A também tricolor do coração Luna tem um amigo vindo passear no Havaí nesta semana – mais especificamente, na Big Island. Aí ela me escreveu outro dia perguntando se eu tinha alguma dica que poderia dar para ela repassar pro amigo. Então comecei a esboçar um email respondendo, mas o email foi ficando gigante e eu decidi que era mais interessante fazer um post, mandar o link e compartilhar com todo mundo as minhas dicas. Assim, se no futuro alguém quiser informações similares, já está aí no arquivo. 🙂

(E Luninha, desculpa a demora em publicá-lo…)

Antes de qualquer palavra, o disclaimer básico: toda a galera que me conhece sabe que meu negócio é “mar e vulcão”. Então minhas dicas vão tender pra esse lado da balança, claro. Espero que não seja problema. 😀

Bom, vamos às dicas. O amigo da Luna quer dicas para passar 4 dias na Big Island, vai chegar numa 5a em Kona e voltar na 2a de manhã de Hilo. De cara, já digo: 4 dias na Big Island é a estadia ideal, em minha opinião, porque dá pra ver o mais importante e ainda curtir um pouco algo “diferente”. Minha sugestão é:

1º dia na Big Island

Chegada em Kona. A cidade em si é pequenininha, tem um palácio real havaiano simples, e lojas para turista – mas, se você for cafeinômano como eu, não saia de Kona sem tomar um café local, considerado um dos melhores grãos do planeta. Como você chega às 11 da manhã, o melhor a fazer é curtir uma praia e/ou fazer um snorkel. Há 3 opções interessantes: a Keauhou Bay (é a praia do Sheraton), um passeio pelo Parque Histórico de Kaloko Honokohau ou (o mais bacana de todos) pelo Parque Pu’uhonua O Honaunau, um sítio arqueológico havaiano à beira-mar. Da última vez que fui no Honaunau várias tartarugas descansavam no shore entre as cabanas ancestrais havaianas. Inesquecível.

Keauhou Bay

Você pode aproveitar o resto do dia na Big Island para fazer um passeio de avistagem de baleias jubarte (estamos na época do ano para isso, entre dezembro e março). Em geral os barcos saem do píer de Honokohau, ao norte de Kona. Ou se aventurar (mesmo!) e subir o Mauna Kea, que nesta época do ano está coberto de neve. Em menos de 3 horas num carro 4×4 você chega no topo, incluindo aí a parada de meia hora no escritório de informações turísticas para aclimatação à altitude. Lá em cima, há uma série de super-telescópios e uma vista linda (se o dia estiver claro). Em minha opinião, não precisa ficar pro pôr-do-sol; acho mais legal descer direto pra praia em frente (de 2 resorts) e curtir um banho de mar depois da neve. Com chance de ter a companhia de tartarugas. 🙂

Visita ao Mauna Kea: em um momento você está acima das nuvens em frio quase polar…

…duas horas depois está curtindo uma praia tropical.

Se ainda tiver fôlego à noite, pode tentar fazer o mergulho/snorkel com as jamantas.

2º dia na Big Island

De manhã cedinho, a melhor pedida é ir para Captain Cook, para snorkelar na baía de Kealakekua com os golfinhos rotadores. Se eles não estiverem por lá descansando, faça o snorkel mesmo assim, porque o recife de coral lá é dos mais bonitos não só da Big Island, mas do Havaí inteiro. De caiaque dá pra visitar o monumento ao Captain Cook, do outro lado da baía. De lá, dê uma esticada rápida até a baía de Honaunau, para ver os corais lindos da região (e um monte de tartarugas). Se você quiser se hospedar em Captain Cook, há algumas pousadinhas e o indefectível hotel Manago, super-hiper-ultra simplérrimo, mas a preço de Havaí.

À tarde, você pode descansar numa praia (sugiro pros lados de Puako ou em Keauhou, se não foi no dia anterior). Mas reserve a tardinha para ir a um luau havaiano (e eis meu guia completo para escolher um luau). É um evento beeeem turista, mas que eu acho bacanérrimo para ter uma visão geral da cultura local e de alguams outras ilhas polinésias.

3º dia na Big Island

Dia de ir pra Hilo. Passe o dia no trajeto pelo lado sul. Se estiver num carro 4×4, você pode arriscar ir até a Green Sand Beach, uma praia de areia verde pra lá de exótica. (Você não vai encontrar essa praia marcada no mapa das locadoras de carro, porque o trajeto é lamacento. Prepare-se pra perguntar em bibocas locais.) Se não, pode parar apenas na Black Sand Beach (ou Punalu’u), que fica logo depois. Dá tempo de ver as duas pela manhã.

À tarde, há duas opções: curtir Volcano, cidadezinha cheia de galerias e cafés à beira do Kilauea ou ir visitar o parque dos vulcões. O mais importante neste último caso é que você ANTES de planejar qualquer caminhada pelo parque verifique onde a lava está escorrendo naquele dia. O Kilauea tem ultimamente se comportado muito instável. Semana retrasada, por exemplo, o casal de amigos que nos visitou não conseguiu ver lava alguma, porque o vulcão estava em “deflação” (expliquei isso aqui).

De posse da informação sobre a lava, você poderá: 1) fazer a trilha à pé pela beira da praia e sentir de perto o que é um campo de lava (leve água e vá de tênis, o chão é afiado, pode machucar o pé); 2) dar a volta na Chain of Craters Road (ver o lava tube, os diversos vents com fumaça, etc.); 3) ir ao observatório principal do Kilauea e ficar lá até anoitecer, para ver a iluminação amarela natural da lava saindo da cratera. Ou ainda, fazer a caminhada pela praia em Kalapana, aberta somente a partir das 5 da tarde, para ver a lava escorrendo no mar.

Há ainda a possibilidade de fazer um tour de barco para ver a lava do mar. Eu nunca fiz esse tour, mas ando curiosíssima sobre ele. Com certeza testarei-o na próxima ida a Big Island. O Jorge Garcia (Hurley do “Lost”) fez outro dia e postou os vídeos no blog dele. Parece muuuuito legal. [ATUALIZAÇÃO em 2013: fiz o passeio de barco e contei aqui no blog.]

4º dia na Big Island, domingo

Minha sugestão é passear por Hilo e arredores. Uma visita rápida ao Museu do Tsunami é legal, mas dispensável se seu problema for tempo. Se quiser, pode fazer o passeio de helicóptero pela manhã, para ver o Kilauea do ar, acho mais legal que o museu. Mas se não estiver a fim deste tour nem de museu, há opções: Hilo tem 2 cachoeiras muito bonitas próximas, a Rainbow Falls (dentro da cidade) e a ‘Akaka Falls (mais pro norte). No caminho para a Akaka Falls, dê uma passada no Jardim Botânico, que é muito ajeitado.

