Foi no site da Ocean Conservancy semana retrasada, por coincidência na véspera do Twitter Cartoon Day, que me deparei pela primeira vez com a página do Sherman’s Lagoon, um cartoon elaborado por Jim Toomey espalhado em tirinhas pelo mundo inteiro. Sherman, o personagem principal, é um tubarão que mora, com sua mulher Megan, no lago Kapupu do atol de mesmo nome que fica na Micronésia, e vive aventuras tubaronescas com seus amigos de recife de coral. Como podem antever pela descrição simples, não levou nem 5 segundos para eu cair de amores por Sherman.

Comentei no twitter a descoberta do Sherman e o grande Tiagón me respondeu quase imediatamente com o link para seu post fofíssimo sobre o Sherman – de 2004. Como perdi todo esse tempo sem saber das aventuras do Sherman??? Tiagón relata:

“Sherman divide seu mundo com a esposa Megan, uma tubaroa (?) feminina, complexa e superprotetora – ou seja, a sua esposa. É freqüentemente vista de colar de pérolas e bolsa Louis Vuitton; Thornton, um urso polar que chegou à lagoa num iceberg perdido e resolveu tirar férias para sempre, lendo Tom Clancy e bebericando drinques; Ernest, um peixe que cansou dos videogames e usa a tecnologia para fins mais agressivos, como hackear os servidores da Guarda Nacional e ordenar que Vermont ataque o Canadá; Fillmore, uma tartaruga marinha intelectual; Hawthorne, o caranguejo bronco e mal-humorado que mora numa lata de cerveja, e é um grande picareta – já fez de tudo, desde montar adaptações (muito próprias) de Shakespeare a escrever um livro sobre “sua” Dieta de North Beach; o bebê Herman, filho de Sherman e Megan; e o capitão Quigley, um velho lobo do mar que teve sua perna almoçada por Sherman e quer se vingar a qualquer custo – embora seja ludibriado pelo tubarão a todo momento.”

Sherman e seus amigos de lagoon são, junto com Bob Esponja, símbolos ótimos para uma campanha de preservação/conservação do ecossistema de atóis e recifes de corais que envolva as crianças do mundo todo. E os adultos também!

(Retiradas do site do Sherman’s Lagoon)

Li muitas das tirinhas disponíveis no site de uma tacada só e recomendo com apreço. Na Semana do Recife de Coral, Sherman não poderia ficar de fora nem deixar de dar seu recado.

Tudo de bom sempre.

*************

– Sherman, inclusive, pede sua ajuda para a causa na vida real dos tubarões – assim como seu cartunista Jim Toomey, que só tem ajudado a divulgar a situação caótica que os tubarões vêm passando nos últimos anos. Parabéns, Jim!!

– Durante a Semana dos Recifes de Corais, eu comentei: sobre os corais em si, sobre a biodiversidade no atol de Bikini depois dos testes atômicos, sobre o famoso Nemo, sobre as cores dos corais e sobre como é trabalhar num recife. Sherman finaliza, com humor de ouro, essa celebração do ecossistema dos recifes de corais a que me dediquei nessa semana.

****************

Lista completa dos posts da Semana do Recife de Corais no blog da Malla:

Semana de Recifes de Corais 2008

Os corais de Bikini

Procurando (e encontrando) Nemo

Mar de cores

O trabalho no recife

Sherman’s Lagoon

  • Andréa N.

    Ahh, que bom que vc lembrou do Sherman nesse post!! A gente ADORA essas tirinhas.

  • Andréa, eu estou adorando descobrir o Sherman! Ainda pasma com o tempo q perdi sem ele, hehehehe!!
    Beijocas!