos, e não tem área para deixar mala (pelo menos não me lembro de ter visto em nenhum dos 2). Você terá que carregar a mala, ou deixar no porta-malas do carro. Para aluguel de carro, há diversas locadoras no aeroporto, como Alamo, Budget, Thrifty, Enterprise…

  • RêAouila

    oi, Lucia! Adorei seu blog.Eu e meu namorado estamos indo agora dia 01/06, ficaremos 6 dias em oahu e 5 em Maui.Como sou uma pessoa q sinto fome o tempo todo(como de 3 em 3h!!!rs), queria dicas sobre restaurantes dos lugares. Li alguns q vc postou e já coloquei no meu roteirinho! Se tiver mais, por favor me indica??
    Nas praias temos q levar tb bebida? Lá não tem nada onde possamos compra, não é?
    Se tiver mais dicas agradeço muito!!
    To contando os dias já!!
    Obrigada!!
    Renata.

  • Oi Rê! Em Oahu, tenho uma lista dos meus 10 restaurantes prediletos:
    Mas há muitos outros, que não entraram na lista. Por exemplo, uma passadinha na Shirokyia, pra comprar quitutes japoneses to-go, a hamburgueria Kua’aina, o Island Burgers no Ala Moana, a galinha hulihuli vendida na beira da estrada em Waimanalo…
    Em Maui, nós fomos a uma pizzaria em Kaanapali, chamada Pizza Paradiso, e também no restaurante mexicano em frente. Ambos bem gostosinhos. A pizzaria é mais delivery, mas como aquela é a área dos hotéis, é uma boa pedida comprar e levar pro seu hotel. O Cheeseburgers in Paradise de Lahaina tb é bem divertido, tem uma decoração ótima. Em Lahaina há melhores opções gastronômicas.
    Nas praias tem que levar bebida, porque dependendo do isolamento da priaa, não há muita coisa por perto – e sempre tendo que caminhar um pouco, pq comércio alimentício direto na areia da praia é proibido. Nas praias próximas às cidadezinhas, acho que não precisa tanto levar bebida, como Kihei, Kaanapali, Kahului.

  • Mayara

    Oi Lúcia,
    Amei o post, estou indo para Mauí por 3 dias apenas e o post está me ajudando muito a decidir o que priorizar.
    Estou indo sozinha e ficarei em hostel, voce acha que compensa pagar por tour para os pontos chaves ao inves de alugar carro?

  • Oi Mayara, a resposta é: depende do tour. Por exemplo, o tour pra ver o nascer do sol no Haleakala e voltar de bicicleta montanha abaixo deve valer mais a pena que visitar de carro, porque você terá o componente bike no tour. Já pra dar a volta do lado oeste da ilha, não tem tour que o faça, assim como pra ir nas praias mais isoladas ao sul de Kihei. Dá pra pegar um tour pra visitar Hana também, mas a estrada é tão cheia de curvas, que eu prefiro pessoalmente ir de carro, parando quando quiser pra dar uma respirada… Por que vc não tenta alugar carro 1 ou 2 dias, deixa um dia de deslocamento por conta do tour? É uma opção.

  • Mayara

    Muito obrigada Lúcia!
    Acho que essa será mesmo a melhor opção, inclusive financeiramente, já que sou menor de 25, e temos aquelas amáveis taxas que são maiores que o valor do aluguel do carro.
    Estou amando o blog, não consigo parar de ler. Você está sendo praticamente minha guia de viagem 🙂

  • Lara

    Oi Lúcia,
    Adoro seu blog, tenho lido bastante porque vou ao Havaí em setembro e estou bem animada. Você e os demais leitores poderiam ma ajudar a tomar uma decisão? Vou ficar 6 dias em Oahu (na verdade são 7, mas eu não conto o dia da chegada), 4 dias na Big Island e tenho 2 dias sobrando. Você acha que devo acrescentar esses 2 dias em Oahu ou vale a pena ir a Maui? Se a opção for por Maui, pensei em fazer a estrada p/ Hana no dia da chegada e no dia seguinte fazer o passeio p/ Molokini. Mas estou realmente em dúvida, pq parece que Oahu tb tem muita coisa legal…

  • Oi Lara, eu nao pensaria 2 vezes em ir pra Maui. Porque 6 dias em Oahu já são bem suficientes pra bastante coisa. Maui é tão linda… Faça como vc está pensando: no 1º dia em Maui a costa de Hana e no 2º dia um passeio a Molokini. É uma excelente opção. 🙂

  • Lara

    Obrigada, Lúcia. Vou seguir seu conselho! Estou até pensando em deixar só 3 dias na Big Island e 1 a mais em Maui, ai, que difícil! Acho q 3 dias é tempo suficicente p/ subir no Mauna Kea, curtir o parque dos vulcões e tomar um bom café, certo? De qualquer forma, está decidido: iremos a Maui sim!

  • Lucia Chaves Haracemiv

    Lucia embarcamos hoje (escrevi para vc em abril, quando estávamos planejando)… E vamos seguir os seus roteiros como nosso guia. Muito obrigada de coração. Seu blog é o mais completo e prático que encontramos sobre o Havaí, e pra facilitar, em protuguês. Você tem muito talento… Sinta-se abraçada por toda a nossa família….

  • Oi Lucia, obrigada pelo feedback e pelas palavras gentis! Fico feliz que tenha aproveitado as dicas! Aproveite bem a viagem!! O tempo aqui está lindo, sol, sem chuvas, muito surf no South Shore,… verão a todo vapor!
    Aloha e até breve! 🙂

  • Lara

    Oi Lúcia, cá estou com mais uma perguntinha… Estou às voltas com a reserva do hotel em Maui. A coisa mais importante para mim, num hotel, é a localização. Mesmo estando de carro, gosto de sair à pé a noite, olhar a cidade e as pessoas. Onde vc indicaria? Penso que Lahaina seja o melhor local, é isso mesmo? Algum ponto específico? Ou vc sugere outro lugar?
    Ah, tenho mais uma pergunta sobre a Big Island. É que no meu roteiro, posso colocar 1 dias a mais em Maui ou na Big. Pelo que li, acho que vou preferir Maui, mas andei pesquisando bem e gostaria de ouvir sua opinião. No dia da chegada na Big Island, vamos fazer o passeio do Mauna Kea Summit Adventures. No dia seguinte, a idéia é fazer o parque dos vulcões. Acontece que o retorno do Mauna Kea é tarde da noite e pelo que vi no google maps, a ilha é bem grande; isso significa que teremos que ficar hopedados o mais próximo possível do parque dos vulcões. Mas aí tem outro problema: são quase 3 horas de carro do aeroporto de Kona até o parque e nosso vôo sai na manhã do dia seguinte, de Kona. Por isso talvez seja necessário colocar esse dia a mais na Big… Mas e se eu trocar o vôo p/ sair de Hilo? Isso costuma ser fácil nas companhias americanas?
    Desculpe tantas perguntas, é que quanto mais eu leio, mais tempo eu quero ficar em cada ilha, é uma escolha bem difícil!
    Obrigada!