‘Akaka Falls.

Sendo seu último dia inteiro na ilha, eu tentaria ir até o Waipio Valley, bem ao norte. O vale é lindo, cenário espetacular. Carros não conseguem descer na praia, só de cavalo. Acho que vale a pena investir numa cavalgada aqui.

À noite, Hilo não é uma cidade movimentada. Caso não esteja cansado de tanta estrada, vá de novo pro Kilauea – faça um passeio vulcânico que não fez ainda. Porque o mais legal da Big Island é exatamente a “festa” da lava. Curta ao máximo.

***************

Espero ter ajudado com minhas dicas.

Tudo de aloha sempre.

***************

P.S.: Se este post lhe ajudou no planejamento da sua viagem ao Havaí e você gostaria de contribuir para a manutenção deste site, use este link ou reserve seu hotel usando este link do booking (recebo uma microcomissão a partir dele). A blogueira agradece seu interesse e colaboração! 🙂



Booking.com

  • Liana

    Quando Arthur tiver 18 anos, eu e Wander poderemos fazer esse tour. Pensando bem, acho que não… estaremos velhos demais. (rsrsrs).
    Adorei o texto e as dicas. Beijos

  • Lucia Villa Real

    Lu,
    Fiquei louca pra ver umas fotos da tal praia de areia verde!
    Se tiver algumas por aí mostre pra gente.
    Beijo

  • Albert Takahashi

    Meu nome é Albert e trabalho na área de Relações Públicas de uma agência de publicidade. Estou entrando em contato porque você tem um blog e posta matérias relacionadas a um de nossos clientes e, o mesmo, gostaria de enviar um brinde. Você poderia passar seu endereço para enviarmos um brinde? Ou um telefone para explicarmos melhor?
    Obrigado!
    Fico no aguardo!

  • Cynthia

    ei Malla,
    Me deu uma saudade esse post. Vou guardar as informacoes para a proxima visita… quem sabe em 2011 nao consigo ver os golfinhos (e lava hehehe) 🙂
    bjao
    Cynthia

  • Liana, venha antes! A casa está sempre aberta a vcs, sabe disso… 🙂
    Lucia, vou postar essa semana ainda, aguarde!
    Albert, I emailed you.
    Cynthia, volte quando quiser. Já sabes o caminho da roça… heheheh!
    Beijos a todos.

  • Marcie

    Esse post – aliás, seus posts -todos – deveriam vir com babador!! Indumenta fundamental para ler sobre essas belezuras todas….

  • Mari Campos

    Sabe quando a gente fala em cenario idilico? Eh nisso que eu penso! Lindo. O Riq tem razao: se vc fizer mais desse, ninguem consegue passar menos de 20 dias no Hawai 😉

  • Marcie, e quando vc vem conhecer as ilhas, hem? 🙂
    Mari, 30 dias no mínimo! 😛
    Beijos às 2 queridíssimas.

  • Marcelo Cardoso

    Achei demais as suas dicas e as colocarei em prática ainda este ano. Quanto tempo é de carro de Kona até Hilo? estou em dúvida em qual local me hospedar…Parece que a estrutura hoteleira em Hilo é caída.
    Você deu três opções de atividades no Parque dos Vulcões. É possível fazer todas em uma tarde? Consigo chegar até o Parque em um carro com tração apenas em 2 rodas?
    Obrigado!
    Marcelo

  • Oi Marcelo, de Kona até Hilo são umas 3 horas de carro, se vc for numa velocidade razoável e não parar muito. Mas se vc não parar muito, perde o melhor, pq tem diversos pontos bacanas na estrada… então tem q escolher.
    Kona tem definitivamente melhor estrutura hoteleira, mas isso não quer dizer q Hilo não tenha nada. Tem, mas são menos opções. Os resorts em geral estão no lado de Kona (pq é o lado q chove menos e é mais ensolarado, o q atrai turistas).
    Para chegar no Parque é tudo asfaltado, sem problema o tipo de carro. As atividades q listei no post são possíveis de serem feitas em um dia, mas eu acho puxado, pq não dá tempo de aproveitar muito. Mas, se vc só tiver um dia, é claro q mesmo corrido, dá pra ver bastante coisa sim.
    Espero ter ajudado. 🙂
    Boa viagem!

  • Recepcionista

    que inveja!!

  • Henrique

    Oi estou pensando em ir ao Hawaii com a minha namorada em março de 2011. Tinha pensado em ir a ilha de oahu, Kauai e Maui. Você recomenda incluir a Big Island ou não? E quantos as demais três ilhas? recomenda não ir a Maui, por exemplo?
    E em oahu recomenda icar no south ou no North?
    Ahhhhh e quantos dias em cada ilha?
    Obrigado

  • Henrique, para todas suas perguntas, minha resposta é: depende. Depende da sua personalidade, do seu estilo de viajar, dos seus gostos, dos seus sonhos, do que vc quer ver aqui. Posso apenas te dizer o que eu faria, mas nem de longe há probabilidade de eu acertar 100% para vc. Dito isso, se EU tivesse que escolher: eu iria à Big Island; iria a Maui; ficaria no South Shore de Oahu; gastaria uns 4 dias pelo menos em cada ilha.

  • Raphaell

    Olá, Estou indo para o Hawaii no começo de março de honeymoon. A princípio estavamos pensando em ficar apenas em Oahu, mas gotaríamos muito de conhecer vulcões também. Você poderia me ajudar se em Oahu tem algum vulcão legal pra conhecer. Acho que iremos alugar um carro. Se possível, me passa seu email para conversarmos mais e eu pedir mais dicas.
    Muito obrigado e parabéns peas dicas.

  • Paulo Victor

    Oi Lúcia,
    Antes de tudo, arabéns pelo blog. Muito bem escrito e cheio de info´s úteis! Seguinte, estou indo pro Hawaii em outubro, em lua de mel, realizando um sonho. Porém, estou meio, aliás, totalmente perdido! Vou passa 5 dias inteiros, sem contar os 2 das viagens de ida e volta. Queria uma ajuda, principalemnte de onde ficar! Estava pensando em honolulu, perto de Waikiki… è o melhor lugar mesmo? Lembrando q a intenção é relaxar e curtir um início de vida a 2!!!
    Agradeço demais a ajuda,
    Paulo Victor Baker

  • Oi Paulo, tenho um post sobre 4 dias em Oahu (q dá pra expandir pra 5, só diminuir a velocidade dos passeios…):
    http://www.luciamalla.com/blog/2010/02/4-dias-em-oahu-havai.html
    Nele comento mais sobre Waikiki. Acho q é o melhor ponto se vc quer descansar mas sem perder chance de ir a bons restaurantes, bares, passeios, etc.
    Boa viagem!

