Confesso que nunca tinha ouvido falar no “Dr. Beach”. Mas ontem, depois que Hanalei aqui no estado foi eleita a praia mais bonita dos EUA por ele – e a notícia não parava de ser exaltada pelos noticiários locais – , percebi que Dr. Beach elabora um ranking que as pessoas aparentemente “confiam” mais. Bom, Dr. Stephen Leatherman, que adotou o apelido de Dr. Beach, é um cientista do laboratório de pesquisa costeira da Florida International University – seu campo de atuação é erosão e impactos de tempestades. Então faz sentido que seu ranking seja um pouco melhor “validado”. Ou não.

Hanalei surf

Surfista em Hanalei.

Enfim. Fato é que Hanalei Bay, na ilha de Kauai, é realmente linda (fotos ilustrativas aqui). É uma praia de surfe, numa baía cheia de montanhas ao redor, onde ainda se planta o tradicional taro (inhame, pra gente) e com uma vilinha de surfe cheia de charme. Mas, num estado que é um arquipélago no meio exato do maior oceano do planeta, escolher a melhor praia é tarefa hercúlea. À parte o fato de que o conceito de “melhor” varia pra cada um, o estado tem muitas praias de dar água na boca mesmo. Não à toa, no mesmo ranking em anos anteriores, o Havaí é campeão de primeiros lugares.

Então entrei no clima e decidi colocar aqui as minhas 10 praias favoritas no Havaí. Detalhe: eu não conheço as ilhas de Molokai, Lanai, Kaho’olawe nem Niihau – portanto, nenhuma praia dessas ilhas pode constar no meu ranking, o que já o faz nascer deficitário. Fora que eu tenho ligações emocionais/pessoais com diversas delas. Podem nem ser tão lindas, mas são as minhas mais belas.

Mas ranking é pra isso mesmo: para ter falhas e gerar controvérsias saudáveis. Divirjam à vontade. :P

Vamos lá, minhas 10 praias prediletas e imperdíveis:

1) Shipwreck beach

Shipwreck beach

É minha praia predileta no mundo. Por motivos óbvios. Fica no Kauai e é estonteantemente linda.

2) Hanauma Bay

Hanauma bay

Hanauma-peixinhos

Hanauma Bay vista de cima (repare nas piscinas de recife de coral, que maravilha!) e o aquário natural em suas águas.

Hanauma Bay é uma praia dentro de uma cratera de vulcão, com um recife de coral maravilhoso e nele um verdadeiro aquário natural. Como forma uma baía, é talvez o melhor lugar do mundo para fazer snorkel sem preocupações – as crianças adoram ver os peixinhos coloridos. A praia é um parque marinho, paga-se uma entrada para entrar e somos obrigados a assistir um vídeo muito bonitinho sobre o local antes de adentrar suas areias. É toda perfeita.

3) Makapu’u

Makapu'u

O paredão do farol de Makapu’u torna essa praia escondida no lado leste da ilha de Oahu uma jóia especial. Frequentada pelos locais (por razões que nem a própria razão explica, poucos turistas ficam nela), é um point de bodyboard e, quando o swell ameniza, é possível nadar sob a sombra do penhasco. É das praias que mais frequento aqui.

4) Polihale

Polihale

A última praia de Kauai antes da famosa Na Pali Coast. É uma praia extensa, de areia amarela fofa e extensa, cujo acesso exige 4×4. Embora o banho nela seja complicado (é bem forte), a vista de Niihau, a ilha mais misteriosa do arquipélago, é um plus que não deve ser menosprezado. E no canto direito, os penhascos vulcânicos tiram o fôlego. Acho linda.

5) Pipeline

Pipeline

Pipeline wave

No North Shore tem várias praias maravilhosas. Adoro todas: Waimea Bay e sua história íntima com Eddie Aikau, o herói surfista das ilhas; Sunset Beach, a única praia em que o melhor surfista do mundo, Kelly Slater (o “Pelé” do surfe) nunca venceu um campeonato, porque suas ondas são impressionantes; até mesmo Haleiwa, com seu pequeno comércio. Mas Pipeline tem um clima diferente nas suas areias. As pessoas não estão ali para tomarem banho de mar: estão para reverenciá-lo, para se embasbacarem com sua força e onipotência local. Chamada de Ehukai pelos havaianos, é a sede dos maiores campeonatos de surfe, onde as ondas quebram em perfeitos tubos, verdadeira meca do surfe mundial. É onde Kelly Slater é rei absoluto. Histórica.