  • Lara, se vc gosta de sair à noite e curtir a cidade, vc está certa: Lahaina é melhor mesmo. Há um hotel um pouco maior no final da praia, o Lahaina Shores Beach Resort. Dá pra ir à pé dele pro centrinho de Lahaina e curtir os restaurantes, galerias, praças, etc.
    Com relação ao seu dia a mais, eu colocaria na Big Island. Não porque Maui não mereça, mas porque eu acho puxada essa correria de Kona-Hilo. Para o passeio no Mauna Kea, vcs saem de onde, Hilo ou Kona? Porque sair do Mauna Kea tarde da noite, cansado (o ar rarefeito cansa bastante a gente lá em cima), e ainda ter que dirigir bastante… é puxado. Dá pra fazer, mas é puxado. Vc pode trocar o vôo pra sair de Hilo, é possível – a Hawaiian Airlines faria isso com mais facilidade que as demais companhias aéreas que servem as ilhas. Se vcs decidirem pelo dia extra na Big Island, dá pra ir com calma do Mauna Kea para Kona (ou se hospedar na Waikoloa coast), e depois ir de Kona pra Hilo, passando pelas praias do sul, e o dia extra seria então usado para esse trajeto, que é muito bonito também. Aí vcs ficam o dia seguinte no Parque dos Vulcões, com tempo de folga pra aproveitar tudo. 🙂

  • Lara

    Lúcia, vc é 10! O roteiro que vc sugeriu é ótimo, eu acho mesmo que na Big Island ficaria corrido demais, muito cansativo. No ano passado, fui obrigada a fazer uma correria p/ ir de Solvang p/ Los Angeles, era noite, chegamos tarde e muito cansados. Prefiro ver menos coisas e aproveitar melhor o que der pra ver. Afinal, sempre podemos voltar!
    Muito obrigada pela dica do hotel em Lahaina, ficaremos lá sim.
    Vc tem alguma sugestão de B&B na região do parque dos vulcões?
    Por falar em B&B, há um muito especial em Monterrey, Califórnia (na verdade, ele fica em Pacific Grove). Estive lá ano passado e recomendo muito. Talvez vc já conheça, mas preciso dizer que a experiência é única! Vale a pena. Chama-se The Old St. Angela Inn.
    Tenho uma dúvida sobre o Kauai, também sobre hotel. Vc tem alguma indicação em Kapa’a? Estamos pensando em ficar por lá.
    Fique à vontade p/ mover esse post p/ outro lugar do site, é que achei que seria um pouco inconveniente colocar uma pergunta em cada link diferente…
    Muito obrigada!

  • Oi Lara, tem uma pousada/B&B que o Henrique indicou quando ele foi pra Big Island, chama-se Chalet Kilauea Inn, e fica em Volcano, que é a cidadezinha mais perto da entrada do Parque dos Vulcões. Ele curtiu bastante o hotel; eu não conheço, então não posso avaliar.
    No Kauai, em Kapa’a, um bom hotel, sem muita frescura, é o Courtyard Kauai at Coconut Beach, da rede Marriott. Eles têm boas promoções. O Islander on the Beach tb parece ser tranquilo.
    Sua sugestão de b&b em Monterey está anotada! Pra minha próxima visita ao meu aquário favorito do mundo… 😉
    Aloha!

  • Lara

    Oi Lúcia, Aloha!
    Então.. seguindo suas dicas maravilhosas, troquei a passagem de volta (Hawaiian) p/ sair de Hilo, foi bem simples, já está confirmado!
    Andei lendo que a Island Air é problemática… é isso mesmo? Até li seu post sobre aquela viagem em que o vôo atrasou e ainda fez uma escala. Estou comprando as passagens entre as ilhas na Hawaiian ou na Go!, fique com receio da Island. O que vc acha?
    Li também que em Maaui há 2 luaus muito bons, o Old Lahaina Luau e o The Feast at Lele. O Rough Guides sugere este último, o Frommer’s sugere o primeiro. Claro que a sua opinião sempre é muito bem-vinda!
    Obrigada!

  • Oi Lara, digamos que a Island Air é uma experiência antropológica… cabe a vc decidir se curte essas coisas nas suas férias ou não. 😉
    Tanto a Hawaiian quanto a Go! são mais confiáveis que a Island Air. A Hawaiian é um pouco melhor que a Go!.
    Sobre os luaus em Maui, eu só ouvi falar do Old Lahaina Luau por uma amiga, e ela gostou. Passamos em frente a ele uma vez, e estavam rolando danças havaianas típicas, com um jantar típico tb, ao pôr-do-sol. Enfim, parecia como todos os luaus: uma experiência que vale a pena pelo menos uma vez na vida. 🙂
    Espero ter ajudado.

  • Lara

    Hahahahahah!!! “experiência antropológica”, adorei!
    Obrigada, Lúcia. Qdo voltar da viagem, deixarei meu feedback aqui, com certeza.

  • Paulo santos

    Ja conheco Oahu a Big Island estou indo a Maui em dezembro e gostaria de saber se tem transporte maritimo entre as ilhas,
    abs

  • Paulo, apenas cruzeiro. Sai de Honolulu aos sábados e vai a Maui, Big Island e Kauai. Dura 1 semana, chegando de volta a Honolulu no sábado seguinte.

  • Thiago

    Olá Lúcia! Venho acompanhando o seu blog há muito tempo e gostaria de agradecer por todas as informações postadas detalhadamente sobre o Hawaii. Não é fácil encontrar um material tão rico e detalhado sobre esse paraíso. Parabéns mesmo!
    Vou passar 16 dias em 3 ilhas (Honolulu, Maui e Kauai, respectivamente) juntamente com dois amigos, todos com 23 anos, naturais de Brasília, do dia 23/11 ao dia 08/12.
    Estamos indo para a nossa terceira viagem juntos. Já li todos os posts e informações relacionadas às 3 ilhas que vamos visitar, mas a medida em que começamos a montar o roteiro, nos deparamos com algumas dúvidas..
    Como o nosso orçamento é Muito curto (foi assim em todas as trips até agora), nós damos MUITO mais importância aos passeios, tours, atividades locais e à cultura do local, do que à culinária/gastronomia (apesar de fazer parte da própria cultura do lugar), hospedagens e mordomias em geral. (não nos preocupamos nem um pouco meeesmo com isso).
    E no Hawaii isso tende a se aflorar ainda mais, haja vista a infinidade de tours que provavelmente iremos fazer.
    Gostaríamos de saber se você tem informações sobre a possibilidade de turistas acamparem nas 3 ilhas. Existem Camping em Oahu, Kauai e Maui?
    Caso não haja, quais os lugares mais baratos (ou com o melhor custo/benefício) para se hospedar nessas ilhas?
    Em Honolulu existem alguns Hostels (albergues), mas mesmo assim estão com um preço fora do nosso orçamento =/
    Será que algum morador da ilha nos sede o gramado do quintal da casa pra gente acampar? hahahah
    Grande abraço aqui da secura de Brasília para vocês aí da paradisíaca ilha do Pacífico =D

  • Oi Thiago, existe sim a possibilidade de acampamento. Em boa parte dos parques estaduais e municipais, vc pode acampar. Entretanto, precisa ter um permit, que é adquirido depois de preencher um formulário no site e pagar uma taxa. Eu fiz um comentário outro dia sobre isso no post-guia de Oahu, dá uma lida lá pra vc entender melhor como faz.
    Vc vai ter que olhar no site de cada ilha, adquirir o permit, etc. para poder acampar. Ou ir a um camping. Em Oahu, no North Shore, existe pelo menos um com certeza, o Camp Mokuleia.
    Como alternativa ao camping, há albergues e pousadas. No North Shore vc pode encontrar algo mais barato, embora devo dizer que a época que vc vem é quando a temporada de ondas começa a pegar fogo, e o North Shore fica lotadaço de surfistas… o que puxa o preço das coisas pra cima.
    Aloha!