  • Henrique

    Oi Lucia,
    bom já havia feito um comentário em julho de 2010. A viagem para o Hawaii quase babou, me apaixonei pelo Vietnam e agora desisti do Vietnam e retornei com o meu plano original de ir para o Hawaii.
    Cortei Kauai, aumentei o meu período em Oahu e em Maui, mas infelizmente reduzi o meu período em Big Island.
    Ficarei 2 dias inteiros em Big Island (+1 de chegada de maui e outro de partida).
    Tendo poucob tempo e estando interessado inteiramente em ir aos Vulcões, acho que é melhor ficar em Hilo do que Kona, correto?
    Ta difícil achar informações sobre big Island.
    Obrigado,
    Henrique.

  • Oi Henrique, Para curtir melhor os vulcões, sem dúvida fique em Hilo. É muito mais perto, vc poderá fazer bate-voltas no Parque dos Vulcões sem tanto stress.
    Estou escrevendo um post sobre Maui, daqui a alguns dias sai. Aguarde. 🙂
    Bjs.

  • Mauricio

    Oi Lucia,
    Parabéns pelo blog!
    Estava completamente perdido até achá-lo. Fantásticas as dicas.
    Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem pro Havaí no feriado do thanksgiving (ficaremos de 24 a 28/11), mas estávamos em dúvida entre Maui e Big Island.
    Esta é a nossa primeira viagem pro Havaí (que com certeza não vai ser a última!), e nossos objetivos principais na viagem seriam mergulho (ambos somos certificados) e trilhas em vulcões. Por conta disso, e se entendi direito, o “melhor” seria irmos pra Big Island, certo?
    Em que região seria melhor nos hospedarmos? Qual a melhor forma de locomoção? Você tem alguma sugestão de operadora de mergulho? Alguma dica em relação às trilhas nos/para os vulcões? Alguma outra dica ou sugestão?
    Muito obrigado pela ajuda que vc já nos deu,
    Mauricio

  • Oi Mauricio, obrigada pelos elogios!
    Sobre mergulho, pretendo escrever um post em breve sobre o tema, porque são várias pessoas que me escrevem perguntando. Mas já te adianto algumas coisas pra vc. No seu caso, acho que melhor mesmo ir a Big Island, já que terás mais oportunidades de mergulho.
    Tenho dois posts sobre o mar de Kona, que eu acho dos mais fantásticos pra se mergulhar aqui no Hawaii. Ambos são meio antigos, mas a maior parte das coisas não mudou. As arraias continuam lá. 🙂
    Na Big Island, vc precisa alugar carro pra se locomover, senão fica muito restrito nos passeios. Sobre operadoras, eu particularmente gosto muito da Kona Honu Divers, eles tem um serviço bem profissional.
    Em Oahu, os serviços são bem arroz-com-feijão em geral, não tem uma operadora “melhor”. A única que eu NÃO recomendo é a Dive Oahu, por já ter penado na mão deles algumas vezes…
    Neste post aqui eu falo um pouco sobre as trilhas no Kilauea.
    Espero ter ajudado. Aloha. 🙂

  • Daniel Vilela

    Oi Lucia,
    Primeiramente parabéns pelo site! Eu sigo já faz mais de ano o seu blog pelo feed e curtindo as descrições dos lugares maravilhosos das bandas onde mora. Agora parece que a idéia de conhecer o Hawaii vai vingar para 2012, mas tenho uma dívida que espero possa dar alguma dica: vamos eu, minha esposa e nossa filhota que vai estar com 3 anos na ocasião – sabe dizer se esses passeios dos vulcões são OK para levar uma criança pequena? (já viu alguma por lá?!?) A pergunta seria mais por conta de eventual questão de segurança mesmo – ela acompanha bem a gente desde pequetita e adoramos esse tipo de passeio, mas tem lugares que as crianças pequenas nem são permitidas e queria enteder se poderia ser este o caso na Big Island (exemplo: neste ano visitamos a Nova Zelândia e tivemos que pular um passeio muito legal para visualizar baleias por conta deste tipo de situação que impedia embarque de menores de 3 anos – ela não tinha completado nem 2 na ocasião – nada porém que nos impediu de fazer outro passeio numa baía fechada onde ela foi aceita a bordo e ficou no barco devidamente trajada com coletinho junto com a mãe e eu pude nadar com os golfinhos he he he).
    Eu li e adorei os outros relatos “4 dias” que você fez sobre Oahu, Maui e Kauai e também aceitaria de muito bom grado qualquer outra sugestão para quem viaja com criança pequena por aí.
    Obrigado e parabéns novamente pelo blog!
    Daniel Vilela

  • Oi Daniel, antes de mais nada, eu não tenho filhos, então pode ser que fale alguma besteira aqui, afinal me falta experiência prática. Mas vou tentar te dar umas dicas e opiniões, ok?
    Nós fizemos um piquenique uma vez no campo de lava à noitinha, e eu vi bastante criança pequena na trilha, sendo levada por pais (tinha até uma no carrinho, loucura total pq o terreno é bem acidentado). Achei meio incomum, mas a trilha é realmente tranquila nesse sentido. Não há proibição oficial no Parque dos Vulcões. Nesse post citei essa cena en passant.
    O problema é o seguinte: o chão nos campos de lava é bem desnivelado e afiado (fácil cortar a perna na rocha recente), e em certas áreas parece que vc está pisando em sucrilhos. Então tem que prestar atenção onde põe a mão, pisa, etc. pra não se machucar. Acho q se vc explica isso pra uma criança ela entende perfeitamente e evita acidente.
    Nas outras ilhas, com certeza vc pode levar a criança pras praias. . Em Oahu: Kailua e Waimanalo do lado leste são mansinhas), e Hanauma Bay inclusive deve ser uma delícia mostrar todos os peixes pra ela!! A trilha de Makapu’u, embora longa para uma criança, tb deve ser super-divertida de fazer, com calma. Outra coisa possível é interagir com golfinhos, e dá pra fazer no Sea Life Park ou no Kahala Resort. Tem um Water Park do lado oeste da ilha, se ela curtir isso – mas não fica na beira da praia. Tem tours tb para passar o dia no sandbar da baía de Kaneohe (o barco sai do He’eia Pier, menos de 10min de distância até o sandbar), vc fica no meio do mar, fazendo piquenique. É um dos passatempos prediletos dos havaianos, e uma criançada sem fim vai com os pais pra lá, realmente uma delícia.
    Na Big Island eu levaria com certeza na praia de Honaunau, do lado de Kona, pq tem um dos corais mais saudáveis daqui e bastante tartaruga. Tb dá pra fazer tours pra ver os golfinhos em Kealakekua Bay, mas com criança eu faria tour, não como normalmente a gente faz (nadando desde o shore, é uma boa distância).
    Já em Maui, a única coisa que eu penso para criança mais “diferente” (além de nadar em Ahihi Bay) seria subir o Haleakala, que pode virar uma dessas aventuras-viagens para atiçar a imaginação dela – faz frio lá em cima, leve um cobertorzinho just in case. Eu evitaria tentar ir a Hana, pq a estrada é muito curva e será enjôo na certa.
    Enfim, espero ter te ajudado. Qqer coisa, não hesite em perguntar.
    Aloha!

