1) Há muitos anos não pego uma revista Veja na mão para folhear – ainda bem. Mesmo quando estava no Brasil, não tinha esse hábito. (Aliás, lembro quando uma delas me chegou pelo correio ainda quando morava na Coréia e meu espanto com diversas idiossincrasias da mesma, com tamanhas bizarrices.) Isso tudo pra falar que o que eu mais vejo pela blogosfera é refutação de reportagens, colunas e quejandos do tal semanário – a mais recente vinda do caríssimo Dr. Karl, sobre sabonetes e resistência bacteriana. E me pergunto: como essa fábrica de balelas ainda ao mercado resiste? Melhor: ainda existe? Olha, só parafraseando Shakespeare: há mais mistérios entre a mídia e o poder econômico do que sonha nossa vã filosofia…

2) Eu achei simplesmente demais. A Maria Lina, que mantém o excelente Conexão Paris – um dos melhores blogs de destino do planeta – resolveu organizar umv erdadeiro “presente” pros comentaristas de seu blog… uma festa de Réveillon entre os leitores-amigos! Na realidade, rolou mais uma convocação de um leitor e a “aceitação” por parte da Lina de que a idéia era, “hmmmm, très superb, vamos abrir um post para receber depoimentos sobre”. E agora vai rolar na virada 2010-2011, o Réveillon intermediado pela existência do blog, no restaurante Alcazar, ali pertinho da Pont Neuf (ah, morri!). Sério, se eu estivesse em Paris nessa época, não perderia essa festa. Se a animação for igual à da caixa de comentários… tem tudo pra ser muito divertida!

3) Parabéns para Christie Wilcox, super-awesome blogueira de ciência e estudante de PhD do Cell and Molecular Biology Dept. aqui da Universidade do Havaí, por ganhar o College Scholarship de 10,000 dólares com mais de 135,000 votos da blogosfera de ciência gringa! Excellent!

4) Não conhecia as Ecoballs, mas depois desse depoimento da Claudia Regina, que comprou, usou e aprovou, fiquei muito tentada a testar também. Afinal, é um substituto interessante ao sabão-nosso-poluidor-de-mananciais-de-cada-dia. A longo prazo, o preço inicial mais que se paga, como a própria Claudia mostrou. Muito bacana.

5) O blog Datasurfe fez um apanhado geral bem completo dos campeonatos e da carreira de Andy Irons, o surfista havaiano que infelizmente faleceu semana passada.

6) Como eram algumas das propagandas de comida do passado. Entendível por que hoje em dia estamos com uma enorme parcela da população beirando a obesidade… a força do marketing!

7) Tenho dado boas gargalhadas com o tumblr “1001 livros para morrer antes de ler”, que cita livros que a gente deveria esquecer que um dia foram publicados. Comentários hilários por um time de craques, entre eles o sensacional @exucaveiracover.

8) O Thuin publicou em seu blog um infográfico bem revelador sobre a previsão de gasto global com viagens em 2020. A Ásia e a Europa continuam liderando a corrida. Quando é que a América Latina vai entrar na briga mesmo?

9) Como uma comunidade da Costa Rica está se empenhando para retirar o lixo plástico de suas praias. Iniciativa supimpa.

10) Esperando pacientemente a parte 2 deste post do Molecular Matters: Science as a Creative Endeavour.

11) A União Geofísica Americana agora tem um portal de blogs só sobre geologia. Iniciativa que deveria ser copiada por outras sociedades científicas, em minha opinião… O ótimo Magma Cum Laude já está lá, inclusive (aliás, top candidato a melhor nome de blog EVER).

12) Você pode comprar um arquipélago, se quiser. Ou apenas alugar uma ilha nas Bahamas pelo tempo que lhe melhor convier. É o sonho do isolamento ilhéu aos poucos ficando ao alcance de todos. :P (Via GReader do Tiagón e twitter da @lucianamisura)

13) Pra terminar, fotos MARAVILHOSAS de vida selvagem no sempre-espetacular The Big Picture, celebrando a série “The Great Migrations” [link com som], que a NatGeo está passando por esses dias – e que vale cada segundo na frente da TV.

14) Tudo de bom sempre.

  • Lina

    Obrigada pelo apoio, cara amiga.