    • Marisa

      Olá Lucia, tudo bem? Adorei o post , muito util mesmo. Minha filha está morando em Maui por 3 meses e vamos visita-la em junho, vamos ficar 13 dias. Como ela está trabalhando em um escritorio vamos ficar a maior parte do tempo curtindo Maui mesmo com ela após o trabalho mas teremos um final de semana (5a a tarde, sexta, sábado e domingo de manhã) para irmos a Big island ou Honolulu …. Aí está a dúvida, O que escolher? Aguardo sua preciosa opinião. Marisa

      • luciamalla

        Oi Marisa, depende do seu estilo de viagem. Se vc quer mais “aventura”, quer ver a lava do vulcão, etc. eu pensaria em ir pra Big Island. Mas se vc está mais a fim de ver um pouco da cidade, fazer compras, mas sem perder de ir numa boa praia, Oahu é a melhor opção. 🙂

  • Bia Brasil Yamada

    Amei este post de Maui. Estou indo para o Havaí em Novembro. Ficarei 5 dias em Oahu, 4 no Kauai e 5 em Maui. Vou ler tudo aqui com muita atenção!!
    obrigada

    • luciamalla

      Obrigada, Bia! Leia com atenção, e aproveite sua viagem! 🙂

  • Anna

    Oi Lucia! Amei o blog!!! Altas dicas detalhadas sobre a ilha!! Vou precisar!! ;]
    Bom, estou decidindo ir dia 14 de Jan. agora pra ficar uma semana. Minha grande duvida é quanto ao tempo, já q mtos me falam q nesse período chove bastante por lá, e talvez não seja recomendavel. Vc q foi no final de Dez., o q me diz? Compensou? Dá pra curtir o Hawaii nessa época do ano?
    Estou pensando em ficar em Kahului, no hostel Banana Bungalow por recomedaçao, já q vou sozinha e o hostel oferece serviço de tour pela ilha.
    Outra duvida: Vc sabe me dizer se em Kahului o clima é mais seco e mais seguro quanto às chuvas? E caso tenha outra regiao mais favoravel quanto ao clima, vc saberia me dizer qual(s) e se existem outros hostels com mesmo serviço de tour pela ilha?
    E em Kahului tem restaurantes ou cantinas com comida mais barata?!
    Bom, desculpe o interrogatorio, é minha primeira viagem ao Hawaii e sozinha, só estou procurando saber se o clima estragaria minha tão sonhada viagem!
    Obrigada e parabens ao blog!

    • luciamalla

      Olá Anna! Esse período é realmente um pouco mais chuvoso no Hawaii; em compensação, há uma infinidade de arco-íris, já que a chuva é mais uma garoa, e quase sempre vem acompanhada de sol. Sobre Kahului: está do lado que chove de Maui. Eu acho a cidade em si não tão atrativa, mas está próxima de várias áreas bem bacanas da ilha, como a subida pro Haleakala, a Hana Road e a costa do lado oeste, que é lindíssima. Eu diria que Kahului é uma boa base para quem quer rodar Maui. Sem dúvida, mais favorável quanto a clima seria Lahaina e Kaanapali, pela localização das duas, na área mais seca da ilha.
      Espero ter ajudado. Aloha!

  • Ana

    Oi Lucia! Tudo bem? Estou indo passar 4 dias em Maui e com muita dificuldade de encontrar um hotel mais simples com preços mais acessíveis, sem ser grandes resorts… algum para me indicar? Parabéns pelo blog! Mahalo!

    • luciamalla

      Acabei de te responder no outro tópico, mas em Maui o Maui Seaside Hotel, em Kahului, deve ser beeeem simples e barato, como a maioria dos hotéis da rede Seaside são. Aloha!

  • Bia Midosi

    Lucia, o carro para eu alugar em maiu deve ser um 4×4. Se não for, vou perder muita coisa boa?
    Bj e obrigada pela força, vc tem ajudado muito…

    • luciamalla

      Te respondi no post do Kauai, Bia. 🙂

  • Flávia

    Oi Lucia!
    Vou passar 3 dias em Honolulu e terei apenas 1 dia para conhecer outra ilha.Estou em dúvida entre Kauai e Maui.Porém pelo que li Kauai tem a logística bem difícil e como sé tenho 1 dia acho que ficaria difícil certo?Em qual dessas ilhas aproveitarei mais, tendo apenas 1 dia?Acho que seria em Maui.O que você me recomendaria conhecer ?Se for a Maui pensei em ir a Molokini e em algum outro lugar.Daria para fazer Molokini com a estrada de Hana?
    Pretendo me hospedar em Lahaina para curtir a noite.
    Suas dicas têm sido bastante valiosas.

    • luciamalla

      Oi Flávia, Molokini + Hana. Que dá pra fazer, dá. Mas fica corrido que só… A estrada de Hana é super-curva, vc leva um bom tempo para dirigir nela, por conta das curvas. Se você fizer o primeiro passeio que sai pra Molokini, de manhã cedinho, volta em torno de 10am, e aí pode começar a subir pra Hana. (Almoce antes pelo caminho, pq na estrada de Hana não há praticamente nada depois de Pai’a.) Aloha!

  • Ana Paula

    Oi Lucia, o que vc escolheria conhecer Maui ou Kauai? Eita divida boa ne!!!

    • luciamalla

      Oi Ana Paula, depende do seu perfil viajante… 😉

  • Natalia

    Oi Lucia, estou indo com uma amiga para Maui em Junho. Li seu blog e adorei as dicas!! Estamos escolhendo onde ficar. Os hotéis que estamos gostando mais ficam na costa oeste. O que você acha? Nós não vamos alugar carro. Como fazemos para fazer os passeios? Os hotéis tem pacotes, guias? Vamos ficar 6 dias e queremos aproveitar ao máximo!! Cachoeiras, muita praia, boa comida, lugares mais exóticos,… Vale a pena conhecer outra ilha ou ficar os 6 dias em Maiu? Gostaria muito de mais dicas!!