6) Green Sand Beach

Green sand beach

Acessível apenas com 4×4 (e prepare-se para comer poeira), Green Sand Beach fica no extremo sul da Big Island. Seu nome vem do fato de que sua areia tem um tom esverdeado único, devido à presença do mineral olivina. Não bastasse essa extravagância (só há outra praia de areia verde no mundo, em Guam), o cenário ao redor de Green Sand Beach é lunar. Exotismo nota 10.

7) Lanikai

Lanikai

É um dos bairros mais caros para se viver no Havaí, exatamente por conta da vista belíssima das Mokoluas, ilhas que embelezam a praia de Lanikai, na costa leste de Oahu. Apesar de linda, a maior parte das pessoas a acessa de caiaque ou snorkelando, porque a parte da frente da praia é entupida de mansões que adentram no mar (o velho crescimento imobiliário desenfreado de sempre). A água tem um tom de azul inacreditável e um recife de coral cheio de atrações para quem deseja mergulhar. É a praia onde o jet set de Hollywood se encontra.

8) Hana Coast

Hana

Ok, não é “uma” praia, mas sim todo o costão de Hana, em Maui, que é super-corrugado e por isso lindíssimo. A estrada que leva a Hana é um capítulo à parte de beleza. Destaque para a área dos Sacred Falls, com cachoeiras desaguando no mar. Cenário paradisíaco.

9) Kealakekua Bay

Kealakekua

Golfinhos de Kealakekua

A praia em si é pedregosa – rochas vulcânicas redondinhas, mas que dificultam estender a sua canga. Mas além de mansinha e envolta por um paredão rochoso de “rampão”, a praia tem um recife de coral belíssimo e visitantes super-especiais: os golfinhos rotadores. Em Kealakekua dá pra nadar com eles e se divertir. A água quentinha dá o toque final de delícia total.

10) Waikiki

Waikiki

Waikiki ao entardecer

Eu particularmente não sou fã de Waikiki como praia em si, mas gosto muito como local de passeio, porque é um bairro cheio de animação, com vida agitada e modismos a cada esquina. E, convenhamos, não dá pra pensar em Havaí e não vislumbrar Waikiki. É a praia mais famosa do Havaí, cartão postal com o Diamond Head ao fundo, a mais visitada, onde estão a maioria dos hotéis, resorts e bons restaurantes – aliás, muitos turistas vêm ao Havaí e não saem de Waikiki por toda sua estadia. As areias de Waikiki são divididas em “áreas”, como Ipanema e Leblon: Kaimana, para os (poucos) locais que a frequentam e para os churrascos de fim de semana com a família; Natatorium, para os interessados em história; Kuhio, para a turma GLBTS (mais gays, devo dizer); Kahanamoku para as crianças nadarem à vontade, e Waikiki “Pink Hotel” (é assim que eu e o André chamamos) para os iniciantes de aulas de surfe – e os demais turistas do mundo que aterrisam aqui.

Tudo de praias sempre. E um bom domingo de diversão e sol a todos.

(Escrever este post me deu vontade imediata de ir à praia. Hanauma Bay djá! :D )

  • Alline

    E agora, que me deu vontade de ir a praia e eu não posso? Alguma coisa está fora da ordem, como canta Caetano, pq aqui está um calor de 37 graus!!!!
    Me leva pra Hanauma Bay com vc? Escolhi ela como minha preferida…
    Quero conhecer todas. Espero que em breve :-)
    Beijos

  • Mirella

    Ave Maria… matou a gente de inveja!!! ehehe..
    Vim aqui lá do Riq :)
    bjs

  • LuMalheiros

    Excelente post! Só vez aumentar a minha vontade de conhecer o Havaí!
    Um abraço,

  • Leila-chicago

    Oi Lucia, é a primeira vez que venho aqui. Cheguei através do Google Reader que uso e vi seu post compartilhado pela Mirella (que para minha surpresa até vi aqui nos comentários…hehe). Adorei o post e não poderia ter vindo em melhor hora. Estou planejando minha viagem para o havaii no final de julho com mais 2 casais de amigos. Claro que vou repassar seu post pra eles. Obrigada por compartilhar suas informações. Se tiver mais, para que eu possa me deliciar aqui por antecedência, seria ótimo. Bjs

  • Emília

    Lucia, Shipwreck Beach ficou eternizada como a ‘sua praia’ :-D
    E Hanauma também é a que mais me atrai quando se fala em Havaí.
    Aloha, moça! :-D

