É com muito orgulho que anuncio aqui que André mais uma vez conquistou um prêmio internacional de fotografia sub. A foto vencedora que ganhou um “Honorable mention” (equivalente a quinto lugar) na categoria de Ambiente & Conservação do concurso “Our World Underwater 2008” foi:

A foto mostra dois mergulhadores, Maria e Reini, fazendo um levantamento de espécies num cabeço de coral próximo à praia, no atol de Rongelap, nas Ilhas Marshall. Foi feita em dezembro de 2006.

Esse tipo de trabalho de conservação é árduo, e inclui ficar um mês numa ilha isolada da civilização no maior estilo “Survivor”, aventura que definitivamente não é qualquer um que aguenta. Mas é a partir dos dados coletados ali que se pode discutir com governos sobre a criação de parques, reservas e bolar programas de manejo sustentável, evitando que mais um pedaço pristino de mar vá pro beleléu da poluição e da depredação.

Estamos muito felizes com essa vitória. Mesmo não estando em primeiro, porque essa competição é de alto nível, já que é apoiada pelo Wetpixel, o site que reúne os melhores fotógrafos sub do mundo.

Todas as fotos vencedoras são lindas. O Jason, do DivePhotoGuide, fez um vídeo das vencedoras da competição que é puro deleite sub. A música é brasileira e muito adequada, mas não faço a menor idéia de quem canta – por gentileza, se alguém souber quem é, compartilhe aqui, porque eu fiquei curiosíssima. Ao final do vídeo, um alerta ambiental sobre tubarões mais que necessário. Apreciem o vídeo sem moderação!

***************

Aproveito a deixa também para um pequeno comercial. A Revista Mergulho desse mês de março tem uma reportagem minha de 8 páginas sobre o mergulho em Kona, Havaí. Fotos do André, é claro. A minha visita a Kona eu contei um pouquinho aqui no blog em 2006, mas a reportagem da revista inclui mais detalhes sub, e se você quiser conferir, aconselho a correr até a banca mais próxima! 🙂

Tudo de sub sempre.