    • luciamalla

      Oi Natalia, nós tb ficamos sempre na costa oeste, é onde ficam a maior parte dos hotéis e resorts em Maui. Sem alugar carro, eu tentaria ficar num hotel que tenha um “escritório” de agência de viagem dentro, pra facilitar o passeio pra vc. Dentro do Aston Kaanapali sei que a Expedia tem um office. Com 6 dias, eu ficaria em Maui e curtiria ao máximo a ilha! Dá pra vc fazer passeios de 1 dia pra outras ilhas, tipo bate-volta, mas montaria base em Maui. Aloha!

  • Caroline Frizzo

    Olá, Lucia! Parabéns pelo teu site!!! Já naveguei bastante e, junto com meu marido, estamos planejando a nossa viagem com as tuas dicas de passeios,…Também já vimos vários comentários teus sobre a Califórnia, show! Gostaria de te pedir uma ajuda quanto á localização para ficarmos e hoteis. Vamos para o Hawaii no início de junho, a ideia é 4 dias em Oahu e 3 em Maui e alugaremos carro para fazermos os passeios por conta própria. Gostamos de ficar perto da praia, mas com possibilidade de ir a restaurantes e bares caminhando. O que achas de Waikiki em Oahu e Lahaina em Maui? Tens outras sugestões de localização nestas ilhas? Não pensamos em Resorts até mesmo pelo preço.Tens dicas de hoteis tipo 3 estrelas bem localizados?
    Obrigada e mais uma vez parabéns!!! Carol

    • luciamalla

      Olá Caroline! Acho as duas opções, Waikiki e Lahaina, ótimas. Estão perto dos bons restaurantes, com bons hotéis e com atrações interessantes. Em Lahaina, há o Lahaina Shores, que é bom, e em Waikiki, há diversas opções para todos os bolsos, e pertinho da praia tem o Aston Waikiki Circle, que tem boas referências e não é tão caro. Aloha!

      • Caroline

        Olá, Lucia! Muito, muito obrigada pela atenção! Aloha!

  • Daniela

    Oi Lucia! Sei que você já leu isso mil vezes, mas parabéns pelo site! É sensacional! Eu e meu marido estamos indo pro Hawaii no final de junho. Pensamos em ficar 5 dias em Oahu e mais 4 em outra ilha. Aí está o dilema! Não temos espírito tão aventureiro para fazer grandes trilhas. Queremos boas praias e bons lugares para snorkel. Oahu já praticamente definimos o roteiro com as suas dicas. Já li muuuuito aqui, mas continuo na dúvida! Pode me ajudar com prós e contras?! Obrigada!

    • Daniela

      Esqueci de dizer: estamos em dúvida entre Maui e Big Island. Mas se tiver outra sugestão será muito bem-vinda!

    • luciamalla

      Olá Daniela, todas as dicas especiais que tenho estão no blog. Na página-guia do Hawaii tem diversas sugestões de passeios: http://luciamalla.com/hawaii
      Sobre sua dúvida de que ilha: tanto Maui quanto a Big Island têm ótimas opções de snorkel e boas praias. Maui é um pouco mais cara, e a Big Island é mais selvagem, mas por ser maior, requer mais tempo pros deslocamentos. Como vc fica 4 dias, daria pra dividir a Big Island em 2 dias no lado de Kona e 2 dias em Hilo. A Big Island tem o vulcão ativo, que eu particularmente acho o mais interessante pra quem vem conhecer o Havaí. Mas 4 dias em Maui tb dá pra vc curtir muita coisa, e conhecer os principais passeios da ilha. Aloha!

      • Daniela

        Muito obrigada pelas sugestões! Você sabe se existem mini cruzeiros que levam de uma ilha pra outra no mesmo dia ou só aqueles de uma semana por várias ilhas?

        • luciamalla

          Oi Daniela! Só de uma semana inteira mesmo… não tem mini-cruzeiros, infelizmente. Mas tá aí um filão do turismo aberto a ser explorado… 🙂

  • Julia Gaio

    Oi Lucia, passeio por aqui há um mes p organizar minha viagem ao Havaí.
    Vamos eu e meu marido, já temos as passagens e falta definir em q ilhas ficar.
    É quase certo que fiquemos no Hilton Village (Honolulu) mas a dúvida é como dividir a estadia entre Oahu e Maui. Como chegamos dia 10/04 à tarde, será um dia light. Nossa saída será 17/04 à noite, então estou contando 6 dias e “meio”. Pensamos em ficar 2 dias em Maui. As dúvidas são:
    Vale à pena ficar 3 dias em cada ilha?
    É arriscada a volta de Maui no dia da saída de Oahu? (nesse caso, invertemos a idéia inicial e começamos por Maui)
    E fácil pegar o avião p Maui ou precisamos reservar com antecedência?
    Pelo que vi por aqui, pensei em ficar em Lahaina e o q mais me chamou atenção foi Jaws, Hana, Molokini, Haleakala(nascer do sol). Sobre essa trilha de bicicleta, vc acha tranquila p 2 pessoas de 53 e 64 anos, não sedentárias?
    Me perdoe o monte de perguntas,mas o q nos faz te procurar é a credibilidade q vc passa, justamente por não ser agente de turismo.
    Um gde bjo, parabéns pelo blog!
    Julia Gaio

    • luciamalla

      Oi Julia, respondendo às suas questões:
      – Eu não acho arriscado a saída de Oahu no mesmo dia da saída de Maui. Contanto que você deixe umas 2 horas entre os vôos para ter uma respirada na conexão, o resto é tranquilo.
      – Reserve com antecedência. As passagens aqui no Hawaii entre as ilhas costumam esgotar com facilidade, principalmente em fins de semana e feriados. Fora que reservando com antecedência você consegue melhores preços…
      – A trilha de bicicleta é só descida. Se vcs dois têm equilíbrio suficiente para manter a bicicleta estável em descida (é tudo asfaltado), então não tem problema algum. O Haleakala é um grande “rampão”, então mesmo a descida não é tão íngreme. Leve um casaco grosso porque no cume do Haleakala a temperatura costuma ser abaixo de zero.
      Muito obrigada pelas palavras gentis! Eu realmente só tento passar um pouco do amor que tenho por essas ilhas pras pessoas. Que bom que também seja útil! 🙂
      Aloha!

  • Cristiane

    Oi lúcia, tenho apenas 1 dúvida!

    Em janeiro acontece a Meia Maratona de Maui, e gostaria muito de fazer, queria saber como fica o clima nesse periodo, pois depois da prova gostaria de aproveitar o passeio e ficar uns 5 dias, vale a pena se for frio?

    • luciamalla

      Oi Cristiane, janeiro é inverno mas não é muito frio, não. Dá pra pegar praia de dia – mas eu tb não deixaria de trazer um moletonzinho pra de noite, pq bate um vento friozinho às vezes na beira-mar. O único lugar onde vc vai sentir realmente frio é no topo do Haleakala, se quiser visitar lá. A temperatura chega a abaixo de zero, então prepare-se bem.

