1) O Sítio do Sergio Leo há tempos é uma de minhas leituras bloguísticas prediletas. Por estes dias, publicou dois posts ótimos: um sobre correntes de internet, que deve ser lido por qualquer um antes de apertar o botão “enviar” das mensagens que recebe, apesar da figura inicial ser repugnante; e outro criticando o “novo” projeto de Niemeyer para Brasília – que ecoa a saudade de outro brasiliense, com igual repúdio às “genialidades” niemeyerescas.

2) Uma matéria enorme – e maravilhosa! – da New York sobre crianças, adolescentes, internet e privacidade. Must-read para qualquer um que já é pai/mãe ou deseja ser. Ou que pelo menos deseja entender o conflito de gerações que já existe por aí. Das coisas mais interessantes e reflexivas sobre o tema que já li nos últimos tempos. (Via Su Gutierrez no twitter)

3) Um fim de mundo assim, todo mundo quer…

4) Comandante Riq trouxe a visão de Paul Theroux sobre viajantes aos tripulantes do seu blog. Adorei.

5) Projetos infantis ecosustentáveis: Casinha na árvore. Uma fofura!

6) Uma lista com os 50 melhores livros de aventura de todos os tempos – proposta por Josh Steinitz, entenda-se bem. A ausência de “Into thin air” de Jon Krakauer é um grande ponto de interrogação para mim: eu adorei o livro, apesar da angústia que ele traz. Aproveitei a lista de Josh para acrescentar vários livros no meu “quero ler-list”. Via Levi do Cordada Infinita.

7) …e uma lista de excelentes exemplos de escrita científica. Feita pelo maravilhoso Zimmer.

8) Fui jurada do 6º Prêmio Spoiler de Cinema e Blogs 2009, organizado pelo Maurício. Confesso que adorei: a fins de “julgamento”, fui “obrigada” a conhecer/ler/me divertir com diversos blogs que nunca ouvira falar antes. Dentre os recém-descobertos que foram pra minha lista de feeds, destaco os 2 blogs do Träsel, Martelada e Garfada – este último com receitas e opiniões gastronômicas ótimas; e O de sempre nunca, coletivo sobre generalidades seletas, que também tem o dedo do Träsel (donde se conclui que descobri agora ser ele um dos grandes blogueiros da blogoseira. Shame on me for not knowing his words before.)

9) Ainda ao redor do Spoiler, o vencedor geral foi o excelente A Nova Corja. E foram as palavras do gaúcho Walter Valdevino (via GReader do Tiagón), que passei a ler via corja, sobre a nonsense deste post do Luis Antonio Ryff sobre o sistema judiciário brasileiro, que ressoaram: “Je$u$ me abane. É muito banditismo”. Indeed...

10) Lady Rasta mudou de endereço: está de casa nova e já chegou servindo champanhe e nos fazendo refletir sobre assédios.

11) Outro blog que eu adoro e que está de casa nova é o Deep Sea News. E passando por lá, apreciem o orelhão-aquário francês: um bom uso para antigas cabines que não mais funcionam. 🙂

12) O blog do Greenpeace está contando as aventuras do Artic Sunrise na terra brasilis, em sua campanha em prol dos oceanos. Meu amigo Jorge está por lá, contribuindo pros relatos da história. Vale a leitura.

13) Pra terminar, uma das fotos mais lindas do céu que eu já vi. Do topo do Mauna Kea, lá na Big Island, a nossa Via Láctea. Poética, não?

14) Tudo de bom sempre.