  • Ricardo

    Oi Lucia,
    parabéns pelo blog. Pena que vc ainda não conhece Lanai, queria dicas de lá, vi umas fotos e parece ser uma ilha imperdível tb.
    Sobre a moeda, é comum os lugares aceitarem cartão ou é só no cash mesmo?
    Valeuuu!

  • Oi Ricardo, só fui fazer snorkel em Lanai, saindo de Maui – acho q conto um pouco nesse post aqui. Nunca fui à ilha, mas dizem q é bacana.
    A maior parte dos lugares aceita cartão. Mas tenha um backup de cash à mão, just in case.

  • Bia Couto

    Oi Malla , aqui é a Bia estou com muita vontade de visitar o Hawaii , principalmente Big Island , gostaria de saber se o trajeto para os vulcões e para as praias é somente feito atraves de carro ou á possibilidade de ir com bus?
    xoxo

  • Oi Bia, há ônibus e vans de turismos que fazem tour pelo parque dos Vulcões e pelas praias. Você pode tentar entrar em contato com um deles. Ônibus de linha mesmo, normal, não faz esse trajeto, não.

  • Oi Lucia,
    Vc acha que 8 noites na Big Island seria um exagero ou a ilha tem atrações para preencher estes dias?
    Estou em dúvida se fico 8 na Big ou se visito novamente Kauai ou Maui… E, neste caso, outra dúvida: qual das duas, pois gostei de ambas!

  • A ilha tem bastante coisa, e dependendo do seu ritmo de viagem, pode ser um tempo ideal. Mas se eu tivesse todo esse tempo, tentaria ficar 5 dias na Big Island e 3 dias numa outra ilha. A escolha da ilha é difícil eu fazer por vc… O que posso te dizer é que Maui nessa época do ano tem mais baleias. Entretando, sou suspeita sempre, pq AMO o Kauai, então minha tendência é sempre dizer: vai pro Kauai. Mas realmente só vc e seu perfil podem escolher. 😉
    (Se vc viaja com crianças, acho o Kauai mais “rough”, a ilha requer mais preparo físico – se vc quiser fazer trilhas, por exemplo. As crianças podem cansar mais facilmente.)

  • Paula Baeta

    Olá Lúcia,
    Parabéns pelo ótimo post. De todos os que vi foi o que melhor me orientou. De qualquer forma vou abusar de seus conhecimentos. Pretendo viajar com meus filhos no próximo mês de julho para o Hawaii (um tem 9 anos e outro 7). Preciso de uma dica para escolher as ilhas a visitar. Todas parecem tão interessantes pelo seus posts que realmente fiquei em dúvida na hora de escolher. Pela sua resposta a um dos posts me parece que Kauai é uma ilha que exige preparo físico e com crianças, um maior tempo para respeitar suas limtações. Teria que ser uma viagem só para Kauai, é isso?
    Se for optaria por visitar Oahu, Maui e Big Island. Os quatro dias em cada uma (conforme seu roteiro) atenderiam? Se não, quantos dias em cada, dado que estou com eles? Onde gastar mais tempo devido as atividades estarem mais voltadas para eles (curiosidades e diversão)? Obrigada desde já. Paula

  • Oi Paula, o Kauai é realmente uma ilha que acho mais demandante para crianças. Eu deixaria para uma viagem separada.
    Com crianças, acho que 4 dias é adequado em cada ilha. Oahu e Big Island terão mais atividades para eles, Maui menos. Em Maui, tem o Aquário (estou preparando um post sobre ele), que é muito bacana.
    Em Oahu, o Aquário, o snorkel em Hanauma Bay, e se vc vier no verão, as praias do North Shore, são ótimas pra crianças. Shark’s Cove especialmente é bem tranquila no verão. Na Big Island, acho q eu concentraria tudo relacionado à lava com crianças, para elas aprenderem e curtirem. Desde o cheiro “ruim” de enxofre até o formato das crateras, há muito para instigar a curiosidade de crianças por lá. E tem o Champanhe Pool (que eu não conheço), mas que é basicamente uma prainha com água quente por conta da lava que passa próxima. Pode ser interessante. As crianças tb podem caiacar pra ver os golfinhos e snorkelar em Honaunau, que são 2 snorkels super-legais. Comentei deles aqui:
    http://www.luciamalla.com/blog/2012/03/meus-top-10-points-de-snorkel-no-havai.html
    Qualquer dúvida, sinta-se à vontade. 🙂
    Aloha!

  • Oi Lúcia,
    Tenho 7 dias para ficar na Big Island. O ideal seria ficar hospedado somente em Kona ou dormir algumas noites em Hilo?
    Obrigado!

  • Juliano, com 7 dias eu ficaria algumas noites em Hilo. Para aproveitar o vulcão de uma distância menor.

  • Lucia…
    Babei, babei no post! Devo dizer que acabo de ler todos os seus posts sobre o Havaí, o que acabou com toda a minha produtividade do dia.. Como voltar a trabalhar normalmente com essas fotos na cabeça? Não dá…
    Parabéns!!!!

  • Oi Clarissa! Obrigada pelas palavras gentis! Fique à vontade para viajar quando quiser por aqui… o blog está sempre de portas abertas às pessoas de bom coração que curtem o Havaí. 🙂
    Beijos!

  • Deborah Casal

    Oi Lúcia, que coisa mais deliciosa esses posts seus! Estamos de mudança para os EUA, mais especificamente para a Califórnia, e teremos 10 dias de férias. Não havia pensado no Havaí até conhecer o seu blog, mas agora é a primeira opção (até porque levaremos menos tempo viajando da CA até o Havaí do que se tivéssemos de ir do BR).
    🙂
    Nossa idéia é ficar em um resort em Big Island ou Maui, e fazer os passeios sem muita pressa. Big Island tem boas opções gastronômicas? Temos, em qualquer uma das opções, de alugar um carro?
    Junho é um bom mês? Ensolarado e quentinho?
    Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo blog lindo lindo lindo e muito útil. Se dependesse apenas das infos que você colocou aqui, eu preferiria mudar para o Havaí.
    Beijos,
    Deborah.