  • Julia Gaio

    Oi Lucia, estamos em Oahu! Por uma confusão c passagens stby perdemos a reserva de Maui, então resolvemos cancelar tudo por lá p não aumentar o prejuízo. Fiquei triste mas passou.
    Estou seguindo suas dicas e hoje vamos a Pearl Harbour. Esperamos um dia menos nublado p north shore.
    Estamos no Hilton Village, c carro alugado o q nos facilita.
    Hoje tomamos café num pub esquisito, numa esquina onde ficam as marinas e rimos muito da escolha trágica! Pedi p trocar o café q estava frio ,a mulher jogou o meu pela janela, no jardim e serviu outro… perguntei o q era spam e ela veio c um pedaço de fiambre retirado do prato de outra pessoa e me deu na boca p provar!! Parecia uma daquelas garçonetes piradas de filme americano. Faz parte !
    E o show do Polynesian cultural center é, como me pareceu, o melhor da ilha?
    Bjo, aloha !!!

    • luciamalla

      Oi Julia, o Polynesian eu considero o melhor luau da ilha, sim. Pelo menos tem um pouco mais de coisas que os demais… muito divertida essa história do seu café da manhã! Mas viajar é isso, né: ter histórias engraçadas e curiosas pra contar depois. 😀
      Espero que tenha curtido o Hawaii! 🙂

      • Julia Gaio

        Adoramos Oahu Lucia!! E já estamos programando a volta c os filhos p explorar mais as ilhas e ,com certeza,curtir Maui!!!
        O Polynesian é muito interessante;o projeto em si, engajando os jovens universitários, e o show “Ha Breath of Life” muito bonito!! Descobri q somos ignorantes em relação à cultura dessa região, e ADOREI as caretas nas danças de Aotearoa. Agumas vezes me confundi com a sinalização das estradas (alugamos carro), embora no geral fosse fácil.Por exemplo,só descobrimos Chinaman’s hat qdo o guia do ônibus no caminho p o Polynesian nos mostrou.Enfim, obrigada pelas dicas, pelo blog esclarecedor,e pela simpatia!! Bjo!

        • luciamalla

          Oi Julia, fico feliz que vc tenha curtido! Eu que agradeço pelo feedback e pelas palavras gentis! Aloha!

  • Leo

    Aloha Lucia. Viajei para o Havaí com minha esposa e utilizei muitas dicas do seu blog. Parabéns. Ajudou muito. Assim como você, também gosto de mergulho e snorkel. O Havaí é um lugar fantástico. Foram 14 dias bem bacana. Lua de mel de 20 anos de casado. Colocarei os mergulhos no Havaí entre os melhores que já fiz. Visitei Oahu, Maui e Big Island. Mahalo.

    • Oi Leo! Fico felicíssima em saber que ajudei na sua viagem de alguma forma. 20 anos! Que legal!! Obrigada por vir aqui deixar seu feedback! E aloha sempre! 🙂

  • michelle

    Oi Lucia!

    Estamos planejando 9 dias no havai. E estamos pensando em honolulu e maui. Qual voce recomenda ficar 5 noites? Outra coisa. onde é melhor ficar me maui e honolulu?

    kapalua ou Kaanapali? e em honolulu? beijos e obrigada!

    • michelle

      oahu né? rsss

    • Oi Michelle, eu ficaria 5 noites em Oahu, para aproveitar bem as diversas opções que Honolulu oferece. Em Maui, eu prefiro ficar em Kaanapali, mas ambas são próximas, não tem taaaaanta diferença assim. Kaanapali é mais perto de Lahaina, que é legal de passear, talvez por isso prefira Kaanapali. Em Honolulu, Waikiki é o bairro com a maior variedade de opções de estadia, para todos os gostos e bolsos. Acho que é a melhor pedida. Aloha!

  • Júlia Esmanhoto

    Oi Lucia, parabens pelo blog, super interessante com informacoes de fato relevantes! Estou com uma super duvida e queria pedir sua opiniao: vou ficar agora em setembro 3 dias em Honolulu (Waikiki) e mais 7 dias em Maui (de la pretendo viajar para Kauai e para a Big Island…se estiver MUITO motivada, porque chego no Havai depois de 10 dias no Japao. A minha principal duvida, entre varias, e a respeito do hotel em Maui. Acabei de reservar pelo Booking.com o Fairmont mas estou na duvida se realmente vale a pena pagar tanto dinheiro assim para ficar la. Vc acha que vale a pena? Tem outras opcoes pe na areia e charmosas, com servico legal? Obrigada pela atencao, abracos, Julia

    • Olá Júlia, o Fairmont é um resort de luxo em Wailea, a costa de Maui onde ficam os resorts mais bacanas. É uma área bem bacana de Maui, mas em geral mais cara. Há opções mais baratas também pé na areia, pros lados de Kaanapali – mas são resorts mais simples, tenha isso em mente. Aloha!

  • Thaís Marques

    Olá, estou adorando o blog.
    Gostaria de saber se encontro tempo quente em baixa temporada e quais meses.
    Só tenho 5 dias p/ curtir o Havaí.
    Ah, e será q existe a possibilidade de eu ir com passagens de ida e volta já garantidas??

    • A baixa temporada é entre setembro e novembro, e abril e maio. O tempo nesse período é bom, sim, Thaís. E você consegue viajar com passagem de ida e volta comprada, sem problema algum.

  • Renato

    Oi Lucia, obrigado pelas dicas nos posts ! Mas tenho uma dúvida sobre o cruzeiro . . . Vc tem alguma informação mais atualizada ? Vale à pena mesmo ? Achei os valores meio altos se comparados aos valores das passagens aéreas entre ilhas … Lí divesos comentários negativos …. Vou ficar 17 dias entr 20/out a 4/nov …. Tenho receio dos lugares ficarem cheios na chegada do navio ….. Obrigado !

    • Olá Renato, das informações que tive de amigos que fizeram esse cruzeiro, os lugares ficam sim lotados com a chegada do navio. Inclusive, muitos recomendam marcar os passeios com antecedência, porque na hora só sobram os mais caros. A info mais atualizada que tenho é que o cruzeiro continua saindo todo sábado de Oahu – o preço é o mesmo. Particularmente, eu acho que com 17 dias vc consegue fazer uma viagem muito mais interessante indo de ilha em ilha voando… e com o tempo que quiser para aproveitá-las. Aloha!

  • Fabíola Velozo

    Oi Lucia!
    Parabésn oelo blog e pelo post, demais!
    Pergunta, quanto tempo de Jaws até Hana? Dá pra voltar no mesmo dia?

    • Fabíola, dá pra voltar no mesmo dia, sim. Mas vá cedo pra Hana, pra poder fazer as várias paradas sem pressa.

