Ouriço Lápis Vermelho

Fim de semana retrasado fomos pra Kona. Em uma das paradas de descanso do dia no barco, fomos snorkelar na baía de Kealakekua. Na foto aí em cima, meu encontro com um dos invertebrados havaianos que mais curto: o ouriço-lápis-vermelho (Heterocentrotus mammilattus).

Essa espécie de ouriço é vista facilmente por todo o Havaí. A cor vermelha intensa parece brilhar embaixo d’água. No passado, as mulheres havaianas usavam o espinho como “lápis” para se maquiar. Os havaianos também pintavam o corpo com o corante vermelho extraído dos espinhos e escreviam seus hieroglifos nas rochas de lava.

Como a Sexta Sub de hoje se aprochega um pouco da maquiagem, dedico-a à amiga Flávia. Será que esse lápis 100% natural tem espaço no seu boudoir? 😀

Tudo de sub sempre.

  • Anarina

    Eu, que já tive aula de maquiagem (ñ me lembro de nada, claro) dentro do boudoir, digo que cabe esse lápis lá com toda certeza!

  • Flavia

    Êêêêê…obrigada querida!!!
    Não sabia que no Havaí a loja da MAC ficava embaixo d’água, 😀
    Sério agora, sabe que tem um livro falando sobre a evolução da maquiagem nos tempos? Acho incrível como essa coisa da vaidade da mulher vem lááá de trás…
    Adorei a “minha” Sexta Sub!!
    beijos!!

  • Isis

    Que cor fantástica! A única vez que vi um vermelho tão vivo debaixo d’água foi em peixes de Bonito.

  • Adriana Karnal

    esse seu emprego é damis!!!rs, vim poucas vezes ao seu blog, mas todas elas, sempreuma surpresa.

  • Anarina, mais um voto pro “sim”! 😀
    Fla, estou rindo sozinha com uma viagem na maionese derivada: uma loja da Sephora embaixo d’água, c/ os peixes coloridos tendo q retocar as cores. 😀
    Isis, é um vermelho super-intenso. Muuuito bonito – como Bonito. 😉
    Adriana, não é meu emprego, não… É diversão mesmo. 🙂
    Beijos a todas.

  • Leila

    Esse ouriço existiria no Brasil também? Eu lembro de ver um parecido em Búzios. O meu namorado da época (anos 80) acabou pisando e euzinha tive que tirar os espinhos do pé dele.

  • Mirella

    Lindo… depois que mergulhei (de snorkel) pela primeira vez na barreira de corais, fico doida só de pensar fazer novamente. O Hawaii deve ser incrivel para essas coisas, né?!
    bjs

  • Israel

    Que vidão, não?!
    Parabéns pelo belíssimo blog.
    Prof. Israel Lima
    http://pelocorredordaescola.blogspot.com
    São Paulo
    Brasil

  • Érica Coelho

    Oie! Estou planejando uma viagem para o próximo mês de setembro para o Hawaii e estou amando o seu blog! Parabéns! E muito obrigada pelas dicas! =D
    Posso saber uma outra dica: a máquina fotográfica que você usou para tirar essa foto?!?
    A foto ficou linda e bem nítida! Quero tirar fotos assim na minha viagem!
    Obrigada!

    • Olá Érica, quem tira estas fotos é o meu marido, que é fotógrafo subaquático profissional. A câmera dele é uma Nikon D300 dentro de uma caixa-estanque Sea&Sea.