  • Oi Deborah, obrigada pelos elogios ao blog!
    A Big Island tem algumas opções gastronômicas ótimas, mas não tanto quanto Maui.
    Alugar um carro facilita tudo nas ilhas. Em Oahu, dá pra se virar melhor sem carro, mas nas demais ilhas fica bem mais difícil.
    Junho é um bom mês, já está com clima de verão. Só não tem ondas grandes no North Shore. Mas em compensação, dá pra fazer bons mergulhos por lá.
    Aloha!

  • Deborah Casal

    Obrigada Lucia! 🙂 Estava apenas esperando a sua resposta para fazer as reservas. Maui, here we go!
    Quanto às ondas, não é a nossa praia mesmo (trocadilho infame). 🙂
    Aloha!

  • Oi Lucia,
    Tenho 7 noites para ficar na Big Island… Estou pensando em dividir entre Kona e Hilo. Qual das cidades você acha que fica mais próximo das atrações ou tem mais coisas para ver perto? Não sei se fico 4 em Kona e 3 em Hilo ou vice-versa…
    Mahalo!

  • Juliano, depende do seu interesse, do que vc quer ver. Se vc quer mais é mergulhar, Kona merece mais tempo. Se vc quer ver vulcão e todas as nuances deles, a estadia em Hilo pode ser aumentada.

  • Juliana

    Oi, Lucia,
    Seu blog é muito bom mesmo. Estava completamente sem noção acerca do Hawaii e seus posts já ajudaram bastante. Entretanto, é tanta coisa linda que estou sem critérios para escolha, pois terei apenas cinco dias no Hawaii e não sei ainda que ilha devo visitar. Minha situação é a seguinte: viajo no final de junho com duas amigas (faixa dos 38, 40 anos) para a Califórnia e vamos esticar até o Hawaii. Temos interesse em belezas naturais, praias belas e animadas e muita diversão. Não sabemos se devemos ir a Honolulu ou Maui, ou dividirmo-nos entre as duas. Ajuda a gente aí, por favor!
    Aloha!

  • Oi Juliana, muita animação você encontra em Waikiki, Oahu. Bem menos em Lahaina, Maui. Se esse é o fator decisivo pra sua viagem, Oahu é um destino mais a ver, sem dúvida. Entretanto, as praias de Maui são lindíssimas, e Maui em si é de uma beleza inacreditável. Infelizmente, eu não posso escolher por você. Leia mais sobre o Havaí aqui, pode ajudar na sua escolha:
    http://www.luciamalla.com/blog/dicas-do-havai-by-malla.html
    Aloha!

  • Lucia

    Nós vamos para Hononulu em novembro com tres crianças, de 11, 9 e 8anos, você me dá alguma dica?
    Vamos ficar do dia 14 ao dia 23.
    Eu li que se pode andar de submarino, você conhece?
    Nós gostaríamos de nadar com os golfinhos, tem algum passeio específico?
    Tem como fazer um roteiro para mim?
    As minhas crianças gostam também de coisas culturais.
    Obrigada, Lucia

  • Olá, Lucia, não faço roteiros pessoais, individualizados. Os roteiros que tenho já estão nessa página e no link “Havaí by Malla” ali em cima. O que posso fazer é dar dicas, sugerir, tirar dúvidas. Vc faz o seu roteiro e eu dou pitacos. E claro, você segue minhas dicas se quiser, e como quiser.
    Para nadar com golfinhos o melhor lugar fica na Big Island, a baía de Kealakekua. Agora, se vc ficar em Oahu apenas, dá pra nadar com golfinhos nariz-de-garrafa no Sea Life Park. Custa em média 200 dólares, dependendo do tipo de atividade que é feita com os animais. O Kahala resort também oferece tal atividade, mas é mais caro e menos tempo com o bicho.
    O submarino sai de Waikiki, do píer do Hilton Hawaiian. Roda pela praia de Waikiki, pelos recifes de corais. É uma boa opção se vc não mergulha nem faz snorkel. É bom reservar com antecedência. A empresa que gerencia chama-se Atlantis Adventures.
    Em termos culturais, no downtown Honolulu há o palácio ‘Iolani, o Honolulu Museum of Art e o Mission Houses, todos museus interessantes de serem visitados. E claro, impossível perder Pearl Harbor, merece pelo menos meio dia de visita pelo peso histórico do local.
    Espero ter ajudado.

  • Silmara Nicoletti

    Olá adorei seu blog,,,estamos planejando nossa viagem para lámas ainda não consegui entender como vamos de uma ilha pata outra? Chegamos em honolulu e queria ir para big island por exemplo….obrigada…

  • Adriana

    Oi Lucia! Nossa, suas dicas estão me ajudando bastante na definição do meu roteiro. Em algum lugar você dz que Honolulu é muito urbe. Gostaria de conhecer lugares mais paradisíacos… Qual ilha você recomendaria? Obrigada!

  • Oi, Silmara, para ir de uma ilha pra outra, vai-se de avião. Se vc chegar em Honolulu e quiser imediatamente ir pra Big Island, basta fazer uma conexão e pegar um vôo interisland – compre a passagem com antecedência. As empresas aéreas que fazem esse trajeto são Hawaiian Airlines, Go!Mokulele e Island Air. Meu conselho e que vc cote o preço pro dia que desejar nas 3 empresas. Agora, dá pra fazer um cruzeiro pelas ilhas. O navio sai de Honolulu todo sábado e volta no sábado seguinte, e passa por todas as ilhas.
    Oi Adriana, sem dúvida o Kauai. E se vc curte vulcões, a Big Island. 🙂

  • Inacio

    Olá Lucia, gostaria te dar os parabéns pelo excelente blog e pelas ótimas dicas nos roteiros de 4 dias pelas ilhas do Havaí. Não poderiam ser mais precisas e objetivas.
    Estive em Big Island e Kauai com minha esposa e filha de 11 meses. Foi um sucesso. Destaque para o passeio de helicóptero no Kauai, drive no Mauna Kea (sem o bebê, claro) e um off road 4X4 de primeira para chegar a Green Sand Beach.
    Obrigado e um grande abraço, Inácio

  • Oi, Inácio! Obrigada pelo comentário! Puxa, fiquei até vermelha com seus elogios, muito feliz de ter colaborado (nem que seja um pouquinho…) para que sua viagem fosse bacana. Um grande aloha pra vc!