  • renato

    legal esse blog..se puder visite o meu:

    http://praiashawaii.blogspot.com,br/

  • renato

    FIZ UM BLOG DO HAWAII TB!! muito legal

    http://praiashawaii.blogspot.com.br/

  • Sebastiao

    Olá, Lucia!
    Eu e minha esposa estamos lendo seu blog desde o ano passado. Muito legal!
    Nós vamos ao Havaí em maio/2014 e estamos em dúvida de onde nos hospedar em Maui. Estamos quase reservando o Royal Lahaina. Vc conhece? Pensamos também em nos hospedar em Kaanapali. Entre os dois locais, qual vc recomendaria? Ou você não recomendaria nenhum dos dois locais?… rsrsrsrs
    Obrigado.
    Sebastiao

    • Olha, Lahaina tem mais coisas para fazer, Sebastiao. Eu normalmente fico em Kaanapali porque os preços de hotéis lá tendem a ser um pouco melhores, mas se você encontrar um bom preço num hotel em Lahaina… eu ficaria lá. Ou em Black Rock, que é na cara de um dos melhores points de snorkel de Maui. 🙂

      • Sebastiao

        Oi, Lucia!
        Vc indicaria algum hotel específico em Kaanapali e em Black Rock?
        Sem querer abusar, mas já abusando… rsrsrs
        Você acha que vale a pena fazer o Road to Hana com alguma empresa dessas de turismo que te leva de van (passeio de dia inteiro)? Sinceramente, não sei se dou conta de fazer por conta própria num dia só…
        Mais uma vez, obrigado!!

        • Oi Sebastiao, em Kaanapali, eu gosto do Aston, que é mais barato e confortável. Em Black Rock, fica o Sheraton, que é muito bom tb!! A estrada pra Hana é realmente tortuosa e se você não curte dirigir em muita curva… melhor ir com o tour. É possível fazer num dia só, mas requer que você não passe mal com as curvas e gerencie bem o tempo das paradas. Aloha!

  • Sebastiao

    Oi, Lucia!
    Vc indicaria algum hotel específico em Kaanapali e em Black Rock?
    Sem querer abusar, mas já abusando… rsrsrs
    Você acha que vale a pena fazer o Road to Hana com alguma empresa dessas de turismo que te leva de van (passeio de dia inteiro)? Sinceramente, não sei se dou conta de fazer por conta própria num dia só…
    Mais uma vez, obrigado!!

  • Giovana Pessatto

    Oi Lucia, adorei sua experiencia! Estamos indo em março para Maui , sabes me informar se tem barcos toda hora de Honolulu para Maui ou sugere outra cidade para desembarcar de aviao.Obrigada

    • Não existem barcos entre Maui e Honolulu, Giovana.

  • Felipe

    Parabéns pelo Blog, pela atenção, pelos detalhes relatados, enfim, nota 10!!

    Eu tentei encontrar algum comentário ou relato que respondesse a minha dúvida integralmente, talvez, se eu juntasse informações de locais variados eu conseguiria solucioná-la rs. Mas para não haver dúvidas…

    Eu e minha esposa vamos para o Havaí em Outubro/2014, disporemos de 14 dias, sendo que devemos, obrigatoriamente, usufrui os dias apenas de 2 formas, ou 7 e 7 ou 14. Isso se dá pois iremos através de um pacote de viagens (RCI). Outra restrição é que, infelizmente, não poderemos ficar em Oahu.

    O que realmente curtimos é conhecer praias (tanto com ondas como sem ondas), preferencialmente que dê para se chegar de carro. Definitivamente amamos praias!! E gostaríamos de conciliar com barzinhos e agitos a noite. Qual seria a sua sugestão? Pelo o que eu li e dada as minhas restrições, seria 7 em Kaui e 7 em Maui, mas quais as cidades que têm mais agito a noite nessas ilhas?
    Big Island não se encaixaria no nosso perfil? Pois existe a possibilidade de não conseguir ficar em Maui, aí teria que ser 14 dias em Kauai ou 7 em Kauai e 7 em Big Island (qual cidade?) qual opção seria melhor dado o nosso perfil?

    Obrigado.

    • Olá Felipe, eu não conheço o seu perfil integral, mas posso dizer que entre Kauai, Big Island e Maui, sem dúvida Maui é a que tem mais vida noturna – mas não espere muita coisa… Em Lahaina, principalmente, ou nas áreas de resorts (Kaanapali e Wailea). A Big Island funciona melhor para quem quer conhecer o vulcão. Tem praias lindas também, mas as distâncias são bem maiores. Kauai e Maui têm praias acessíveis de carro que são lindíssimas também. Em Maui, não deixe de fazer a estrada pra Hana. Aloha!

  • AC

    Caramba, super detalhado esse post! MUITO obrigada! Eu nao costumo fazer comentarios pela internet, mas agora tive que comentar. Post completo!

    • Muito obrigada pela honra do comentário, AC!! Aloha! 🙂

  • Lara

    Olá Lucia!

    Tudo bem?
    Eu e meu esposo, juntamente com minha filha de 7anos estamos pretendendo ir em MAIO 2015 ao Hawai. Em Oahu ja meio q desisti, pq os hotéis tem valor e lotação alta. Pretendo ficar ou em Lahaína ou Kona. Te pergunto, se eu quiser conhecer Waimea e Pipeline estando nesses dois lugares, fica muito difícil?
    O aéreo de uma Ilha pra outra é tranquilo ou nao? Conseguimos ir e volta no mesmo dia? Consigo chegar em Oahu e achar um hotel para uma pernoite apenas num caso de ter q ficar?
    Muito obrigada!E por favor, qualquer outra sugestão de roteiro, aceitarei muito bem! Até mesmo outro lugar q vc sugira para ficarmos!
    Obrigada, Lara

  • Carla

    Oi Lucia, em final de setembro eu e meu marido vamos passer 4 dias em Oahu e 4 em Maui, seguido seu roteiro, mais alguma dica?

    • Oi Carla, nada além do que já publiquei aqui no blog…

  • Lara

    Oi Lúcia,
    Irei ao Hawaii pela segunda vez em setembro – maravilha! – e tenho uma dúvida sobre o passeio na cratera do Haleakala. Você acha que ir ao nascer do sol é fundamental? O visual é muito diferente das outras horas do dia? Sei que é uma pergunta subjetiva, mas gostaria de ouvir sua opinião a respeito. Outra coisa: as trilhas do parque são sinalizadas ou os percursos são abertos? Obrigada!

    • Olá Lara, não acho que o visual seja assim tão diferente, não… só a iluminação que muda. Em outras horas tb é mais vazio, talvez dê pra arpoveitar com mais tranquilidade. Quase todas as trilhas são bem sinalizadas, exceto aquelas mais “radicais”. Aloha!

  • Sara Santos

    Ola Lucia, estamos pensando em ir em setembro e conhecer as 4 ilhas, porem fazer o básico de tudo e o que tiver no caminho. 2 dias Kauai: Na Pali (helicóptero ou barco) e no outro dia Waimea Canyon e algumas praias // 2 dias e meio Big Island: Vulcão + Mauna Kea + praias // 2 dias e meio Oahu: Waikiki + Hanauma Bay + Pearl Harbor + North Shore // Maui: praiaaa (rss) descansar!!!
    Muita loucura meu roteiro??? vou cansar muito e não vou aproveitar?

