Essa tartaruga foi fotografada no Turtle Pinnacle, point de mergulho na Big Island do Havaí do lado de Kona. Em seu casco, vários peixes “limpadores”. O Turtle Pinnacle é uma estação de limpeza a cerca de 10m de profundidade; uma espécie de car wash para tartarugas verdes, que sempre aparecem por ali para sua higiene de casco.

Estação de limpeza

Esta foto também apareceu num calendário do ano passado vendido aqui no Hawaii para turistas, chamado “Marine Tide”. É uma das minhas prediletas de tartaruga.

Tudo de sub sempre.

  • Carla

    Só eu acho tartarugas super expressivas? Essa aí tá com cara de “limpa direito, moçada. semana passada ficou meio manchado”.
    Adoro isso!

  • Carioca

    adoro tartarugas…já falei, né? hehehe.

  • Tchia Vera

    a foto é linda! alias, com a autoria de André….sem comentarios..rsrs. Deia, que bom que vc voltou a rotina, olha que vivemos reclamando dela, mas… viva a rotina!!!! sinal que tudo está em seu lugar, dá noticias ok?
    bejo,bejo

  • Hahahaha! Carla, dei muita risada com seu comentário! Adorei! 😀
    Carioca, 😉
    Tchia, email em breve. 🙂
    Beijos a todos.

  • Allan

    É a mesma tartaruga do mês de janeiro (do calendário) sob um ângulo diferente?
    Adoro tartarugas, acho que aquele jeito meio lento é, na realidade, pura filosofia zen.
    Beijocas 🙂

  • Aloha Lucia,
    É possível chegar neste ponto nadando da praia?
    Mahalo!

  • Oi juliano, dá pra chegar lá nadando, sim (umas boas braçadas, mas dá!). Entretanto, eu desaconselho MUITO vc a nadar até lá, simplesmente porque o pojnt fica na entrada da marina, e o tráfego de barcos pode ser bem intenso. O risco de atropelamento é considerável. Em geral, quando mergulhamos lá, temos que voltar pra superfície bem perto do barco, pra evitar esse risco.

  • Obrigado Lucia,
    Estou embarcando hj para Big Island e os seus posts e respostas foram muito importantes. Parabéns pelo excelente blog!

  • Obrigada pelas palavras gentis, Juliano!

  • Mariana Costa

    Olá, Lucia. Estou maravilhada com seu blog, estou lendo tudo que posso e agradeço imensamente por ele pois esta facilitando planejar minha viagem rs.
    Gosto mto de ler o máximo possível antes de pedir dicas, mas estou com tempo apertado para uma decisão e queria sua ajuda.

    Vamos viajar em Dezembro, tempo apertado e pretendemos visitar Maui, Big Island e Oahu, +-3 dias em cada. Iremos em Molokini e aí esta minha dúvida. Marquei um curso de mergulho Open Water para esse mês para ter certificado e ai te pergunto:
    *Esse curso ja é o bastante para eu poder fazer os típicos mergulhos com cilindro ou podem nao aceitar por ser um curso simples?
    *E mais importante ainda: eu aproveito e faço scuba diving ( ao invés de snorkel) em Molokini ou voce sugere outro local, em qlquer das 3 ilhas, com mais diversidade/melhor para eu mergulhar?
    Pq vi vc falando sobre Kona entre outros e fiquei com dúvida de onde fazer o mergulho caso eu faça apenas 2, sendo um com as arraias.

    Ah espero que nao chova muito, snif, rsrsrs

    Desculpa o incomodo e muiiito obrigada por todas as dicas!
    Beijos, Mariana Costa.