Confesso que nunca tinha ouvido falar no “Dr. Beach”. Mas ontem, depois que Hanalei aqui no estado foi eleita a praia mais bonita dos EUA por ele – e a notícia não parava de ser exaltada pelos noticiários locais – , percebi que Dr. Beach elabora um ranking de praias que as pessoas aparentemente “confiam” mais. Bom, Dr. Stephen Leatherman, que adotou o apelido de Dr. Beach, é um cientista do laboratório de pesquisa costeira da Florida International University – seu campo de atuação é erosão e impactos de tempestades. Então faz sentido que seu ranking de praias mais bonitas seja um pouco melhor “validado”. Ou não.

10 praias mais bonitas do Havaí Surfista em Hanalei.

Enfim.

Fato é que Hanalei Bay, na ilha de Kauai, é realmente linda (fotos ilustrativas aqui). É uma praia de surfe, numa baía cheia de montanhas ao redor, onde ainda se planta o tradicional taro (inhame, pra gente) e com uma vilinha de surfe cheia de charme. Mas, num estado que é um arquipélago no meio exato do maior oceano do planeta, escolher a melhor praia é tarefa hercúlea.

À parte o fato de que o conceito de “melhor” varia pra cada um, o estado tem muitas praias de dar água na boca mesmo.

Hanalei

Hanalei e seu píer

Não à toa, no mesmo ranking em anos anteriores, o Havaí é campeão de primeiros lugares. Então entrei no clima e decidi colocar aqui as minhas 10 praias favoritas no Havaí. Detalhe: eu não conheço as ilhas de Molokai, Lanai, Kaho’olawe nem Niihau – portanto, nenhuma praia dessas ilhas pode constar no meu ranking, o que já o faz nascer deficitário.

[UPDATE EM 2018: Posso dizer agora que conheço todas as ilhas havaianas. Você já pode inclusive ler meu post com o roteiro de 2 dias em Lanai e saber quem é a nobre moradora da ilha de Niihau.]

Compre sua passagem aérea para o Havaí pela Viajanet.

Faça sua reserva de hotel no Havaí pelo Booking.

Reserve seu carro alugado no Havaí pela RentCars. Pagamento sem IOF. 😉

Fora que eu tenho ligações emocionais/pessoais com diversas delas. Podem nem ser tão lindas, mas são as minhas mais belas. Mas ranking é pra isso mesmo: para ter falhas e gerar controvérsias saudáveis. Divirjam à vontade. 😛

Vamos lá, minhas 10 praias prediletas e imperdíveis:

1) Shipwreck beach

É minha praia predileta no mundo. Por motivos óbvios. Fica no Kauai e é estonteantemente linda.

2) Hanauma Bay Hanauma-Bay-16     Hanauma-Bay-6

Hanauma Bay vista de cima (repare nas piscinas de recife de coral, que maravilha!) e o aquário natural em suas águas.

Hanauma Bay é uma praia dentro de uma cratera de vulcão, com um recife de coral maravilhoso e nele um verdadeiro aquário natural. Como forma uma baía, é talvez o melhor lugar do mundo para fazer snorkel sem preocupações – as crianças adoram ver os peixinhos coloridos. A praia é um parque marinho, paga-se uma entrada para entrar e somos obrigados a assistir um vídeo muito bonitinho sobre o local antes de adentrar suas areias. É toda perfeita.

3) Makapu’u

O paredão do farol de Makapu’u torna essa praia escondida no lado leste da ilha de Oahu uma jóia especial. Frequentada pelos locais (por razões que nem a própria razão explica, poucos turistas ficam nela), é um point de bodyboard e, quando o swell ameniza, é possível nadar sob a sombra do penhasco. É das praias que mais frequento aqui.

4) Polihale

A última praia de Kauai antes da famosa Na Pali Coast. É uma praia extensa, de areia amarela fofa e extensa, cujo acesso exige 4×4. Embora o banho nela seja complicado (é bem forte), a vista de Niihau, a ilha mais misteriosa do arquipélago, é um plus que não deve ser menosprezado. E no canto direito, os penhascos vulcânicos tiram o fôlego. Acho linda.