    • Olá Sara, você vai cansar MUITO. Principalmente na Big Island, com 2 dias ir ao Mauna Kea e ao Parque dos Vulcões e aproveitar praia… acho que vai ficar uma maratona total. Em Oahu, acho que você terá que escolher, porque Pearl Harbor é passeio pra dia inteiro, assim como North Shore. Mas… boa sorte! Se conseguir ver tudo, avise-me. 🙂 Aloha!

  • carlos costa

    MUITO BOM O ROTEIRO EU VIVI ESSAS MARAVILHAS ESTIVE AGORA ,
    RECENTEMENTE EM AGOSTO DE 2014 REALMENTE UM PARAISO ACONSELHO SENSACIONAL

  • Luciane

    Lucia seus posts sao otimos! Mas ficou uma duvida: em uma viagem de 9 dias, vc acha que é cansativo ficar em 3 ilhas? Esta troca troca de hoteis e avioes é sossegado ou pode ser ruim?
    Minha ideia é ir de 23/12 a 31/12/14. Qual é a sua sugestao? Somos um casal de gostamos de muitas coisas: sossego, agito, praia, montanha, e queremos aproveitar o maximo! Agradeço sua ajuda! Bjo

    • Olá Luciane, acho cansativo, sim, 9 dias visitando 3 ilhas. Neste caso, acho ideal ir a duas. A troca de hotéis e aviões é sossegada, mas os passeios podem ser bem cansativos, e você terminará não vendo direito as ilhas em si com apenas 3 dias. A Big Island em 3 dias, por exemplo, é extremamente cansativa. Fiz isso recentemente com amigos, adultos, e não recomendo. Precisa pelo menos uns 5 dias lá para aproveitar bem o que a ilha tem a oferecer.

    • Olá Luciane, acho sim, cansativo visitar 3 ilhas em 9 dias. A Big Island, por exemplo, requer pelo menos 5 dias para ser vista a grosso modo – que dirá realmente conhecê-la… Recentemente fui a Big Island com amigos passar 3 dias, e foi super-corrido, achei que cansou demais. A troca de hotéis e aviões nem é tão problemática, acho que mais os passeios mesmo, que são muito variados, podem cansar. Espero ter ajudado. Aloha!

  • mauro

    Oi lucia. Estou aproveitando suas orientações para montar roteiro para viagem de 15 dias que farei em julho/15 com a esposa e 2 filhos já rapazes. Além de Oahu, ficarei em Maui e Kauai. Não consegui chegar a uma conclusão sobre qual das ilhas seria mais legal para fazer um passeio de helicóptero ( a grana só vai dar p/ um). Qual sua opinião pessoal sobre o melhor voo?

    • Olá Mauro, o Kauai, sem dúvida. É onde o passeio de helicóptero é mais “necessário” digamos, porque você não consegue “entender” o que é a Na Pali Coast direito se não vê-la pelo ar. 🙂

  • mauro

    Valeu Lucia. Obrigado. Então tá decidido. Vou fazer o voo em Kauai. Tens alguma indicação de empresa?

    • Oi Mauro, a Safari e a Blue Hawaiian costumam ser bem boas… Eu tentaria primeiro numa delas. Aloha!

  • Rovana S

    Lucia bom dia. Estamos indo pro Hawaii em agosto, temos 13 dias inteiros lá. É uma viagem de família/ casal, vou eu e meu namorado, mais meus pais e meu irmão…os jovens todos em torno de 35 anos. A dúvida é se ficamos em hotel ou vale mais a pena alugar um ap. Penso em fazer Oahu, Maui e Big Island mas fiquei muito na dúvida entre deixar só Oahu e Maui. Também fiquei na dúvida entre Kauai. Meu namorado é surfista e quer conhecer os pontos de surf em first place…
    obrigada desde já.

    • Olá Rovana! Com 13 dias e 5 pessoas, talvez alugar um apartamento seja realmente mais em conta. Alguns hotéis aqui têm a opção “apartamento” com vários quartos, para famílias ficarem juntas, e você pode reservar direto com o hotel, em geral o preço fica mais em conta. Em 13 dias, dá para você visitar 3 ilhas – uma delas vai ficar meio corrido, mas dá. Só lembrando que agosto é época de surfe no South Shore, e os points famosos de surfe do North Shore estarão provavelmente todos… super-flat. Em compensação, dependendo do swell, o sul pode ser incrível também. Espero ter ajudado. Aloha!

      • Rovana

        Obrigada Lúcia! E qual a distribuição de dias vc recomenda? Tb não sei os pontos nas ilhas para pegar hospedagem.
        E south shore não é legal?

        • Olá Rovana, Há points de surfe em todas as ilhas, portanto você sempre terá essa opção. Como você vem na época do South Shore (que é legal, sim, mas as ondas são menores), eu visitaria a Big Island, Maui e Oahu. Reserver 5 dias para a Big Island, 5 dias para Oahu e 4 dias para Maui, acho que está de bom tamanho. Oahu fique em Waikiki; Maui em Kihei ou Lahaina; e Big Island, em Kona. Espero ter ajudado.
          Aloha!

  • João Paulo

    Boa noite Lucia, vou para o Hawaii em maio/16, terei apenas 5 dias 🙁
    Vc acha viável ficar 2 dias em Oahu, 2 dias Big Island e 1 dia Maui? Ou indica apenas duas ilhas? Abs e parabéns pelo Blog

  • Carlos Henrique Presti

    Lucia,
    Estou planejando uma viagem em Outubro deste ano para o Hawaii.
    Será minha primeira vez e tenho 10 dias disponíveis.
    Estava pensando em conhecer as tres ilhas (Big island, Oahu e Maui). Compensa realmente fazer as 3 ou é melhor fazer somente as duas primeiras?
    Outubro é um bom mês para visitar as ilhas?

    • Oi Carlos, outubro é o mês mais barato de se visitar o Havaí – mas não espere pechincha, porque isso nunca acontece aqui. É possível conhecer as 3 ilhas, sim, com 10 dias de viagem. Entretanto, já te aviso que a Big Island é enorme, e em 3 dias você vai correr bastante… talvez escolher 2 ilhas apenas? Aloha!

  • Carol Jardim

    Lucia, entre Muai e Big Island, qual ilha voce sugere?

    • Oi Carol, depende do que você gosta de fazer… a Big Island tem mais atividades, mas é maior. Se tempo for curto, Maui é mais jogo. Aloha!

      • Carol Jardim

        Iremos ficar 4 dias e meio em oahu e 3 dias e meio em outra ilha. Gostaria de ver praias calmas e de agua cristalina. Mas ainda, temos que considerar que o orçamento está apertado. Agradeço desde já a ajuda.

  • JBliesener

    Oi, Lúcia, PARABÉNS pelo seu blog. Já aproveitamos os nossos 4 dias em Oahu e agora estamos em Maui – também durante 4 dias. O seu blog ajudou muito e gostamos de todas as suas dicas.

    Só dois comentários sobre Maui:
    1) O I’o fechou. Mas tem dois restaurantes ótimos aos lados. Fomos no pacific’o, que é do mesmo dono que o I’o. Bem sofisticado, muito bom mesmo, com os preços correspondentes.