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Alline! Adorei o fim do seu comentário: “espero q em breve”. Aêêêê!!! A esperança é a última q morre… :D :D \o/ \o/
    Mirella, :D :D
    Lu Malheiros, então… objetivo alcançado! Acho q devia ter uma lei mundial q “obrigasse” as pessoas a vir ao Havaí pelo menos uma vez na vida. Acho q muitos stresses acabariam… hehehehe!!
    Leila-chicago, tem uma categoria do meu blog só sobre Havaí: O Havaí é aqui.
    Nela, tem posts com minhas impressões sobre diversos aspectos da cultura e do local. Precisando de qqer coisa, mande um email q responderei com prazer. :)
    Emília, e qdo vc e o Marc vão aparecer por aqui, hem? Convite mais q feito, vc sabe. :) :) :)
    Aloha a todas!!

  • Érico

    mto lindas! *-*

  • Rogéria

    Lúcia, isso não se faz com a gente, que tá com o inverno batendo na porta…
    Se era pra deixar a gente babando, conseguiu! Maravilhoso post!
    Beijos e aloha!

  • Gerson

    Pobre fica so olhando… quem dera ir pra esses lugare ^^

  • hep

    Essa foto de Makapuu… é o Sea Life Park ali na frente, não é? Tirada do farol olhando para noroeste?

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Érico, Gerson e Rogéria, valeu! :)
    hep, exatamente. A foto foi tirada do farol e o Sea Life Park fica logo ali. Aliás, um ótimo passeio, a meu ver.
    Beijos!

  • Diogo Pretto

    Quando eu morava nos EUA, o rapaz do front desk – que era de Makapu’u – contava várias histórias maneiras de lá. Pela foto, parece ser bela!

  • Zaira Yonara Reis Lisboa

    Ai meu Deus como eu queria está ai!!!

    • juan lobo

      entao somos 2

  • Sol

    ja morei ai no Hawaii em AEIA e Alamoana, realmente o Hawaii e fascinante! Agora estou vivendo no Polo Norte e mole! Destino, tenha pena de mim;(

  • Dani

    Gostaria de sugestão de hotel para ficar em waikiki..

  • Isabella

    Nossa, aumentou ainda mais o meu sonho de conhecer o havaii deve ser um lugar de beleza fascinante e ondas perfeitas .

  • liana

    conhece a Ponta da Piteira?

  • maria eduarda

    eu amo o hawai lá tem na minha opinião as praias + bonitas do mundo!!!em 2010 eu quero realizar o meu sonho de ir a praia nem que seja aqui em ubatuba mesmo eu realizando o meu sonho já estou feita!!bjssss!!

  • milena

    meu maior sonho é conhecer o hawaii ;mas se Deus permitir um dia vou ainda mergulhar naquelas águas irresistíveis.

  • LEONARDO

    NOSSA AS MAIS BELAS PRAISA DO MUNDO MEU SONHO E PASSAR MINHA LUA DE MEU EM UMA PRAIA DESSAS

  • TAMIRES

    ESSAS SAO AS PRIAS MAIS BONITA QUE JA VIE E NAO SABIA QUE NUM LUGAR CHAMDO HAVÀI PODIA TEM TANTO COISAS BOAS E LINDA MEU SOLHO E CONLHESSE UM DIA EU VO COLHEESER I VER AO VIVO E FALA COMO E LINDO ESSE LUGAR ? E AMEUI EESSE SITE FOI BJS …..

  • José Carlos Rib

    Show, muito legal, estaremos indo em janeiro/11. Gostaria de ficar em pousada bem transada, pé na areia pode indicar alguma. Valeu

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    José, em q ilha?

  • rafael

    sou de porto velho rondonia..vi a praia do hawai e vi que e muito bonito e lindo e maravilhoso meu sonho e viajar para hawai um dia eu vou ta ai em hawai…

  • Mariana

    Ola, vou passar as minhas ferias no Hawaii e achei o seu link fazenso uma busca no Google. Como moro nos EUA, nao queria fazer buscas com os amigos americanos, pois sendo Brasileira sei muito bem o que e uma praia bonita, por isso gostei muito do seu texto, pois vc sabe entender exatamente o que eu estou procurando. Sera que vc poderia me da umas dicas bem legais de hotel??? Vc acha que seria uma opcao boa alugar carro??? Vou ficar uma semana. Vamos em 3 casais,vc sabe coisas legais pra fazer??? Obrigada…

  • Lucia Malla

    Mariana, enviei email.