  • Lucia

    Muit obrigada pelas dicas, vou me basear nelas para programar os passeios.
    Abraços, Lucia

  • Ana

    Lucia,
    estou de viagem marcada e irei para Maui, Kauai e Oahu além de Big Island. Estou com orçamento apertado então gostaria de encontrar hotéis como o Hotel Manago que você citou aqui em cima nessas outras ilhas – simples e de baixo custo, mas “corretos” para se passar as noites. Poderia me dar algumas indicações? Obrigada!

    • luciamalla

      Olá Ana, todos os hotéis da rede “Seaside” são mais baratos, e os donos são havaianos locais, portanto vc estará ajudando a comunidade local ao se hospedar neles. Há o Hilo Seaside, em Hilo, o Kona Seaside, em Kona; o Maui Seaside, em Kahului. No Kauai, há possibilidades de hospedagem em Lihue mais baratas, além do que alguns resorts de Kapa’a têm ofertas sensacionais em épocas de baixa temporada. Aloha!

    • SAMIA

      Oi Lucia, teu blog é demais! Está me ajudando muito na organização da minha viagem. Todavia, em razão do tempo, só posso escolher uma das ilhas além de Oahu – BIG ISLAND OU MAUI. Nunca fui ao Havai, então estou em séria dúvida Me ajuda, qual delas?

      • Samia, a escolha da ilha vai depender do seu perfil de viajante. O que você gosta mais de fazer em uma viagem?

  • Claudia

    Oi Lúcia,
    quero ir para o Havaí com meu marido e minha filha de 10 anos. Nos dois mergulhamos mas ela não. Assim, queria saber se voce tem dicas de operadoras de mergulho que deixam levar crianças no barco. Estivemos na Austrália e lá tinha um passeio muito legal, que parava em pontos para scuba dive e também para snorkel. Assim, adultos e crianças se divertiam. Será que é possível fazer isso no Havaí?

    • luciamalla

      Puxa, Claudia, eu realmente não sei sobre a sua pergunta… mas vou procurar saber e te respondo em breve, ok?

      • Claudia

        Beleza Lúcia, aguardo seu retorno e também vou pesquisando. Se conseguir contatos de operadoras de mergulhos também agradeço!
        Claudia

        Em 1 de março de 2013 16:16, Disqus escreveu:

        • luciamalla

          Tenho alguns contatos, sim. Em q ilha vc está procurando?

          • Claudia

            Oi Lúcia,
            pode ser em qq uma. A idéia é ficar uns 15 dias no Havaí, rodando todas as ilhas. Assim, onde tiver um ponto de mergulho legal com a opção da nossa filha ir no barco com a gente, nós tamos indo!!!!

            Poderia pensar também em conseguir algum lugar para ela ficar enquanto mergulhamos. Talvez alguma “baby siter” brasileira que more lá. Mas isso eu tenho um pouco de receio. Prefiro ela perto da gente. Se nesses 15 dias conseguirmos mergulhar uns 2 ou 3 dias já tá bom demais!!!

            Obrigada pelo interesse!!!

            Claudia

            Em 1 de março de 2013 17:07, Disqus escreveu:

          • luciamalla

            Claudia, dependendo da idade da sua filha, ela pode ir no barco que faz o snorkel/mergulho com as raias jamantas à noite, por exemplo. Sei que há snorkeling trips em Captain Cook pra ver os golfinhos em Kealakekua Bay e em geral eles param lá pra snorkelar tb – mas não para mergulho. A Kona Honu Divers é a empresa que eu em geral uso na Big Island. Eles fazem uma operação muito bem organizada. Aloha!

          • Claudia

            Oi Lúcia,
            minha filha tem 10 anos. Parece que nao vai ser difícil embarca-la! Vou pesquisar a Kona Honu. Muito obrigada!
            claudia

            Em 2 de março de 2013 21:09, Disqus escreveu:

  • Regeane

    Adorei suas dicas e as usei na minha viagem recente ao Hawaii, em janeiro de 2013, amei!!!! Pena que nāo vimos lava, terei de voltar rrrss. Postei minha experiência em meu blog: http://www.dicasdeviagemdarege.wordpress.com
    Inclusive viajei com minha filha de 10 anos, e coloquei as dicas sobre os mergulhos, ela foi junto em todos, inclusive até mergulhou, foi o máximo!!!!!
    Abraços e mil obrigados pelas dicas.

    • luciamalla

      Obrigada, Regeane! Vou dar uma olhada nos seus relatos, sim! Aloha!

  • Alberto

    Estou estudando o Hawaii p umas ferias, se eu ficar em um hotel em honolulu como faço p ir ao parque dos vuloes e a Hilo? Da pra ir com o mesmo carro 4×4 de honolulu? Da pra voltar no mesmo dia ou é melhor reservar outro hotel la, ir logo cedo, dormir na Ilha do havai e voltar no fimdo outro dia. Melhor alugar o carro na ilha? Quais sao as formas de ir de honolulu ate a ilha onde ficam os o parque nacional dos vulcoes.
    Estou lendo suas dicas, muito bacana. Abraços!

    • luciamalla

      Olá Alberto, de Honolulu para Hilo só dá pra ir de avião. É possível fazer visitas de 1 dia apenas, mas, se feitas em tour organizado, costumam custar mais caro e serem mais corridas. Eu aconselho no seu caso veementemente que você vá a Hilo e fique pelo menos uma noite, para ver o Parque dos Vulcões à noite. Alugue carro na Big Island, é essencial. Aloha!

  • Daniela

    Olá Lucia,
    estou tentando comprar as passagens no site da Hawaiian Airlines de Hilo para Honolulu, mas aparece uma mensagem de erro, acredito ser por causa do “Billing Address” que é do Brasil. Tem alguma dica de como consigo comprar sem ser residente dos EUA?

    • luciamalla

      Ixe… não sei, não, Daniela, infelizmente. Vc tentou comprar com a ajuda de um agente de viagens? Talvez nesse caso seja a melhor alternativa…

      • Daniela

        Depois de muitos emails trocados com a Hawaiian Airlines descobrimos que no campo do Estado devemos colocar Brazil! Assim, conseguimos comprar! Aproveito para contar que aceitamos a sua dica do outro post e vamos pra Big Island também em vez de Maui. Estamos pensando em alugar casa ou apto pois a hospedagem tanto em Waikiki quanto em Hilo são puxadas! Se tiver alguma indicação, agradeço!

        • luciamalla

          Ah, que bom que vc se acertou com a compra online, Daniela! Facilita muito, né? Então, talvez em Kona vc consiga bed & breakfast na região de Captain Cook mais em conta… dê uma olhadinha por lá, os preços costumam ser menos salgados.

