1) É com imenso prazer e satisfação que registro aqui que o nosso blog verde Faça a sua parte foi escolhido pelo Blog do Planeta, da revista Época, como um dos 10 sites mais verdes do país. Nessa lista, estamos em excelente companhia: WWF Brasil, Greenpeace Brasil, Mude o Mundo, Esquecimento global, Apocalipse motorizado, O Eco, Instituto Sócio-Ambiental, Outra agricultura e Ambiente Brasil são os outros sites que multiplicam com a gente a mensagem verde pelos meandros da rede. A todos, parabéns!!!

2) O Levi postou uma entrevista do super-montanhista Reinhold Messner, que, agora como político, vem fazendo muito pelas montanhas e pelos povos que têm nelas seu modo de vida. Criou também o Messner Mountain Museum, cujo logo é dos mais legais que vi nos últimos tempos. Imperdível.

3) Eis o volume de CO2 na atmosfera que está sendo emitido pelo passeio da tocha olímpica pelo mundo. Até Kuala Lmpur semana passada, já havia contribuído com 4,743,112 toneladas de CO2 para nossa atmosfera já mais que saturada. É o equivalente ao que em média 153 americanos juntos emitem em 1 ano. Será que a China vai offset esse CO2 também?

4) Uma rave silenciosa aconteceu em Nova Iorque no dia 18 de abril, organizada via Facebook. Mais de 1000 jovens se encontraram na Union Square, cada um com seus ipods e fones de ouvido, e dançaram ao som de seus playlists individuais. A rave começou exatamente às 6:17 pm, e de acordo com um dos muitos relatos, tudo que você ouvia ao redor eram os carros passando e pessoas gritando randomicamente. Um vídeo da festa pode ser visto aqui. Fascinating. (Via Minha Notícia do iG)

5) Elvis não morreu: foi reciclado. :D

6)

“I stand in honorable company as a modern-day pirate, though I’ve not shot anyone, burned any ships, looted any cargoes or kidnapped anyone. We are also pirates with a sense of humor and a moral code of non-violence. In 30 years of eco-piracy we have never injured a single poacher, though we’ve sent nine whalers to the bottom. Instead of cannon balls, our guns shoot coconut cream and chocolate pie-filling. We toss stink bombs instead of grenades and we are so non-violent we don’t even eat meat or fish on our ships. No fish, fowl or mammals have died in the making of our high seas campaigns.”

O eco-pirata e líder do Sea Shepherd, Paul Watson, fala de sua última campanha vitoriosa no mar, contra os baleeiros japoneses. E falando em Sea Shepherd, o braço brasileiro da organização ganhou recentemente na justiça uma causa importante contra uma empreitada industrial que estava pescando ilegalmente na costa do Rio Grande do Sul.

7) Fotos aéreas muito bonitas da China. Em algumas delas, dá até pra imaginar um dragão voando pela paisagem… :P

8)

“Unless something happens soon, we will see people not getting any food at all, at any price. This is the sort of thing we read about in history books, but now I’m afraid that it could happen again.

Palavras do maior investidor do planeta no mercado de futuros agrícolas, que vem sendo acusado pela ONU como responsável em parte pela provável tragédia da fome que virá em pouco tempo. Preocupem-se, pessoal.

9) O líder Yu, o Grande, líder da dinastia Xia na China, disse há 4000 anos:

“Aquele que controlar o rio Amarelo, controla a China.”

O rio Amarelo fornece água para um terço da população chinesa, é considerado biologicamente morto em 50% do trajeto e ironicamente, suas nascentes (e áreas mais limpas) estão… no Tibet. A National Geographic, nessa reportagem indispensável e maravilhosa, mostra algumas das nuances que podem estar por trás da voracidade chinesa pelo Tibet: o controle do fornecimento de água, principalmente. Must-read e must-spread. Uma das reportagens mais comoventes que li nos últimos tempos.

10) O Rafael, com quem tomei um ótimo café outro dia, postou em seu blog 12 dicas científicas para potencializar seu cérebro. Nada de comer peixe, nem tomar suplementos doidos: o negócio é distração e caoticidade.

11) Só o Hermê mesmo para achar essas coisas

12) Uma lista com os melhores tours de aventura de 2008. Não necessariamente os mais baratos, mas ainda assim, muito interessantes. Meus desejados: Seychelles/South Africa e Namibia Desert.

13) Um projeto fotográfico fabuloso: Foodscapes, paisagens compostas por fotos de comida. Por Carl Warner, via Favoritos.

14) Para quem não sabe, o Afonso, além de escrever em seu blog e participar do Faça a sua parte, também mantém um blog onde comenta sobre obras de arte que falam de natureza: Ambiarte. Uma pérola.

15) Um pedido para que os candidatos à presidência americanos se engajem num debate científico sério. Muito boa leitura.

16) E para terminar, mais uma do Google: está investindo zilhões para montar um mapa em alta resolução do fundo dos mares do planeta, no estilo Google Earth. O projeto Google Ocean reunirá oceanógrafos e afins do NOAA e levará 2 anos para ser completo. Na reportagem, há ma foto-exemplo do fundo da baía de Monterey que é magnífica. (Via MeioBit, compartilhado pelo Doni)

17) Tudo de bom sempre.

  • Manu

    Muito bom voltar depois de tanto tempo sem dar notícias e ler aqui o grande exito do Faça sua parte…adorei!!!
    Bacini :)

  • http://luciamalla.com Lucia Malla

    Manu, quanto tempo! Já me perguntava o q teria acontecido com vc… q bom q está td bem. :)
    Beijos!