    2) Hoje subimos no Haleakala. Saímos 4h30 de Kihei, já era tarde. Chegamos na entrada do parque às 5h30 (US$ 15 por carro, independentemente da quantidade de pessoas), e ficamos meia hora na fila. Chegamos no estacionamento de cima só às 6h15 e o sol já tinha nascido. Não considerei que pode ter fila na entrada, acho bom colocar no planejamento…

    • Oi JBliesener! Muito obrigada pelo feedback e pelas atualizações! Vou atualizar o post, e deixar mais claro sobre a entrada no parque. Mas sabe que ultimamente, nas últimas vezes que fui a Maui, tenho preferido visitar o Haleakala durante o dia? Exatamente para evitar esse tumulto do nascer do sol. Fiquei meio incomodada da última vez com a barulhada e o converseiro que fica lá em cima… até escrevi sobre isso: http://www.luciamalla.com/blog/2014/01/o-som-silencio.html
      Aloha! 🙂

  • Dolyca Rocha

    Obrigada! Por tantas e tão boas informações! Sonho ir ao Havai, Maui. Porem minha viagem além de passeio será para fazer um work shop com o Dr.Ihaleakala Hew Len, curador e xamã muito famoso. Ele é co-autor do livro Limite Zero do Joe Vitale. Tem informações especificas para este tipo de turismo para estudos com ele? Mais uma vez, obrigada.

  • Paula

    Oi, Lucia! Muito legal seu blog! Um dos únicos onde encontrei posts realmente cheios de informações sobre o Havaí. Eu e meu marido conseguimos passagens para junho, ficaremos 12 dias. Pensamos em ficar 2 dias em Kauai, 3 dias em Maui, 3 dias na Big Island e 4 dias em Oahu. É possível? Ou você acha que fica muito corrido? Abraços e parabéns pelo blog! 🙂

    • Olá Paula, obrigada pelos elogios! Olha, 3 dias na Big Island eu acho muito corrido. Fiz exatamente isso em 2014 com amigos, e foi uma loucura, muita correria. 4 dias para a Big Island é o mínimo que consideraria. Aloha!

  • Marcia Abrita

    Olá Lúcia !
    Sempre acompanho o viagem na viagem do bóia e foi por lá que fiquei sabendo de vc !
    Estou indo para Maui daqui a duas semanas !!!!!Estou em Chicago e fico por lá uma semana .
    Já li tudo por aqui e ,se vc tiver algo a mais para me dizer …Pois já vi que vc sabe tudinho do Havai!
    Acho que as baleias Jubarte não vamos ver né. ..
    Vc ainda mora aí ?
    Em qual ilha ?
    Um abraço e desde já agradeço qualquer dica atualizada que tiver .

    • Olá Marcia! As baleias só começam a chegar aqui em outubro/novembro… Infelizmente você não as verá. Mas há outras coisas bacanas a fazer em Maui, pode ficar tranquila. Ainda moro aqui, em Oahu (onde fica Honolulu). Uma boa viagem para você. Aloha!

  • Lilian

    Ola Lucia, parabéns pela iniciativa do blog e pelas inúmeras e valiosas dicas que tem ajudado tantos turistas brasileiros!!! Estou indo com meu marido para o Hawai agora em outubro/2016, nossa estada sera de 11 dias/12 noites. Pensei em dividir 4 dias em Oahu, 4 dias em Maui e 3 dias em Kauai. Ja descartamos Big Island pois sera muito cansativo e nao somos tao fas de vulcao para enfrentar essa maratona. Tenho algumas duvidas e agradeceria imensamente sua atencao. Primeiro, em Oahu vale a pena dividir duas noites em waikiki e 2 em North Shore? Em Maui compensa tambem dividir a estada entre duas praias? Segundo, eu tenho receio de ter problema com diferença de altitude, nunca fui para machu picchu por exemplo, mas ja li que muitas pessoas passam mal com dificuldade de respiracao, nauseas, dor de cabeca, vertigem e etc…. eh comum as pessoas terem esses sintomas no Hawai? tem algum passeio que seria melhor evitar? Li tambem que em Kauai tem muito penhasco, sao muitos mesmos? pode dar vertigem?rs o ar eh mais fraco nesses lugares? Nunca passei por experiencia similar, mas sou sensivel e enjoo facil! Alias ja estou enjoando so de pensar!! kkkkk E por ultimo, a cia hawaiairlines eh teco teco? chacoalha mto? Muito obrigada pelo sua tempo e atencao. Abracos! Lilian

    • Olá Lilian! Sobre suas dúvidas: 1) dividir estadia, pode valer a pena ou não, depende do que você quer focar na sua viagem. Se vc curte gastronomia sofisticada, por exemplo, ficar em Waikiki a estadia completa faz mais sentido. Agora se vc quer curtir praia isolada, afastada, aí ficar uns dias no North Shore pode valer a pena. 2) Em Maui, definitivamente não compensa dividir a estadia, em minha opinião. 3) em Maui, se você tem problemas com altitude, não faça o passeio até o cume do Haleakala, que fica a ~3.300m de altitude. O ar não costuma ser tão rarefeito (eu não passo mal, por exemplo). E se você costuma ter náuseas e enjôo fácil, visitar Hana também está fora de cogitação, porque a estrada tem mais de 500 curvas fechadas, e pessoas que não enjoam costumam passar mal… 4) No Kauai, a altitude não é um problema em geral. O cânion, que tem os mirantes mais altos, não é suuuuper-alto, é tranquilo. Os penhascos da costa de Na Pali no Kauai são inacessíveis de carro, e só dão pra ser vistos de passeio de barco ou helicóptero – ou uma caminhada de alguns dias. 5) A Hawaiian Airlines não é companhia teco-teco, tem boeings 717 entre as ilhas, portanto não chacoalha quase nada.

      Espero ter ajudado. Aloha!

      • Lilian

        Ajudou e muito!! Muito obrigada Lúcia!!! Me permite mais uma duvida?rs Li no blog http://www.queroviajarmais.com/melhores-pontos-turisticos-do-hawaii/ que voltou a ter o ferry para viajar entre as ilhas. Você tem mais detalhes sobre essa informação? saberia dizer se tem ferries todos os dias, duracao da viagem e valor? muito obrigada mais uma vez! Aloha!

        • Oi Lilian, esta informação que você trouxe está meio defasada, viu… O ferry citado entre Oahu e Maui parou de funcionar no mesmo ano que voltei a morar no Hawaii, em 2009. Por questões ambientais. O único ferry que existe ainda hoje entre ilhas aqui é de Maui a Lanai, e você compra a passagem por este site: https://ssl.go-lanai.com Aloha!

  • Ana Suleiman

    Bom dia! Adorei seu blog! Gostaria de uma ajuda, tenho 5 noites no hawaii, para dividir entre honolulu e maui, saindo de las vegas 06/10 a noite ou 07/10 de manha. e voltando de HNL dia 12/10 a noite. Qual sua sugestão? Para descansar a dois? Nada de aventuras kkkk Mas um roteiro mais romântico? aguardo sua resposta! Obrigada!!!