  • http://www.viajandocomeles.com.br Guilherme – Viajando com Eles

    Oi Lucia,
    Acho que minha preferida é Lanikai.
    Mais uma vez, obrigado pelas dicas. Aquele encontro no First Friday ajudou bastante meu planejamento.
    Logo mais vou postar um artigo com os devidos agradecimentos!!! :)
    Abraços / Até + !!!

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Fico feliz em ter ajudado, Guilherme. Aguardarei o post. Abraços! :)

  • Milton Saito

    Olá, Lucia…
    Achei muito útil e interessante o seu blog sobre o Havaí, um local onde existem poucos guias e pouca gente conhece, então ele dá uma boa base para iniciar o planejamento de uma viagem. Gostaria de tirar uma dúvida. Em relação à Hana Coast, o melhor é ir até Hana pela parte Norte ou pela parte leste da ilha ? E para voltar, é melhor continuar no mesmo sentido, contornando toda esta parte da ilha, ou voltar pelo mesmo caminho ? E fica muito cansativo seguir este caminho após o nascer do sol no Haleakala ? Grande abraço, Milton

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Oi Milton, para chegar até Hana é mais simples pela costa norte – mas entenda simples aqui de uma maneira beeeeem abrangente, já que a estrada tem centenas de curvas, e é um convite ao enjôo. As paisagens, entretanto, valem muitíssimo, são lindas. Em tese, dá pra chegar em Hana pela parte leste também, mas aí a estrada não é asfaltada e está em más condições mesmo. A maioria das locadoras de carro não permite por contrato que você faça esse trajeto pelo leste.
    Eu já fiz no mesmo dia a subida ao Haleakala para o nascer do sol e a ida até Hana. É factível, mas fica bem cansativo. No final do dia, fiquei um caco só. O ideal é deixar um dia inteiro pra explorar o North Shore de Maui (Ho’okipa, Pa’ia, etc.) e Hana, que já oferecem bastante pra um dia de atividades.
    Abraços!

  • http://profile.typepad.com/raquelbell RaquelBell

    Oi Lúcia, fantástica tua lista de praias! Mês quem vem tirarei 4 dias pra dar uma fugidinha em Kauai e tenho mais 4 dias a definir. Mas ainda perdidas com os planos. A Big Island conheço bem pois minha sogra mora lá então dessa vez iremos encontra-la em outra ilha. Uma coisa que observei que as praias lá não são do estilo água transparente caribenha … conheces algum tipo de praia assim? Ouvi falar tb de um projeto em Kauai que não é tão turístico sobre contagem de avi-fauna, conheces algo do gênero? meu marido é biólogo apaixonado por aves, e queríamos conhecer um pouco mais sobre avi-fauna da região, se tiveres alguma dica , seria legal :D
    Vou continuar fussando por aqui, pois tem muita coisa pra poucos dias!
    abraços

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Oi Raquel, eu te diria para definitivamente ir a Maui, se vc tem 4 dias livres… Maui é linda! Algumas praias lá vc encontra com água clarinha, e o snorkel em Ahihi Bay é imperdível. Mas acho que no quesito “água clarinha”, só lembro aqui em Oahu em Waimanalo e Kailua que conseguem ser assim. E Waimea Bay, quando o surfe abranda…
    Não conheço esse projeto no Kauai, vou dar uma busca e te respondo depois, pode ser? No Kauai tem um bird sanctuary na beira da praia, e é a ilha onde há mais nenes, a ave endêmica do Hawaii. Imagino que esse projeto deva ser próximo ao bird sanctuary…
    Tem esse projeto tb, que parece ser bem bacana:
    http://kauaiforestbirds.org/
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.
    Aloha!

  • hotoniel

    a praia waikiki e no meio de uma cidade .

  • Isadora

    Olá… Gostaria de saber aonde é o melhor lugar para fazer mergulho com cilindro???

    • luciamalla

      Em qual das ilhas, Isadora?

  • tatiane

    Aiiiii Adoreiiiiii, uma mais linda que a outra, é por ai que eu quero passar minha Lua de Mel <3

    • http://luciamalla.com/ Lucia Malla

      Planeje-se e venha mesmo! Dou a maior força, Tatiane! :)

  • sandro

    E bom para escrever livros ,norma Vicente peale escreveu um,achei ótimo,sandroagatti veranópolis RS