5) Pipeline

No North Shore tem várias praias maravilhosas. Adoro todas: Waimea Bay e sua história íntima com Eddie Aikau, o herói surfista das ilhas; Sunset Beach, a única praia em que o melhor surfista do mundo, Kelly Slater (o “Pelé” do surfe) nunca venceu um campeonato, porque suas ondas são impressionantes; até mesmo Haleiwa, com seu pequeno comércio.

Veja aqui meu guia completo do North Shore de Oahu.

Mas Pipeline tem um clima diferente nas suas areias. As pessoas não estão ali para tomarem banho de mar: estão para reverenciá-lo, para se embasbacarem com sua força e onipotência local. Chamada de Ehukai pelos havaianos, é a sede dos maiores campeonatos de surfe, onde as ondas quebram em perfeitos tubos, verdadeira meca do surfe mundial. É onde Kelly Slater é rei absoluto. Histórica.

Compre sua passagem aérea para o Havaí pela Viajanet.

Faça sua reserva de hotel no Havaí pelo Booking.

Reserve seu carro alugado no Havaí pela RentCars. Pagamento sem IOF. 😉

 

6) Green Sand Beach

Acessível apenas com 4×4 (e prepare-se para comer poeira), Green Sand Beach fica no extremo sul da Big Island. Seu nome vem do fato de que sua areia tem um tom esverdeado único, devido à presença do mineral olivina. Não bastasse essa extravagância (só há outra praia de areia verde no mundo, em Guam), o cenário ao redor de Green Sand Beach é lunar. Exotismo nota 10.

7) Lanikai

É um dos bairros mais caros para se viver no Havaí, exatamente por conta da vista belíssima das Mokuluas, ilhas que embelezam a praia de Lanikai, na costa leste de Oahu. Apesar de linda, a maior parte das pessoas a acessa de caiaque ou snorkelando, porque a parte da frente da praia é entupida de mansões que adentram no mar (o velho crescimento imobiliário desenfreado de sempre). A água tem um tom de azul inacreditável e um recife de coral cheio de atrações para quem deseja mergulhar. É a praia onde o jet set de Hollywood se encontra.

8) Hana Coast

Ok, não é “uma” praia, mas sim todo o costão de Hana, em Maui, que é super-corrugado, cheio de recantos e prainhas, e por isso lindíssimo. A estrada que leva a Hana é um capítulo à parte de beleza. Destaque para a área dos Sacred Falls, com cachoeiras desaguando no mar. Cenário paradisíaco.

9) Kealakekua Bay

 

A praia em si é pedregosa – rochas vulcânicas redondinhas, mas que dificultam estender a sua canga. Mas além de mansinha e envolta por um paredão rochoso de “rampão”, a praia tem um recife de coral belíssimo e visitantes super-especiais: os golfinhos rotadores. Em Kealakekua dá pra nadar com eles e se divertir. A água quentinha dá o toque final de delícia total.

10) Waikiki

Eu particularmente não sou fã de Waikiki como praia em si, mas gosto muito como local de passeio, porque é um bairro cheio de animação, com vida agitada e modismos a cada esquina. E, convenhamos, não dá pra pensar em Havaí e não vislumbrar Waikiki. É a praia mais famosa do Havaí, cartão postal com o Diamond Head ao fundo, a mais visitada, onde estão a maioria dos hotéis, resorts e bons restaurantes – aliás, muitos turistas vêm ao Havaí e não saem de Waikiki por toda sua estadia.

As areias de Waikiki são divididas em “áreas”, como Ipanema e Leblon: Kaimana, para os (poucos) locais que a frequentam e para os churrascos de fim de semana com a família; Natatorium, para os interessados em história; Kuhio, para a turma LGBTS (mais gays, devo dizer); Kahanamoku para as crianças nadarem à vontade, e Waikiki “Pink Hotel” (é assim que eu e o André chamamos) para os iniciantes de aulas de surfe – e os demais turistas do mundo que aterrisam aqui.

Tudo de praias sempre. E um bom domingo de diversão e sol a todos.

(Escrever este post me deu vontade imediata de ir à praia. Hanauma Bay djá! 😀 )

Minha lista de melhores praias do Havaí foi atualizada em 2014.

Booking.com