          • Daniela

            Oi Lucia! Ainda estou meio perdida de onde ficar. Vamos chegar e sair por Hilo. Mas vi que Hilo é uma região que chove mais. Você acha que vale a pena dividir entre Hilo e Kona? Tem alguma sugestão de hotel ou região que devemos ficar? Estou preocupada de escolher um lugar mais isolado e não ter onde comer, etc… Como vê, estou perdida..rsrs qualquer sugestão será bem-vinda!

          • luciamalla

            Oi Daniela, eu dividiria a viagem, até pra vc conhecer o lado de Kona tb. Pra dirigir em um dia, fica muito corrido… Ficando em um dos hotéis de Waikoloa, que é mais isolado, ainda assim há restaurantes e um mini-mall. Kona tem bastante restaurantes e bares de beira de praia.

  • Ana Maria

    Lúcia, parabéns pelo Blog. Tenho uma dúvida:
    Nossa idéia é irmos em Maio para a Big Island e Maui. Voamos primeiro para a Big Island e depois Maui? É necessário alugar carro em Maui também? Quais as melhores áreas para nos hospedarmos em ambas as ilhas?
    Muito orbigada,
    Aloha.

  • Clarisse

    Oi, Lúcia, tudo bom?
    Vou passar minha lua de mel no Havaí, mas não teremos tempo para conhecer todas as ilhas. Pensei em ir a Oahu, Maui e escolher entre Big Island ou Kauai. O que acha? Queremos descansar, então mão queremos aquele estresse de toda hora fazer as malas, aeroporto, etc.
    Muito obrigada!
    Bjs

    • Oi Clarisse! Depende de quantos dias vc terá na sua viagem de lua-de-mel. Se forem 10 dias, por exemplo, acho que até a 3a ilha pode ficar corrido demais…

  • Ane Andrade

    Oi Lucia, Tudo bem? Vou com meu marido para Oahu, Maui e Big Island, em abril/2014. Estamos fazendo nosso roteiro baseados nas suas otimas dicas! Gostaria de conhecer Green Sand Beach e o observatorio da Nasa, que sao acessiveis com carros 4×4. O meu problema eh: nunca dirigi um 4×4! Sera que me arrisco? Se ficar atolada, sera que vai ter alguem pra ajudar? 😛

    • Oi Ane, então a ajuda é um telefonema, que se seu celular não for uma brastemp, vc não terá sinal… A Green Sand Beach principalmente fica numa área da Big Island super-isolada, sem nada ao redor. Mas eu não deixo de encorajar a ir! Tem gente que faz esse trajeto, basta vc pagar. Dá uma olhada no roteiro do Fred, que publiquei aqui no blog. Ele achou um cara que leva até a Green Sand Beach, é uma opção caso vc não queira se arriscar no 4×4. Aloha!

      • Ane Andrade

        Oi Lucia, vi logo depois a dica do Fred e adorei! Fiquei mais tranquila e The Green Sand Beach continua na lista!
        Super obrigada!
        Bjs,
        Ane

  • Andre Martins

    Lucia, tudo beleza? Seu site eh dez! FIquei com uma duvida no roteiro: qual eh a praia em frente de 2 resorts, a foto eh linda! Obrigadao. Abs, Andre.

    • Oi Andre, obrigada pelo elogio à foto! Ali é a praia em frente ao Four Seasons Hualalai da Big Island. 🙂

  • Letícia

    Oi Lúcia, estou no Hawai agora e queria uma ajuda sua: vou ficar em um hostel em Big island, aonde vc sugere? Estou sozinha e quero verbo vulcão e fazer snorkeling. Estou tbem em dúvida se vou ou nao para Maui ficar 2 dias. Tinha escolhido Kauai no lugar de Maui. Fiz uma boa escolha? Obrigada Letícia

    • Olá Leticia, se você quer ir a Big Island para ver o vulcão, o mais fácil é ficar por Hilo… há diversos hotéis bem baratos na cidade, procure pelo Hilo Seaside. Do lado de Hilo, entretanto, o snorkel não é tão bom quanto em Kona, principalmente em Cap. Cook. Você terá que fazer uma escolha… A escolha pelo Kauai, a meu ver, é ótima. Mas eu sou suspeita, porque AMO o Kauai. 🙂

  • Bruna

    Boa noite, Lúcia.
    Vou para o Hawaii com uma amiga em junho próximo, estou adorando as suas dicas, pois pretendemos passar 4 dias em cada ilha (Oahu,Maui, Big Island e Kauai). Gostaria de saber se tens alguma dica de hospedagem para Big Island e também, como somos jovens e solteiras, onde podemos encontrar festas, vida noturna e luais. Obrigada. Bruna

    • Olá Bruna, hospedagem na Big Island depende do que você quer aproveitar em termos de passeios. Se quer ver o vulcão sugiro ficar em Hilo (e também onde tem um pouco mais de vida noturna… mas não espere absolutamente nada grandioso por lá, a cidade é pequena e é praticamente um dormitório). Tem diversos hotéis mais em conta na Banyan Drive. Se quiser mais fazer snorkel, nadar com as jamantas etc. fique em Kona – que também tem uma vida noturna modesta, mas dá pra quebrar um galho. Em Kona, os melhores hotéis ficam na região de Waikoloa, mas há boas opções perto do centro, como o Sheraton de Keauhou e até o Marriott que fica na Alii Drive. Para luaus, sugiro o do Hilton Waikoloa, que costuma ser bom. Aloha!

    • Mariana

      Bruna, vou com duas amigas em junho também e iremos fazer o mesmo roteiro que vocês! De onde você é? Vai que dia? Me passa seu e-mail…

  • Vanderlei Senra

    Boa tarde Lucia!
    Parabens pelo blog!!! Preciso de sua ajuda. Estarei em Los Angeles a trabalho nas 2 ultimas semanas de Outubro de 2015 e terei aprox 15 dias para viajar. Meu sonho é conhecer o Havai com minha esposa e pretendo realiza-lo!
    Tenho um senão que é uma prótese na coluna vertebral que limita alguns poucos passeios (caiaque, escalada, etc) porem nao tenho problema de snorkling, caminhadas, etc.
    Gostaria muito de conhecer um vulcão ativo, mergulhar em alguns points e passear de carro. Não sou encanado com resorts, pois prefiro pousadinhas mais simples sabendo que quero aproveitar o dia passeando.
    Qual dicas VS dá?
    Desde já, muito obrigado!

    Vanderlei Senra

    • Olá Vanderlei, acho que o problema na sua coluna não será problema… minha dica é: alugue um carro e siga o roteiro que está nesta página. Ele foi feito pensando em pouco esforço. Evite apenas ir à praia de Green Sand Beach, que requer uma estrada mais complicada. O resto… fique sossegado que você consegue chegar a tanto ao vulcão quanto a bons points de snorkel do passeio de carro. Aloha!

  • Luiz Felipe Saboia

    Oi Lu,
    muito bom esse seu blog. esta nos ajudando muito, parabéns !
    voce sabe me indicar alguma cachoeira em que nos podemos entrar e tomar banho em big island e oahu?

    • No Manoa Falls, em Oahu, acho que pode tomar banho (embora muitas vezes esteja cheia de gente). Na Big Island, só as cachoeiras da trilha do Waipio Valley ou do lado da costa de Hamakua. Aloha!

  • Ricardo Baiocchi

    É realmente incrível seu blog. Parabéns! Eu e minha esposa estamos querendo conhecer o Havai e é impossível passar despercebido seu blog em qualquer busca no google. Pelo que percebemos, setembro parece ser um excelente mês para realizar esta viagem. Passaremos uns 20 dias nas ilhas e estamos em dúvida sobre quais visitar neste período. Adoramos explorar as belezas dos lugares, andar de carro e ver as paisagens, caminhadas de 3 a 4 quatro horas, passar algumas horas em praias belíssimas, nadar e fazer snorkeling. O que você sugere? Será que 3 ilhas seria uma opção sem muita correria? quanto tempo passar em cada uma?
    Grande Abraço
    Ricardo

    • Olá Ricardo, obrigada pelas palavras gentis. Com 20 dias em 3 ilhas, você vai fazer uma viagem bem tranquila, aproveitando bastante. Separe pelo menos uma semana para a Big Island, nesse caso, porque há diversas trilhas bacanas por lá. Aloha!

  • ClaudioC

    Olá !!! muito bons seus posts sobre as ilhas do Hawaii !! Meu nome é Claudio e pretendo viajar no final de agosto para lá, ficando 4 dias no Hawaii, 2 em Maui, 3 em Kauai e 3 em Oahu. Li praticamente todos os comentários aqui e minha maior dúvida é saber qual seria o tempo mínimo para se passar nos parques e vulcões. Não acho em lugar nenhum isso !!! Li em um post que devo reservar um dia inteiro para o parque dos vulcões (dia inteiro seria das 9 às 18 ? ou outro horário ?). Mas e no observatório do Mauna Kea ? E quanto tempo de trilha pela beira da praia para ver a lava (sim, com guia) ? Se puder me ajudar, agradeço muito !!! Aliás, se quiser dizer o tempo mínimo (o máximo depende de cada um né ?) para outros lugares em outras ilhas também vai ajudar !!! Forte abraço e parabéns ! Claudio

    • Olá ClaudioC, para passear pelo Parque dos Vulcões, se você curte vulcões, eu diria para separar pelo menos 1 dia inteiro (de manhã até altas horas da noite). Mas o mais importante é que você verifique onde a lava está caindo no dia da sua visita. No site do parque eles atualizam diariamente essa informação. Por exemplo, neste momento, não tem lava caindo no mar, então não faz muito sentido fazer a trilha da praia completa para não ver a lava, entende? Acho que um bom roteiro hoje seria assim: De dia: visita ao loop principal da cratera Halemaumau, lava tube, e trilha (curta) na praia. À noite: ver a cratera Halemaumau iluminada pela lava do Museum Jaggar.

      O Mauna Kea não faz parte do Parque dos Vulcões, está bem separado de toda essa aventura pelo Kilauea. Para subir o Mauna Kea, você precisa de pelo menos uma manhã ou tarde inteira – eu sugiro ir à tarde porque às 5pm no ponto de informações no meio da montanha, os astrônomos colocam telescópios para as pessoas verem o céu, e dão pequenas palestras bacanas. Também é fundamental se aclimatar à altitude, não subir direto. O ar no cume do Mauna Kea é bem rarefeito.

      Para mais detalhes e dicas especiais, por favor leia meus posts sobre as ilhas na página dedicada ao Havaí aqui do blog: http://luciamalla.com/hawaii

      Aloha!

      • ClaudioC

        Ok, Lucia ! obrigado pelas orientações !!! já deu para ter uma ideia do tempo a separar para ver o interessante dos vulcões !!

        Parabéns pelos posts mais uma vez !! (já li os roteiros das 4 ilhas, ajudou muito !!)

  • Gustavo

    Olá Lucia Malla,
    Seu blog é realmente fantástico.
    Estou planejando uma viagem de 11 dias completos e pretendo ir para as 3 ilhas principais (Oahu, Maui e Big Island). Confesso que a que mais me animou foi Big Island.
    Vou em ficar 4 dias e 3 noites la e pensei em dividir os hotéis e ficar 2 noites perto do vulcão / Hilo e 2 noites em em Waikoloa. Acha uma boa?
    No seu roteiro percebi que vocês sugere fazer o caminho da costa leste – oeste (ou vice versa) pelo sul para passar pelas praias de areia verde e preta. Li em outros lugares comentando sobre fazer esse caminho pelas praias do norte. Pelo tempo curto que tenho, acho que vou ter que optar por uma das 2 rotas, sugere passar pelo sul mesmo?
    Sobre a praia de areia verde, so de carro 4×4 mesmo (vou na primeira quinzena de novembro).
    Última pergunta: nessa época será que vale a pena arriscar algum passei para ver as baleias ou é pouco provável vê-las tão cedo assim?

    Acho que falei e perguntei demais hahahaha mas desde já agradeço, primeiramente, pelo blog e também antecipadamente pela resposta.

    • gustavo

      lembrei de mais uma pergunta: sugere alguma empresa de passeio de helicóptero sobre o vulcão?
      Obrigado

      • Eu costumo aconselhar ou a Safari ou a Blue Hawaiian, pela segurança com que operam. Aloha!

    • Olá Gustavo! Dividir a estadia é bom se você quer aproveitar os dois lados da ilha. Mas já te adianto que Waikoloa é distante do centro de Kona e da região onde se faz snorkel em Kealakekua.

      Pelo norte, as paisagens são bem interessantes, diferentes, mas as praias eu acho que valem mais a pena pelo sul. Para a Green Sand Beach, só de 4×4 mesmo – tem uma foto neste post de como a estrada é, impossível para carro comum: http://www.luciamalla.com/blog/2014/02/feedback-de-viagem-havai-da-anna.html

      As baleias costumam chegar no final de outubro, mas em geral aparece no jornal quando a primeira é avistada, e até agora… nada. Aloha!